O que você ainda não sabia sobre a Prova Discursiva do MP-PA

Após a prova ocorrida em 14 de agosto de 2022, recebi muitas perguntas de alunos com as seguintes questões: quando a banca disponibilizará o padrão resposta? O que eu deveria ter escrito sobre o tema para gabaritar? A banca costuma aumentar nota na fase de recursos? Esteja atento a essas e outras respostas.

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Trarei, neste artigo, uma análise de como você precisa ter respondido aos itens da prova discursiva de nível médio (prova auxiliar de administração) para se sair bem e obter o mínimo de 50% da pontuação, ou seja, 10.00 pontos da prova. Lembro que a prova objetiva teve a pontuação total de 100.00 pontos, e a prova discursiva, 20.00 pontos. Esse índice faz com que, consequentemente, a prova discursiva tenha um peso muito bacana de 16,6% da nota global no resultado final.

Ir bem na prova discursiva significa aproximadamente um quinto da sua nota garantida. Por isso, devemos estar muito atentos ao que nos espera na fase de recursos, porque cada ponto a mais ou a menos é capaz de fazer uma enorme diferença.

Para quem ainda não conhece o quão importante pode ser a fase discursiva, trago aqui um depoimento pessoal a respeito do cargo que ocupo atualmente: Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC), consegui ser o 15° na prova objetiva. Após o resultado da prova discursiva, caí em diversas posições e fui para a posição 39°. Argumentei alguns pontos da minha prova discursiva na fase de recursos e subi poucos pontos, em torno de 3 pontos no final, que ocasionou a subida para a posição 33° do concurso.

O Tesouro Nacional preferiu chamar os aprovados aos poucos em regime de turmas. Se eu tivesse escrito uma boa redação e mantido a posição de 15°, teria sido da primeira turma. No entanto, com a queda para a 33ª posição, a minha chamada foi postergada para a quarta turma. O órgão chamou até a posição 36°. Isso significa que o recurso teve total poder para que eu pudesse ocupar esse cargo no serviço público. Se não fosse os argumentos, estaria fora por apenas três posições e pouquíssimos pontos de diferença envolvidos.

Fui chamado na última turma por causa da minha insistência em argumentar, com bons embasamentos, que a nota precisava ser revista.

Percebeu como é importante acreditar em cada fase do concurso? Para quem ainda acredita que fase de recurso da prova discursiva não faz diferença, está na hora de rever seus conceitos.

Agora aprofundaremos na prova discursiva do MP-PA. Com base no enunciado tratado pela banca, vamos aos comentários:

 

ANÁLISE DA PROVA DISCURSIVA PARA NÍVEL MÉDIO – AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO:

Texto I:

Com o advento da Constituição de 1988, o Ministério Público conquistou a nobre função de velar pela ordem jurídica e pelo regime democrático. A democracia, no entanto, não possui um conceito estático, fechado, determinado. Como instituição social, ela sofre diretamente as condições sociais existentes em cada Estado que a adota. Com a revolução dos meios de comunicação, principalmente em relação à internet, a democracia sofreu grandes impactos, alterando substancialmente seu fator existencial, e novas formas de democracia surgiram além da tradicional democracia representativa. Fala-se em democracia participativa, deliberativa, consensual, entre outras tantas. Tal substrato revela, assim, a democracia da era digital. Um dos fenômenos dessa espécie de democracia que tem abalado os Estados dos dias atuais é a desinformação política, ou seja, a prática de fake news no poder do campo político.

 

Texto II:

Pílulas contra a desinformação: TSE tem página especial para desmentir fake news.

Confira a 30 pílula da série de textos curtos para combater conteúdos falsos sobre o processo eleitoral.

Encontrou alguma informação suspeita sobre as eleições ou o voto na urna eletrônica? Acesse https://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato e confira as notícias checadas por agências especializadas. Desconfie, verifique e alerte os seus contatos. O último texto da série #DemocraciaEmPilulas reforça a importância de a eleitora ou o eleitor conferir, na página “Fato ou Boato”, as informações que recebe nos grupos sobre as eleições e o processo eleitoral. A página foi criada pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE) especialmente para desmentir conteúdos falsos.

 

Texto III

Disponível em http://www.em.com.br/app/charge/2002/04/10/interna_charge,1358984/fakenews.shtml)

[…] não é preciso buscar fórmulas mágicas para aumentar o interesse do cidadão pelo que se passa no Parlamento […] basta criar canais de inclusão política, pois o cidadão quer falar, reclamar, denunciar, propor e debater as decisões que afetam a vida dele.

Júlio Mósquera. E eu com isso? Rio de Janeiro: Globo, 2006, p. 185.

 

Enunciado da prova:

A PARTIR DA LEITURA DOS TRÊS TEXTOS MOTIVADORES, REDIJA UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO SOBRE O TEMA:

 

“O ENFRENTAMENTO À DESINFORMAÇÃO POLÍTICA EM ANO ELEIÇÕES GERAIS NO BRASIL”

 

Diante do enunciado acima, fica claro que a banca trouxe um tema bem polêmico para os candidatos derraparem na emoção. Como assim, professor? Sim, esse é um tema que aflora paixões e ódios, mas a banca avaliará positivamente quem se mantiver estável e não deixar se levar por amores, porque, nesse tema, é muito fácil abordar outros itens que não estejam no escopo de resposta da dissertação. Em outras palavras, quem não abordou pontos ou tópicos que necessariamente tinham que constar na dissertação (fugindo para outros itens) se deu mal.

