Olá, pessoal! Como vocês estão? Espero que esteja tudo ótimo! No artigo deste mês, vou falar sobre um tema que considero superinteressante e tem tudo a ver com a rotina de quem dedica muitas horas a determinadas atividades. Pois então, já ouviram falar em estado FLOW?
O idealizador desse conceito, o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi*, descreve o FLOW como: Um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total no que está fazendo. Em essência, o FLOW é caracterizado pela imersão completa no que se faz e por uma consequente perda do sentido de espaço e tempo.
Esse estado é alcançado sem esforço consciente, é um processo não planejado e espontâneo da mente, em que não existe mais a preocupação em falhar. Na verdade, não existe nenhuma preocupação, toda a atenção está focada no momento presente. Geralmente o estado FLOW ocorre após uma dedicação intensa a atividades que gostamos. Devemos, portanto, avaliar a nossa rotina de estudos para adequar ao máximo nossa satisfação.
Para tentar entender melhor esse estado mental, nosso sistema nervoso não pode processar mais do que uma certa quantidade de dados por segundo. Quando estamos realmente envolvidos em um processo completamente engajado de FLOW, ele não tem muita capacidade de monitorar como seu corpo está se sentindo, se está com fome, cansado ou mesmo pensar em problemas mundanos de casa e/ou burocracias.
Podemos afirmar que a concentração e o foco no presente são fundamentais para que a nossa mente não divague entre o que já aconteceu e o que está por vir – gerando ansiedade desnecessária. Portanto, o planejamento com metas, datas e objetivos realistas se torna primordial para que possamos direcionar nossos pensamentos de maneira efetiva.
Dito isso, um ambiente de estudos livre de possíveis distrações, como, por exemplo, celulares, ruídos ambientais ou pessoas transitando, é mais uma ferramenta para se alcançar a excelência naquilo que se está predisposto a realizar.
Para ter uma imersão no estado FLOW, observe suas emoções durante uma aula ou leitura. Se não estiver se sentindo à vontade, confortável, talvez seja porque o conteúdo não está de acordo com a sua base de estudos. Ou é muito avançado ou está aquém do seu conhecimento atual.
E aí, pessoal, alguém já teve a oportunidade de sentir essa sensação? Poste nos comentários!! Forte abraço!
*Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mihaly_Csikszentmihalyi
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa