Atividades Complementares e Extensionistas, qual a diferença na Gran Faculdade?

O que são atividades complementares? O que são atividades extensionistas? Onde fazer essas atividades? Nesse artigo nós te explicamos tudo!

Por
7 min. de leitura

As aulas na Gran Faculdade começam na mesma hora que você faz a matrícula. Dessa forma, alguns alunos que estão conosco desde Fevereiro já se aproximam do fim do semestre e, com isso, dúvidas relacionadas a atividades complementares e atividades extensionistas começam a surgir. Hoje vamos sanar todas as dúvidas!

Acompanhe o artigo ou navegue pelo índice:

O que são atividades extensionistas?

Tratam-se de atividades curriculares e previstas semestralmente de acordo com o programa de cada curso.

Segundo consta na Constituição, regulamentado pela Resolução nº 7 de 18.12.2018, 10% da carga horária total de um curso de graduação deve corresponder a atividades de extensão.

A carga horária de extensão foi pré-definida pelos órgãos reguladores a partir de um estudo relacionado pelo Conselho Nacional de Educação com contribuições de fóruns de extensão em universidades públicas, comunitárias e privadas de todo o país.

A partir de 2023, as atividades extensionistas são obrigatórias em todos os cursos de graduação. Tudo isso conforme a resolução do CNE Nº 7, 18 de dezembro de 2018.

Em geral, elas devem envolver temas de importância social. A Gran Faculdade, por exemplo, pauta suas atividades de extensão de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, os ODSs, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Como funcionam as atividades extensionistas na prática?

Na Gran Faculdade, os alunos devem cumprir semestralmente uma carga horária de atividades extensionistas. Segundo os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de cada graduação da Gran Faculdade:

Curso CH Atividades Extensionistas por Semestre CH Atividades Extensionistas Total
Administração

Criminologia

Ciências Contábeis

60h no primeiro semestre
60h no segundo semestre
60h no terceiro semestre
60h no quarto semestre
60h no quinto semestre
60h no sexto semestre
Não tem no sétimo semestre
Não tem no oitavo semestre
360h
Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ciência de Dados

Gestão de Tecnologia da Informação

60h no primeiro semestre
60h no segundo semestre
60h no terceiro semestre
60h no quarto semestre
240h
Segurança Pública

Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro

Gestão Pública

Gestão de Recursos Humanos

Processos Gerenciais

60h no primeiro semestre
60h no segundo semestre
60h no terceiro semestre
180h
Pedagogia

Computação

60h no primeiro semestre
60h no segundo semestre
60h no terceiro semestre
60h no quarto semestre
60 no quinto semestre
Não tem no sexto semestre
60h no sétimo semestre
Não tem no oitavo semestre
360h

Vale lembrar que as atividades extensionistas não são avaliativas, mas apenas formativas. Todavia, vale lembrar que elas são obrigatórias a partir de 2023, ou seja, o aluno precisa cursar. Em geral, essas atividades estão divididas em duas fases: sensibilização e ações extensionistas.

Sensibilização

Vai ocorrer sempre no primeiro semestre do curso e tem como objetivo apresentar ao aluno as características da extensão e as orientações para que ele possa desenvolver suas atividades extensionistas. Além disso, outro objetivo é sensibilizar o aluno para a importância do desenvolvimento da extensão para sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Ações Extensionistas

Essa fase tem início no segundo semestre do curso e o aluno deverá ter concluído a primeira fase. Nesse momento o aluno passa a ter, semestralmente, alguns Projetos de Extensão com ações extensionistas efetivas a serem realizadas que estarão ligadas a atividades do currículo e com algum ODS.

O que são atividades complementares?

Segundo o Ministério da Educação, atividades complementares são:

As atividades complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional.

Desse modo, o objetivo dessas atividades é fornecer ao aluno mais experiência dentro de determinado tema. Ou seja, contribuir para ampliar a visão de mundo e ter contato com a comunidade, bem como estimular atividades culturais e formativas aplicadas a contextos diferentes do acadêmico.