O tema é desinformação e eleições.

A verdade é que o candidato pode abordar já na introdução que essa batalha pelas informações e pela promoção da imagem sempre aconteceu nas eleições brasileiras. O problema é que, na última década, apareceram os componentes chamados internet e redes sociais.

A ideia de deixar mais aberta para o candidato pode ser uma preocupação, mas eu vejo mais como uma oportunidade.

Na oportunidade, espera-se que o candidato se refira ao papel das mídias digitais na aproximação da população com as eleições e na questão principal: desinformação da população, fake news, deep fake news, entre outras.

Especialmente devido à popularização das redes sociais, as pessoas passaram a opinar e, principalmente, a produzir conteúdo na internet. Conteúdo esse que pode favorecer ou não a atitude, a ação ou a imagem de um candidato, a depender do recorte que se faz.

Diante disso, a grande diferença atualmente está em saber o que realmente é verdade e o que não é verdade no que circula na internet e afins.

Governos, empresas de tecnologia e plataformas de redes sociais se empenham para criar mecanismos de defesa contra as notícias falsas, mas as fake news seguem causando estragos em períodos de eleição.

Além de acesso à alfabetização midiática, para fugir das ciladas da desinformação, é útil escolher uma agência de checagem de notícias antes de compartilhar conteúdos na internet. Por isso, o candidato tem a obrigação de abordar, de alguma forma, como funciona as agências de checagem, bem como os consórcios de empresas de mídia contra a desinformação.

Esse ponto final do parágrafo de desenvolvimento é fundamental para encerrar a sua redação, pois você deve abordar na conclusão como, na sua visão, é possível combater a desinformação diante dos prejuízos capazes de provocar uma disputa eleitoral. A dinâmica mudou bastante, e essa mudança deve estar evidente nas propostas incluídas no parágrafo final.

Ao não incluir tópicos no enunciado da questão, a banca dá uma vantagem de amarrar bem os argumentos de forma livre. Para muitos candidatos, isso é algo positivo, para outros, que não estão bem treinados, pode ser o pesadelo da fuga ao tema.

Fique ligado para avaliar se você não fugiu ou tangenciou o tema.

 

RECOMENDAÇÃO DE MESTRE:

Recomendo fortemente que, em relação à fase de recursos, você siga os seguintes passos para se dar bem:

  • Analise sua prova e a grade de correção e os compare ao padrão de resposta divulgado no site da Consulplan.
  • Verifique os possíveis erros do examinador. Se preferir, entre em contato com um amigo, um colega ou um mentor experiente em concursos e liste quais são os itens avaliados que chamam sua atenção para a revisão de pontuação.
  • Monte seu recurso e envie para a banca no tempo hábil. Geralmente, o prazo de submissão do recurso no sistema se encerra já no dia seguinte. Não deixe para a última hora, porque o site fica congestionado.

Atenção! É possível aprender a interpor recurso na prova discursiva assistindo a vídeos de professores que explicam como fazer. Seja direto e objetivo no pedido à banca, embasando bem e procurando fugir de uma linguagem demasiadamente coloquial ou demasiadamente formal (equilíbrio é tudo).

Pode não ser fácil para quem está fazendo pela primeira vez, mas não é impossível elaborar um recurso.

Se considerar uma tarefa difícil demais, há a possibilidade de contratar um especialista para fazer seu recurso.

Conheço alguns bons professores que prestam esse serviço, cumprindo rigorosamente seus prazos e sendo referência na área, com histórico de majoração em diversos certames.

Caso esteja difícil, o auxílio profissional poderá te ajudar enormemente nessa etapa. Pense nisso!

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Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco nesse período difícil em que vivemos.

Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para te auxiliar com metas de estudo, organizar seu processo de aprendizado e acelerar sua entrada no serviço público.

Espero que tenha gostado das dicas e que esteja consciente da importância que a nota da discursiva tem na manutenção ou na SUBIDA DA SUA POSIÇÃO NO RANKING DA CLASSIFICAÇÃO do certame.

Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar nesse processo e para que cada batalha seja vencida.

Para qualquer dúvida nessa fase ou indicação de especialista em recurso, você pode entrar em contato comigo:

– mandando um e-mail para prof.brunopimentel@gmail.com;

– enviando um direct no Instagram em https://www.instagram.com/prof.brunopimentel/; ou

– dando um “oi” no Telegram https://t.me/profbrunopimentel

Foco na missão, guerreiro!

Você é capaz.

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Para quem não me conhece: Sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional.

Realizo coaching no GranCursos Online na equipe de estrelas do GranXperts. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e certificado em coaching, a certificação Professional Coach Certification (PCC®).

Tenho 12 anos de experiência como servidor público federal, logrando êxito em diversos certames federais e estaduais com as bancas: Cespe/Cebraspe, FCC, FGV e ESAF.

Possuo mestrado e sou especialista em discursivas com foco em Estudos de Caso e em Peças Técnicas: elaboro temas, corrijo textos e dou consultoria no tema.

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