Aprendendo a montar e utilizar seu caderno de erros

Por
3 min. de leitura

Vamos conversar sobre o tão falado caderno de erros. O que ele é? Para que serve? Como começar a elaborar o seu?

O caderno de erros é uma técnica em que o estudante, ao realizar questões, seleciona as assertivas que ficou em dúvida ou não sabia. Em seguida, transfere-as de forma corrigida e conforme seu entendimento para um caderno.  É uma ferramenta bastante útil para o concurseiro.

 

Por que criar um caderno de questões erradas?

“É errando que se aprende”. Você certamente já ouviu essa expressão em algum momento da sua vida. Pois bem, acho que isso nunca fez tanto sentido quando falamos do caderno de erros. Afinal, cada questão que você responde e erra no decorrer dos seus estudos não precisa ser necessariamente algo ruim.

É importante, ao resolver uma questão de maneira errada, descobrir o motivo de tê-la errado. De nada adianta errar a questão e partir para a próxima. Quando o assunto é estudo, lembre-se de que quantidade não quer dizer qualidade. Errar também é uma oportunidade de melhoria. Ademais, é melhor errar em casa do que errar no dia da prova, não é?

Perceba que essa ferramenta é um material feito por você baseado nas suas deficiências. Portanto, é um material mais completo e de fácil manuseio: você vai estudar a teoria e vai resolver questões. Errou a questão, coloca em seu caderno de erros. Se você perceber que há uma recorrência de erros em assuntos demarcados, faça um estudo pontual sobre esses assuntos/tópicos.

 

Como montar seu caderno de erros

Você pode fazer o seu caderno tanto físico quanto digital. A escolha é sua.

No entanto, dentre as desvantagens do caderno de erros escrito à mão está o fato de que não será tão fácil retirar a assertiva ou atualizá-la, caso necessário, bem como fazer buscas. Além disso, o tempo que se levará para elaborá-lo será bem maior. Como vantagem, tem-se que a escrita à mão estimula mais os sentidos, aumenta a concentração e auxilia na memorização.

O caderno digital também tem suas vantagens, entre elas a celeridade na elaboração. Lembre-se de que quanto mais usarmos a tecnologia a nosso favor, mais fácil fica o nosso estudo. Imagina você procurando um determinado assunto no seu caderno físico. Você vai folheá-lo manualmente até achar; já no computador, basta apenas o comando de busca, digitar o assunto e o computador localiza para você. Bem mais fácil, né?

Certo, professora, mas como elaborar corretamente um caderno de erros?

É simples! Primeiramente, depois que resolver uma bateria de questões e corrigi-las, volte ao que errou (e àquelas questões que acertou por um empurrãozinho da sorte, ou ainda àquelas que teve muita dúvida) e estude-as. Procure descobrir o que errou e o porquê do erro. Assim que entender, escreva no caderno a assertiva de maneira correta.

Escrevendo de maneira correta, o seu cérebro terá mais facilidade em fixar o conteúdo. Uma dica é colocar em tópico o que você precisaria saber para responder aquela questão.

 

Caderno de Erros X Resumo

Dentre as formas de revisão, podemos citar o caderno de erros e o resumo. O resumo consiste na sintetização do texto estudado, por meio de um novo material elaborado pelo próprio aluno.

De fato, elaborar um resumo requer um tempo maior do estudante. Porém, ler e exteriorizar o que se leu com suas próprias palavras é um método de memorização extremamente útil, pois vários sentidos são estimulados.

 

Mas e o caderno de erros nessa história?

Pois bem. Seja como for, o caderno de erros não é um resumo! Ele tratará apenas as assertivas das questões e os tópicos do que você errou, e não do conteúdo como um todo, que é o caso do resumo.

Conforme foi visto, o caderno de erros é uma excelente tática para identificar os pontos francos durante a resolução de questões e, consequentemente, potencializar os acertos ao fazer as devidas correções.

Tenha em mente que a montagem do caderno leva tempo e avança conforme os estudos. O importante é entender o erro e, caso necessário, retomar ao tópico abordado na questão.

Lembre-se de que entender os deslizes é tão importante quanto realizar questões. Principalmente porque as bancas examinadoras tendem a repetir os assuntos e a forma de exigi-los nas provas.

Ao fazer um caderno de erros eficaz, as revisões serão mais rápidas e o número de acertos nas próximas questões com certeza aumentará.

Só não deixe de fazer revisões periódicas, pois de nada irá adiantar ter um supercaderno, se você nunca o utilizar.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura