O concurso PM SP está em andamento e as inscrições poderão ser feitas até o dia 08 de dezembro de 2021. Os candidatos que desejam atuar na Polícia Militar de São Paulo, devem observar que a prova objetiva equivalente à primeira etapa da seleção, será aplicada no dia 06 de fevereiro de 2022.
O certame para a Polícia Militar de São Paulo, é composto pelas seguintes etapas: prova objetiva, prova dissertativa, Teste de Aptidão Física (TAF), exames de Saúde, exames psicológicos, avaliação de idoneidade e avaliação de documento.
Vamos elencar aqui, todas as informações a respeito do Teste de Aptidão Física (TAF). Confira!
- Regras gerais do TAF
- Testes presentes no TAF
- Formas de realização dos testes
- Resumo do concurso PM SP
Destaques: |
Concurso PM SP: regras gerais do TAF
O Teste de Aptidão Física é de caráter eliminatório e tem como objetivo avaliar o desempenho físico do candidato, que deverá estar de acordo aos padrões exigidos para o cargo.
Só serão convocados para o TAF, os candidatos que obtiverem aprovação na primeira e na segunda etapa.
O TAF está sob responsabilidade da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O candidato deverá apresentar um exame médico comprovando estar apto para a etapa. Só serão aceitos atestados médicos emitidos em até 45 dias até a data do teste.
Os concurseiros deverão se apresentar com roupa apropriada para a realização de atividade física. É importante destacar que na ocasião, será aferida a altura dos candidatos. Lembramos que o edital exige uma altura mínima de 155 cm para candidatas mulheres e 160 cm para candidatos homens.
Concurso PM SP: testes presentes no TAF
É importante ficar atento ao que é cobrado na etapa. Veja:
- Teste de flexão e extensão de cotovelos por meio de teste dinâmico para candidatos do sexo masculino;
- Isometria na barra fixa para mulheres VEJA MAIS;
- Resistência abdominal, em decúbito dorsal (tipo remador);
- Corrida de 50 (cinquenta) metros;
- Corrida de 12 (doze) minutos.
Cada um dos exercícios terá a pontuação compreendida entre 20 (vinte) e 100 (cem) pontos. O candidato deverá somar pelo menos 20 pontos em cada teste e somar no mínimo 201 pontos no somatório dos quatro testes.
Todos os testes serão realizados em um único dia, somente sendo válido o resultado final obtido dessa forma.
Concurso PM SP: formas de realização dos testes
Vamos elencar aqui, as formas de realização de cada um dos testes mencionados. As informações estão presentes no edital de abertura.
Teste de flexão e extensão de cotovelos por meio de teste dinâmico para candidatos do sexo masculino
- A barra deve ser instalada a uma altura horizontal suficiente para que o avaliado, mantendo-se em suspensão, com os cotovelos em extensão, não tenha contato com os pés no solo;
- A posição da pegada é pronada, com a distância de separação entre as mãos semelhante à distância biacromial (largura dos ombros);
- Após assumir esta posição, o avaliado deverá elevar seu corpo até que o queixo passe acima do nível da barra e então retornará seu corpo à posição inicial;
- O movimento é repetido tantas vezes quanto for possível, sem limite de tempo;
- Será contado o número de movimentos completados corretamente;
- As execuções incorretas ou os movimentos incompletos não serão computados e o avaliador informará o(a) candidato(a) com a expressão “não contei”;
- Os cotovelos devem estar em extensão total para o início do movimento de flexão;
- Não será permitido repouso entre um movimento e outro (a extensão deve ser dinâmica);
- O queixo deve ultrapassar o nível da barra antes de iniciar o movimento de extensão dos cotovelos;
- Movimento de quadril ou pernas não será permitido, seja como auxílio, seja como tentativa de extensão da coluna cervical.
Isometria na barra fixa para mulheres
- A candidata adotará a posição inicial, com auxílio dos avaliadores, para realização do teste de barra fixa em suspensão isométrica, em pegada pronada, cujas mãos estejam em fl. 67 distância biacromial, estando o queixo acima do nível da barra, sem hiperextensão da cabeça;
- Ao sinal de início, será retirado o auxílio, momento em que a candidata, deverá manter-se em suspensão, com o queixo acima do nível da barra, sem hiperextensão da cabeça, durante o tempo estipulado na tabela;
- Ao término do tempo estabelecido em tabela, o avaliador deverá parar o registro no cronômetro, encerrando-se assim o referido teste;
- Será considerada apta a candidata que realizar o teste obedecendo às prescrições do protocolo de execução no tempo estabelecido;
- Movimento de quadril ou pernas não será permitido como auxílio.
Resistência abdominal
O candidato adota a posição inicial em decúbito dorsal, com pernas completamente estendidas no prolongamento do corpo e as mãos tocando o solo acima da cabeça.
Ao sinal do avaliador o candidato iniciará o teste, flexionando o tronco e quadril, simultaneamente com a flexão dos joelhos, adotando a posição sentada, mantendo os cotovelos estendidos à frente do corpo e paralelos ao solo, de forma que se verifique o alinhamento dos cotovelos aos joelhos – que será feito com o auxílio de uma linha pintada no cotovelo e outra no joelho do candidato –, retornando, na sequência, à posição inicial, onde as mãos tocam o solo acima da cabeça, estando os cotovelos flexionados ou não, e com os pés no solo, momento em que será anotada uma execução.
