Está chegando a tão esperada prova da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. No próximo domingo, 07 de abril, você colocará em prática todo o conhecimento absorvido nos últimos meses e, nós do Gran Cursos Online, estamos torcendo pela sua aprovação e estaremos também com você no pós-prova do Concurso PMERJ, inscreva-se gratuitamente aqui.
Nesse momento, qualquer orientação extra e dica é importante, por isso, os nossos professores especialistas elaboraram, de acordo com o conteúdo programático, dicas do que poderá ser objeto de
cobrança na prova.
Lembre-se, você está a um passo da realização de um sonho e a prova nada mais é do que uma lista de exercícios, que você já fez com os nossos professores.
Confira abaixo ou baixe as dicas no link abaixo as dicas e boa prova!
FAÇA O DOWNLOAD DAS DICAS PARA O CONCURSO PMERJ AQUI!
Saiba todas as informações sobre o Concurso PMERJ!
Destaques: |
Gramática – Lucas Lemos
O verbo HAVER, quando empregado no sentido de existir, será impessoal e deverá permanecer na 3ª do singular obrigatoriamente.
Ex.: Houve muitas soluções para o trânsito na cidade. (NUNCA houveram.)
O sujeito partitivo (maioria, minoria, parte) seguido de termo no plural permitirá a dupla concordância. Ex.: A maioria das pessoas fará (OU farão) a prova.
Interpretação de Texto – Fernando Moura
O texto injuntivo ou instrucional apresenta ordens, instruções, orientações. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo ou no infinitivo. Exemplos: receitas culinárias, manuais, bulas. “Tome apenas dois comprimidos por dia”.
Um gesto positivo, por favor!
Matemática Básica – Marcelo Leite
A regra de três simples pode ser classificada como diretamente (quando, ao aumentar uma grandeza, a outra também aumenta) ou inversamente proporcional (quando, ao aumentar uma grandeza, a outra diminui), sendo que na 1ª devemos multiplicar cruzado, enquanto na 2ª iremos multiplicar em linha. Na porcentagem, vale lembrar da variação percentual, cuja fórmula é dada por: ∆% = Valor Final-Valor InicialValor Final x 100%. Em relação ao volume, guarde a fórmula do prisma, cilindro: Volume = Área da base x Altura.
Noções de Direitos Humanos – Thiago Medeiros
INCORPORAÇÃO DE TRATADOS: tratados de direitos humanos aprovados em dois turnos por três quintos dos votos nas Casas do Congresso Nacional terão equivalência a emendas constitucionais. PNDH-3: o combate à violência institucional, com ênfase na erradicação da tortura e na redução da letalidade policial e carcerária é uma das diretrizes do Eixo de Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência.
Noções de Direito Administrativo – Vandré Borges
No caso de acumulação lícita de cargo, emprego ou função pública, o teto remuneratório deve ser analisado individualmente, e não pelo somatório, salvo quando se tratar de recebimento de pensão por morte. Ademais, não se deve computar o somatório de carga horária, bastando a comprovação da compatibilidade de horário.
Constituição Federal – Luciano Dutra
Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública. Aplica-se aos militares dos estados, do Distrito Federal e dos territórios o disposto no art. 37, XVI, (acumulação de cargos públicos) com prevalência da atividade militar. Por fim, importante lembrar que compete à justiça militar estadual processar e julgar os militares dos estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil.
Constituição Estadual – Ricardo Blanco
As patentes, com prerrogativas, direitos e deveres a elas inerentes, são asseguradas em plenitude aos oficiais da ativa, da reserva ou reformados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, sendo-lhes privativos os títulos, postos e uniformes militares.
Decreto – Lei n. 667/1969 – Wilson Garcia
A remuneração na inatividade, calculada com base na remuneração do posto ou da graduação que o militar possuir por ocasião da transferência para a inatividade remunerada, a pedido, pode ser integral, desde que cumprido o tempo mínimo de 35 (trinta e cinco) anos de serviço, dos quais no mínimo trinta (30) anos de exercício de atividade de natureza militar (art. 24-A, I, “a”, do Decreto-Lei n. 667/1969).
