Recurso para Polícia Científica Do Estado De Alagoas: como subir no ranking com recurso para discursiva?

Os candidatos que fizeram as provas no dia 15 de janeiro não param de pensar no pós-prova. Afinal, agora é preciso se concentrar na próxima fase, em que se espera a nota da prova objetiva definitiva e a nota preliminar da discursiva, prevista para 15 de fevereiro, e que, na sequência, abrirá pouquíssimos dias para a fase de recursos no concurso.

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É aquilo que eu sempre digo para os alunos Gran: por se tratar de uma nota preliminar, há grandes chances de uma má avaliação da prova discursiva se reverter em uma pontuação maior com a revisão na fase de recurso e você alcançar classificação melhor no ranking final.

Se liga nas melhores maneiras de você aproveitar a fase de recurso para se classificar bem e estar ao menos no cadastro reserva desse concurso que tem tudo para chamar muita gente para ganhar entre 8 e 10 mil reais mensais logo de partida. Salário excelente, por sinal.

A seleção para os cargos de que trata o edital compreendeu as seguintes fases, todas de responsabilidade do Cebraspe:

a) provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;

b) prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;

c) investigação social, de caráter eliminatório; e

d) curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório.

Portanto, a prova discursiva foi aplicada apenas para os cargos de nível superior. O tema foi o mesmo para todas as especialidades. Isso significa que é ainda mais importante pensar na possibilidade de recurso, porque estamos diante de um certame em que o cansaço pode ter batido nos examinadores que não tiveram variedade. Podem ter se desgastado ao ler textos parecidos. A nota pode ficar injustamente prejudicada pelos chamados “erros de semelhança”, que podem ser falhas que ocorrem quando há muitas provas e apenas um tema.

 

ANÁLISE DA PROVA DISCURSIVA:

Texto motivador:

No mundo todo, quase 390 milhões de estudantes são beneficiados com políticas de alimentação escolar, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Para muitos estudantes, o benefício precisou ser interrompido nos últimos dois anos, já que foi necessário um período de confinamento durante a pandemia de Covid-19, o que levou ao fechamento das escolas durante um tempo. Entretanto, muitas crianças dependem totalmente das refeições servidas nas escolas para se alimentarem.

Najla Veloso, coordenadora do projeto de Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina, uma iniciativa da Cooperação Brasil-FAO, explica que o país é referência global no setor. Ela afirma que a pandemia mostrou que a alimentação escolar é ainda mais importante do que se imaginava. De acordo com Veloso, a entrega de alimentos na escola é a garantia das condições para que os estudantes aprendam, permaneçam na escola, tenham rendimento escolar e possam se recuperar das imensas perdas relacionadas à pandemia. Ela explica, ainda, que a política brasileira foca também no apoio público à agricultura familiar, já que cerca de 30% dos alimentos comprados pelo governo para as refeições escolares são produzidos por pequenos agricultores. Argumenta também que a melhor comida é a comida de verdade, aquela que é fresca — principalmente frutas e verduras —, saudável, feita com grãos brasileiros tradicionais — arroz e feijão —, que inclui ovos, lácteos e seus derivados bem como que reúne uma quantidade de proteína necessária para garantir que os estudantes, ao menos no período escolar, tenham garantidas as suas necessidades nutricionais.

No Brasil, cerca de 40 milhões de estudantes da rede pública são beneficiados diariamente pelo programa de alimentação escolar, que funciona em 150 mil estabelecimentos de ensino.

Internet: <news.un.org> (com adaptações).

Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo sobre o tema a seguir.

 

OFERTA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR A CRIANÇAS DE BAIXA RENDA

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

1 importância da alimentação escolar para o desenvolvimento infantil; [valor: 14,25 pontos]

2 medidas a serem adotadas pelo Estado brasileiro para garantir alimentação para todas as crianças no ambiente escolar. [valor: 14,25 pontos]

Para minha surpresa e de muitos professores, o tema não tinha correlação direta com as atividades desenvolvidas na polícia científica. Por isso, quem treinou nas Salas Particulares do Gran Cursos Online ou no curso específico da Polícia de Alagoas, entendendo bem quais técnicas utilizar para fazer uma boa dissertação, bem como as estratégias no planejamento de um texto, não se desesperou na argumentação e no debate dos tópicos.

Com base no padrão de resposta preliminar divulgado pela banca e no enunciado de prova, vamos aos comentários:

Em relação ao tópico 1, fique alerta para analisar se você desenvolveu com completude e de forma consistente sobre como é fundamental que uma alimentação adequada seja oferecida a estudantes. Em termos de qualidade de aprendizado, há uma clara assimetria entre os estudantes que possuem e os que não possuem alimentação adequada. Já foram detectadas diversas características, como apatia, dificuldade de concentração e aprendizado, irritabilidade e atraso no desenvolvimento físico, em alunos carentes de alimentação adequada.

Conforme a banca lembra, pode-se ainda explorar o espaço de convivência na importância da alimentação escolar quando a atividade se relaciona à educação alimentar, oferecida pelos professores. Ela estimula o desenvolvimento, de forma precoce, de bons hábitos alimentares, como sentar-se à mesa para comer, o que contribui significativamente para o desenvolvimento emocional da criança.