A instituição, que é a principal reguladora de questões relacionadas a educação brasileira dá como exemplos de atividades complementares:

  • Semanas acadêmicas da própria faculdade ou outras;
  • Congressos;
  • Seminários;
  • Palestras;
  • Conferências;
  • Atividades culturais;
  • Integralização de cursos de extensão e/ou atualização acadêmica e profissional;
  • Atividades de iniciação científica, assim como de monitoria.

A ideia é diversificar as atividades, atendendo as cargas horárias pré-determinadas, de acordo com as regras de cada instituição. A carga horária total de atividades complementares, segundo os Projetos Pedagógicos de Curso de cada graduação da Gran Faculdade é:

Curso CH Atividades Complementares por Semestre CH Atividades Complementares Total
Administração

Criminologia

Ciências Contábeis

20h em cada um dos 8 semestres 160h
Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ciência de Dados

Gestão de Tecnologia da Informação

60h noprimeiro semestre
60h no segundo semestre
60h no terceiro semestre
60h no quarto semestre
20h no quinto semestre
260h
Segurança Pública

Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro

Gestão Pública

Gestão de Recursos Humanos

Processos Gerenciais

60h no primeiro semestre
20h no segundo semestre
20h no terceiro semestre
160 no quarto semestre
260h
Pedagogia

Computação

60h no primeiro semestre
60h no segundo semestre
20h no terceiro semestre
20h no quarto semestre
Não tem no quinto semestre
20h no sexto semestre
Não tem no sétimo semestre
20h no oitavo semestre
200h

As atividades complementares precisam OBRIGATORIAMENTE ser integralizadas conforme está previsto na matriz curricular?

Não! O aluno pode realizar quantas horas complementares quiser por semestre. O aluno pode optar, por exemplo, por fazer 10 horas em um semestre e 90 horas em outro semestre, se quiser.

E por que está prevista uma quantidade semestral de horas na matriz curricular?

Isso ocorre para que os estudantes possam se programar ao longo do curso e não se sobrecarreguem em um único período. É importante ressaltar que,  sem o cumprimento TOTAL das horas de Atividades Complementares previstas para o seu curso, você não consegue concluir o curso e obter o seu diploma.

A atividade extensionista obrigatória do curso conta como horas de Atividades Complementares?

Não!  A Atividade Extensionista que consta na área do aluno e na sua matriz curricular é uma atividade obrigatória do curso e não pode ser aproveitadas como horas complementares.

Onde e como fazer atividades complementares reconhecidas?

Segundo o regulamento da Gran Faculdade, a comprovação de ter feito uma atividade complementar se dará por meio de alguma documentação:

devidamente legitimada pela instituição emitente, contendo carimbo e assinatura ou outra forma de validação, com a especificação de carga horária, período de execução e descrição da atividade.

Ou seja, poderá ser comprovada por meio de algum certificado ou declaração oficial emitida pela instituição onde o aluno participou da atividade complementar. Diversas instituições promovem cursos, palestras e seminários online e gratuitos que o aluno pode participar:

Escola Virtual do Governo (EVG)

A Escola Virtual do Governo reúne em um Portal Único de Governo uma série de cursos e eventos relacionados a uma série de temas: gestão pública, segurança, tecnologia, gestão de pessoas, contabilidade e muito mais!

A plataforma visa capacitar qualquer cidadão que busque capacitação através de um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de formação.

Basta acessar o site https://www.escolavirtual.gov.br/ , fazer o cadastro e escolher os cursos que deseja fazer. São cursos gratuitos e com certificado de conclusão que pode valer como atividade complementar.

Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (EBAC)

A EBAC é uma instituição de ensino que oferece diversos cursos e palestras online, principalmente relacionadas à gestão e tecnologia. Os cursos costumam ser pagos, mas a escola oferece diversas palestras gratuitas com emissão de certificado gratuitamente.