Lei n. Estadual n. 443/81 – Wilson Garcia
Círculos hierárquicos são âmbitos de convivência entre os policiais militares da mesma categoria e têm a finalidade de desenvolver o espírito de camaradagem em ambiente de estima e confiança, sem prejuízo do respeito mútuo (art. 13 da Lei n. 443/1981).
Lei n. Estadual n. 9.537/1921- Eduardo Galante
A retribuição estipendial do militar do estado na inatividade compreende a sua remuneração na inatividade e o auxílio-invalidez. Contribuem obrigatoriamente para as pensões militares e a inatividade dos militares: I – os militares do estado, ativos e inativos; II – os pensionistas militares. A alíquota de contribuição para o custeio das pensões militares e da inatividade dos militares é de 10,5% (dez e meio por cento).
Lei n. Estadual n. 279/1979 – Eduardo Galante
Soldo é a parte básica da remuneração do militar do estado. O soldo do militar é irredutível, não está sujeito a penhora, sequestro ou arresto, exceto nos casos especificamente previstos em lei. Gratificações são as partes dos vencimentos atribuídas ao PM ou BM, como estímulo e compensação por atividades profissionais, bem como pelo tempo de permanência em serviço.
Lei n. Estadual n. 3.527/2001 – Eduardo Galante
O policial, civil e militar, o bombeiro militar e o inspetor de segurança e administração penitenciária que foi ou que venha a ser aposentado ou reformado por incapacidade definitiva e considerado inválido, em razão de paraplegia ou tetraplegia, bem como da amputação de membros superiores e/ou inferiores, decorrente de acidente de serviço, impossibilitado total e permanentemente para qualquer atividade laboral, não podendo prover os meios de sua subsistência, fará jus a auxílio-invalidez, a ser pago mensalmente.
Noções de Direito Penal – Érico Palazzo
No crime de peculato culposo, se o funcionário público repara o dano até a sentença irrecorrível (trânsito em julgado), terá extinta sua punibilidade. Se a reparação é posterior à sentença irrecorrível, reduz em metade a pena imposta.
Noções de Direito Processual Penal – Geilza Diniz
Inquérito no CPP: prazo de conclusão para réu preso: 10 dias, prorrogáveis por mais 15 pelo juiz das garantias. Características do inquérito: escrito, indisponível, inquisitivo, discricionário, dispensável, oficioso, sigiloso e oficial. Nos crimes de ação penal pública incondicionada, pode ser instaurado de ofício, nas públicas condicionadas, depende de representação, e nas privadas, depende de requerimento para ser instaurado.
Mindfulness – Juliana Gebrim
Exercício rápido. De olhos fechados, pense em:
- cinco coisas que você pode ver;
- quatro coisas cujo cheiro você pode sentir;
- três coisas cujo sabor você pode sentir;
- duas coisas que você pode ouvir;
- uma coisa que você pode sentir pelo tato.
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0*
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Resumo do Concurso PMERJ
Concurso PMERJ | Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro |
---|---|
Situação atual | Edital retificado |
Banca organizadora | Fundação Getúlio Vargas – FGV |
Cargos | Soldado |
Escolaridade | Nível médio |
Carreiras | Policial |
Lotação | Rio de Janeiro |
Número de vagas | 2.000 vagas |
Remuneração | R$ 2.956,40 (Soldado-aluno) |
Inscrições | 14/06 a 12/07/2023 |
Taxa de inscrição | R$ 100,00 |
Data da prova objetiva | 07/04/2024 |
Clique aqui para ver o edital retificado Clique aqui para ver o comunicado sobre o edital retificado Clique aqui para ver o último edital concurso PMERJ |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa