Novidades sobre o concurso PC AL! O concurso da Polícia Civil do Estado de Alagoas é alvo de uma ação judicial apresentada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol/AL). A entidade pede que o futuro edital seja publicado com vagas para o cargo de Oficial Investigador de Polícia, em vez da divisão entre Agente de Polícia Civil e Escrivão de Polícia Civil.
De acordo com o processo, o sindicato entende que a estrutura prevista para o certame deve seguir o modelo adotado pela Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis. O pedido foi protocolado na forma de mandado de segurança preventivo, com solicitação de liminar para impedir a publicação do edital nos moldes atualmente planejados.
Entre os pedidos apresentados à Justiça estão:
- a adequação do concurso ao cargo de Oficial Investigador de Polícia;
- a suspensão do edital, caso ele seja publicado antes da análise do processo;
- a interrupção das inscrições até uma decisão definitiva, se necessário.
VEJA AQUI o documento na íntegra
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Concurso PC AL: situação atual
Em abril de 2026, em resposta oficial obtida pela nossa equipe, a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) informou que os trâmites internos do certame estavam em ritmo acelerado e que a banca organizadora seria definida em breve.
O concurso foi anunciado pelo Governo de Alagoas em outubro de 2025, durante evento que apresentou uma série de seleções previstas para diferentes áreas da administração estadual. Na ocasião, a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, destacou que o concurso PC AL era uma das prioridades do governo.
A seleção deverá ofertar 300 oportunidades, sendo 150 vagas imediatas e 150 para formação de cadastro de reserva. Conforme divulgado pelo Executivo estadual, as vagas seriam destinadas aos cargos de Agente e Escrivão da Polícia Civil.
📕Estude agora com o Gran: Curso Online para PC AL
ℹ️ Saiba mais informações: Concurso PC AL
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 11
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Cronograma com 1 clique, Raio-X, Jornada do Aprovado, Legislação Comentada e a Revisão Inteligente. Faça o teste por 7 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Resumo do concurso PC AL
| Concurso PC AL | Polícia Civil do Estado de Alagoas |
|---|---|
| Situação atual | Banca em definição |
| Banca organizadora | a definir |
| Cargos | Agente e Escrivão |
| Escolaridade | Nível superior |
| Carreiras | Policial |
| Lotação | Alagoas |
| Número de vagas | 300 vagas |
| Remuneração | R$ 5.318,61 |
| Confira aqui o último edital do concurso PC AL | |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[APROVAÇÃO NÃO ESPERA EDITAL] Promo maio/junho – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/09/26154128/Cabecalho-1238x216-2.webp)
![[APROVAÇÃO NÃO ESPERA EDITAL] Promo maio/junho – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/09/26154444/Post-730x150-2.webp)