Este procedimento deve ser executado, repetidamente, tantas vezes quanto possível, no tempo limite de 60 (sessenta) segundos. O candidato terá à sua disposição um colchonete, que será de uso opcional.
O teste iniciar-se-á com a voz de comando do avaliador “Atenção!” “Já!!!”, e encerrado com a voz de comando: “Pare!”. Ao comando “Já!” aciona-se o cronômetro, e aos 60 (sessenta) segundos dá-se a voz de comando “Pare!”, no momento em que o candidato interrompe sua execução, ou será realizada por meio eletrônico.
Não será permitida qualquer forma de auxílio durante o movimento (ex.: abraçar ou apoiar-se nos joelhos ou na parte posterior das pernas, ou apoiar cotovelos no solo). Os pés devem tocar no solo no início, no meio e no fim do movimento, ou seja, na posição inicial, no momento da flexão de tronco e após a extensão.
Corrida de 50 (cinquenta) metros
O teste será realizado em terreno plano, onde deverá haver a demarcação das linhas de largada e de chegada, compreendendo a distância de 50 (cinquenta) metros entre elas. O candidato posiciona-se inicialmente atrás da linha de largada, adotando um afastamento anteroposterior das pernas, com o pé da frente o mais próximo possível da referida linha.
Ao sinal do avaliador o candidato parte em máxima velocidade, objetivando cruzar a linha de chegada no menor tempo possível, que será
anotado pelo cronometrista ou com o uso de equipamento específico para tal, com precisão em centésimos de segundo, que estará sobre a linha de chegada.
O teste iniciar-se-á com a voz de comando do avaliador “Atenção!” “Já!!!”, ao comando “Já!!!” o referido avaliador, concomitantemente, realiza um movimento rápido com o seu braço empunhando uma bandeirola, que se encontrava estendido acima da cabeça, de cima para baixo, momento em que o avaliador (cronometrista) aciona o cronômetro que será travado quando o candidato cruzar a linha de chegada ou será realizada por meio eletrônico.
Não será autorizado o uso de bloco de partida para a largada. Caso o candidato realize uma saída falsa, ele terá outra chance para realizar a tentativa. Caso persista no erro (realize uma segunda saída falsa), ele perderá a tentativa, obtendo 0 (zero) pontos naquela tentativa.
Corrida de 12 (doze) minutos
O teste deverá ser realizado em terreno plano, com demarcações de 50 em 50 (cinquenta) metros. O candidato se posicionará atrás da linha de largada, aguardando o sinal de partida.
Ao sinal do avaliador, o candidato iniciará o teste, estabelecendo um ritmo apropriado de corrida, objetivando percorrer a maior distância possível em metros, dentro do limite de tempo de 12 (doze) minutos, que será anotada pelo avaliador ao término do teste ou pelo uso de equipamento específico para tal.
O teste iniciar-se-á com a voz de comando do avaliador “Atenção!” “Já!!!”. Ao comando “Já!!!” o avaliador acionará o cronômetro ou será realizada por meio eletrônico. Aos 10 (dez) minutos, será dado um silvo curto de apito para ciência dos candidatos, sendo o final do teste sinalizado com 2 silvos longos de apito, momento em que o candidato deverá interromper o esforço e aguardar na pista até que o avaliador constate e faça a anotação de sua marca.
O candidato não pode parar durante a realização do teste, sob pena de ser considerado desistente e, portanto, inapto. O candidato que, após o apito de término do teste, continuar se deslocando para aumentar a metragem percorrida, terá seu teste anulado e será excluído do certame.
Saiba mais sobre o concurso PM SP AQUI!
Se prepare com o Gran Cursos Online!
O Gran Cursos Online oferece uma estrutura totalmente personalizada para quem deseja se preparar para concursos públicos. O aluno terá acesso a salas particulares com especialistas de vários segmentos para ter a melhor orientação e se sair muito bem nas provas. Além disso, será possível contar com simulados inéditos que de fato representam a realidade dos certames.
Isso sem falar dos recursos disponíveis, como: download das videoaulas e PDFs, resumos, questões, atualizações de conteúdo constantes conforme o edital e muito mais. Está esperando o que para se tornar um aluno do Gran e alcançar o cargo dos sonhos?
CONHEÇA AQUI a VERDADEIRA Assinatura Ilimitada!
Concurso PM SP: resumo
Concurso PM SP | Polícia Militar de São Paulo |
---|---|
Situação atual | edital publicado |
Banca organizadora | Fundação Vunesp |
Cargos | Soldado |
Escolaridade | nível médio |
Carreira | Policial |
Lotação | São Paulo |
Número de vagas | 2.700 vagas |
Remuneração | iniciais de R$ 3.360,33 |
Inscrições | de 25 de outubro a 8 de dezembro de 2021 |
Taxa de inscrição | R$ 57,00 |
Data da prova objetiva | 6 de fevereiro de 2022 |
Clique aqui para baixar o edital do concurso PM SP |
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa