A diferença entre o Complemento Nominal e o Adjunto Adnominal

Por
1 min. de leitura

Seja bem-vindo a mais artigo neste nosso canal de comunicação. O assunto de hoje foi muito solicitado, porque as dúvidas permanecem na mente dos alunos mais dedicados. Por isso, vamos tentar entender a diferença entre o complemento nominal e o adjunto adnominal.

Tanto o complemento nominal quanto o adjunto adnominal são estruturas conectados ao nome. Para entender o assunto, eu evito comparar uma função com a outra.

Eu prefiro que siga a teoria que eu apresento logo abaixo:

Analise os exemplos:

A expressão “com o atual cenário político” está subordinada ao adjetivo “insatisfeito”, já que quem está insatisfeito, está insatisfeito com algo. Como se trata de um termo preposicionado que está conectado a um adjetivo, essa expressão exerce a função de complemento nominal.

Observe que a expressão “ao cargo” é preposicionada e está conectada ao adjetivo “apto” (sintaticamente exerce a função de predicativo do objeto direto), pois quem está apto, está apto a algo. Nesse caso, o trecho “ao cargo” desempenhará a função de complemento nominal.

A estrutura “à Lei de Responsabilidade Fiscal” é preposicionada e está conectada ao advérbio “favoravelmente”. Lembre-se de que o advérbio é a classe gramatical que modifica verbo, adjetivo ou outro advérbio.

Como esse trecho destacado está vinculado ao advérbio, ele exerce a função de complemento nominal.

A expressão preposicionada “de verdade” exerce a função de complemento nominal do advérbio de lugar “longe”.

Até agora, eu apresentei para você o complemento nominal que está subordinado ao adjetivo e ao advérbio. 

A partir desse momento, vamos analisar o termo preposicionado subordinado ao substantivo abstrato. Segundo a teoria, esse trecho preposicionado poderá ser complemento nominal ou adjunto adnominal. Para eliminar essa confusão, usaremos a interpretação.

ATENÇÃO: O substantivo abstrato é aquele que indica ações verbais, sentimentos e existência de características.

Agora, eu quero compartilhar dois exemplos que sempre usei em minhas aulas. Eles serão fundamentais para você começar a entender a diferença entre o complemento nominal e o adjunto adnominal.

Analise:

Em “Amor de mãe”, a expressão preposicionada “de mãe” exerce a função de adjunto adnominal, porque mantém ideia ativa em relação ao substantivo abstrato “amor”. Entenda que a mãe é que ama. Sempre que tivermos uma relação ativa, o termo preposicionado exercerá função de adjunto adnominal.

Em “Amor à mãe”, a expressão preposicionada “à mãe” exerce a função de complemento nominal, por estabelecer a ideia passiva em relação ao substantivo abstrato “amor”. Entenda que a mãe é amada. Sempre que tivermos uma relação passiva, o termo preposicionado exercerá função de complemento nominal.

A partir de agora, eu recomendo que acesse o site Granquestões e resolva o maior número de questões possíveis para você poder internalizar o assunto.

Um abraço do @Lucaslemos.pro


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CNU 2025 (CONCURSOS NACIONAL UNIFICADO 2)

CONCURSOS 2025

CONCURSOS 2026

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
1 min. de leitura