A instituição conta com um corpo docente formado por excelentes profissionais atuantes no mercado do Brasil e do exterior e com uma série de iniciativas que preparam o aluno para sua inserção no mercado de trabalho.

A EBAC também possui parceria com a University of Hertfordshire, uma instituição de renome no Reino Unido. Acesse o site, confira os próximos eventos e inscreva-se: https://ebaconline.com.br/webinars?status=upcoming

Fundação Bradesco

Segundo a própria instituição, a escola virtual da Fundação Bradesco foi criada em 2001 e é um portal de e-learning dedicado a oferecer cursos gratuitos e 100% online em diferentes áreas de interesse.

Dentre as principais, destacam-se Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Metodologias de Aprendizagem, Negócios e Inovação, Produtividade, Programação e Tecnologia da Informação. Ou seja, é ideal para quem faz faculdade na área de gestão, administração, contabilidade e tecnologia.

Basta acessar o site https://www.ev.org.br/#cursos , escolher o curso e, após a conclusão, ter acesso ao certificado.

SEBRAE

O SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas.

Basta acessar o site https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline e conferir o catálogo completo de oficinas, cursos e palestras.

Em geral, todos são gratuitos e contam com emissão de certificado. São diversas oportunidades EAD e de curta duração em diversas áreas relacionadas à gestão, administração, empreendedorismo, contabilidade e gestão de pessoas.

Instituto Legislativo Brasileiro

O ILB, por meio da plataforma Saberes, visa facilitar a aprendizagem de temas diversos relacionados à gestão, administração pública e contabilidade. É nesse ambiente que o participante dos cursos a distância do ILB estuda. O site é utilizado pelo órgão desde fevereiro de 2014.

Basta acessar o site https://saberes.senado.leg.br/course/index.php?categoryid=304, escolher o curso e fazer o cadastro. Depois de concluir, você recebe o certificado gratuitamente para comprovar suas atividades complementares.

Universidades Públicas e Privadas

Outro ponto importante para quem busca cumprir atividades complementares é conferir eventos online ou presenciais em instituições públicas e privadas de educação. Diversas universidades promovem uma série de eventos online que emitem certificados.

Outras atividades complementares: onde e como encontrar?

  • Monitoria em eventos online ou presenciais: pessoas que façam credenciamento ou apenas monitorem salas virtuais, independente de vínculo com a instituição ou não. Em geral são participações livres e sempre necessárias.
  • Palestras e eventos acadêmicos online: é muito comum que algumas faculdades promovam palestras e eventos online sobre diversos temas. Muitas delas emitem certificados de participação que servem como comprovante de atividades complementares.
  • Trabalho voluntário: participe de ações sociais e atividades voluntárias que sejam organizadas em ONGs, escolas ou instituições sociais e religiosas. Depois, não se esqueça de pedir uma declaração ou certificado de participação que contenha as informações indicadas anteriormente.
  • Apresente trabalhos científicos: se você está trabalhando em um projeto grande durante o seu curso, se inscreva para apresentá-lo em algum evento. Muitos colóquios e seminários de diversas áreas abrem inscrições para participação, seja presencialmente ou online.
  • Estágios obrigatórios ou não: é comum também que as instituições aceitem declarações de estágio como comprovação de atividades complementares. Você pode se candidatar a vagas remotas, o que tem se tornado cada vez mais comum ultimamente.
  • Atividades culturais: visitar exposições, teatros e apresentações culturais podem ser ótimas atividades complementares. Lembre-se de guardar o ingresso ou declaração de participação.

Atividades complementares têm que ser reconhecidas pelo MEC?

Em geral, esses eventos não precisam ser regulamentados pelo MEC, afinal, tratam-se de eventos mais pontuais e complementares. No entanto, é interessante buscar instituições e órgãos reconhecidos e de renome para ter mais segurança formal e também da qualidade do conhecimento adquirido.

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Por
7 min. de leitura