Valendo exatos 14,25 pontos, era preciso incluir uma discussão completa sobre o tema para ganhar a nota máxima. O candidato deve abordar o tema da alimentação escolar de forma completa, ou seja, discorrer sobre a importância da alimentação escolar de forma consistente para essa nota total.

A banca trouxe 0, 1 e 2 escalas:

Ganha 0,00 pontos quem não abordou o tema da alimentação escolar.

Ganha 7,13 pontos quem abordou o tema da alimentação escolar de forma incompleta, ou seja, abordou parcialmente a importância da alimentação escolar.

Ganha 14,25 pontos quem abordou o tema da alimentação escolar de forma completa, ou seja, discorreu sobre a importância da alimentação escolar de forma consistente.

No tópico 2, a pergunta tratava sobre as medidas a serem adotadas pelo Estado brasileiro para garantir alimentação para todas as crianças no ambiente escolar mais fácil. Tratava-se das perspectivas que o Estado e os entes da federação podem adorar para tratar e endereçar o tema de forma a modificar a atual situação.

A sugestão no padrão de resposta diz respeito ao Estado poder ampliar o atendimento da alimentação escolar por meio de restaurantes comunitários a preços populares para estudantes da rede pública. Além disso, uma outra medida seria a ampliação de programas para estimular a conscientização e a educação alimentar da população. Na zona rural, poderiam ser criados mecanismos para que a agricultura familiar local forneça os ingredientes para as cozinhas tanto das escolas das próprias zonas rurais quanto para as cozinhas das escolas urbanas, entre outras propostas factíveis.

Diferentemente do tópico anterior, aqui a banca escalonou em 4 enquadramentos diferentes: 0, 1, 2 e 3.

Ganha 0,00 pontos o conceito 0. Ganha 4,25 quem se enquadra no conceito 1. Ganha 9,50 pontos quem ficar na menção de apenas uma medida plausível e em sintonia com as premissas lógicas gerais do texto motivador. Quem conseguir mencionar duas ou mais medidas plausíveis e em sintonia com as premissas lógicas gerais do texto motivador recebe a nota máxima de 14,25 pontos!

É preciso lembrar que o total da nota da discursiva é 30,00 pontos.

A soma de 14,25 pontos de dois tópicos é igual a 28,50 pontos. E para onde vai os 1,50 pontos para fechar a nota total?

São de apresentação e estrutura textual. Os descontos gramaticais são marcados por linha, e o apontamento é muito claro. Fica fácil saber onde aconteceram os erros.

 

DICA DE OURO:

Recomendo fortemente que, em relação à fase de recursos, você siga os seguintes passos para se dar bem:

  1. Analise sua prova e a grade de correção, comparando-os ao padrão de resposta definitivo divulgado no site do Cebraspe;
  2. Verifique os possíveis erros do examinador. Se preferir entre em contato com um amigo, um colega ou um mentor experiente em concursos e liste quais são os itens avaliados que chamam sua atenção para a revisão de pontuação;
  3. Monte seu recurso e envie para a banca no tempo hábil. Geralmente, o prazo de submissão do recurso no sistema se encerra às 18h do dia seguinte. Não deixe para a última hora, porque o site fica congestionado.

Atenção! É possível aprender a interpor recurso na prova discursiva assistindo a vídeos de professores que explicam como fazer. Seja direto e objetivo no pedido à banca, embasando bem e procurando fugir de uma linguagem demasiadamente coloquial ou demasiadamente formal (equilíbrio é tudo).

Pode não ser fácil para quem está fazendo pela primeira vez, mas não é impossível elaborar um recurso.

Se considerar uma tarefa difícil demais, há a possibilidade de contratar um especialista para fazer seu recurso.

Conheço alguns bons professores que prestam esse serviço, cumprindo rigorosamente seus prazos e sendo referência na área com histórico de majoração em diversos certames, inclusive também presto esse tipo de serviço, caso queira.

Sempre que possível, procure o auxílio profissional experiente. Ele pode te ajudar enormemente nessa etapa.

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Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco neste período difícil em que vivemos.

Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para te auxiliar com metas de estudo, organizar seu processo de aprendizado e acelerar sua entrada no serviço público.

Espero que tenha gostado das dicas e que esteja consciente da importância que a nota da discursiva tem na manutenção ou na SUBIDA DA SUA POSIÇÃO NO RANKING DA CLASSIFICAÇÃO do certame.

Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar nesse processo e para que cada batalha seja vencida.

Em caso de dúvida nessa fase ou necessidade de indicação de especialista em recurso, você pode entrar em contato comigo:

– mandando um e-mail para prof.brunopimentel@gmail.com;

– enviando um direct no Instagram em https://www.instagram.com/prof.brunopimentel/; ou

– dando um “oi” para mim no Telegram: https://t.me/profbrunopimentel .

 

Foco na missão, guerreiro!

Você é capaz.

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Para quem não me conhece: Sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional.

Realizo coaching no Gran Cursos Online. Sou da equipe de estrelas do GranXperts. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e certificado em coaching, a certificação Professional Coach Certification (PCC®).

Tenho 12 anos de experiência como servidor público federal, logrando êxito em diversos certames federais e estaduais com as bancas: Cespe/Cebraspe, FCC, FGV e ESAF.

Possuo mestrado e sou especialista em discursivas com foco em Estudos de Caso e em Peças Técnicas: elaboro temas, corrijo textos e dou consultoria no tema.


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