A importância da alimentação para um candidato

Avatar


30 de abril3 min. de leitura

Muitos estudantes pensam que os cuidados especiais com a alimentação são uma preocupação exclusiva das pessoas que se dedicam aos concursos da área de segurança pública. A atividade de estudar, entretanto, pode consumir até 80 calorias por hora de estudo.

Sabe quando você faz uma pausa para aquele lanche, para almoçar ou para comer uma barra de chocolate? Após o retorno de cada refeição, é comum se sentir mais pesado, sonolento e com grande dificuldade de concentração. Isso acontece porque você está, provavelmente, ingerindo alimentos de alto índice glicêmico.

Com isso, seu corpo libera uma quantidade relativamente alta de insulina em um curto período. Esse importante hormônio é o responsável por controlar a glicose no sangue; com a queda da glicemia sanguínea, você terá aquela sensação de sonolência e moleza, que leva à falta de concentração. Alguns tomam um cafezinho, outros usam medicamentos controlados para manter o foco e a concentração.

Acredito que não é preciso dizer o impacto negativo de comer grandes quantidades de açúcar durante uma prova. Se você é uma dessas pessoas que apresenta esse quadro, recomendamos reavaliar seus hábitos alimentares com o objetivo de evitar alimentos carregados de açúcares, industrializados e com elevado índice glicêmico.

Outra dica importante é a ingestão de alimentos ricos em alguns micronutrientes (minerais e vitaminas). Após a escolha dos melhores macronutrientes, é preciso se preocupar também com os micronutrientes. A atividade cerebral precisa de uma nutrição adequada, rica em selênio, em zinco, em ferro, em magnésio, em vitaminas do complexo B, em cálcio, em cromo – estes ajudam no correto funcionamento das funções cognitivas relacionadas ao aprendizado.

Nesse ponto, muitas pessoas devem estar pensando: “Não preciso disso tudo, professor. Eu tomo minhas doses de cafeína ou a minha Ritalina, e está tudo certo.” Os especialistas do Gran Xpert têm vivência e experiência para mostrar que esse não é o melhor caminho, com exceção daqueles os quais têm necessidades reais e que possuem acompanhamento de profissional habilitado. Por razões óbvias, o seu organismo agir dentro da capacidade natural é o mais recomendado e sustentável, logo, não é aconselhável burlar a necessidade de uma alimentação equilibrada com o uso contínuo de estimulantes diversos.

A insistência de alguns alunos em não utilizar recursos naturais acarreta em outras consequências. A primeira delas é a dificuldade em dormir. Outra consequência preocupante são os quadros de ansiedades desenvolvidos devido ao uso abusivo de estimulantes. Um simples cafezinho pode causar isso? Sim! Dependendo da resposta do seu organismo e das doses consumidas, a cafeína pode levar a quadros de insônia, de ansiedade e outras comorbidades. Com uma alimentação balanceada, você não necessariamente precisará consumir estimulantes para conseguir se manter focado e concentrado.

Outro problema se relaciona ao consumo de água. Por causa da tensão, do foco e do envolvimento nos estudos, é comum as pessoas se esquecerem de ingerir água na quantidade mínima recomendada por dia. Conjugando isso com uma alimentação pobre em fibras, podem ocorrer, com alguma frequência, quadros de constipação intestinal. Certa vez um aluno estudou durante meses, dedicou-se, abdicou de muitas coisas, mas não cuidou da maneira mais adequada da alimentação e da ingestão de água. Na semana da prova, teve uma série de desarranjos intestinais que ocasionou uma crise de hemorroidas.  Não é preciso dizer que essa pessoa fez a prova com desempenho muito inferior ao esperado e planejado.

Não se esqueça, portanto, de beber a quantidade mínima de água (30 ml de água/Kg de peso corporal ao longo do dia – o certo é você beber um copo de 200ml a cada 1 hora). A quantidade recomendada de carboidrato pode variar de 3 a 5 gramas por Kg corporal ao dia ou mais, dependendo do seu gasto calórico diário (lembrando que cada alimento tem uma quantidade de carboidrato). A quantidade de proteína fica em torno de 1,5 a 2g por Kg corporal para uma pessoa saudável. Fibras também não podem faltar na sua dieta, e a quantidade recomendada é de 30 gramas ao dia; e as gorduras, em torno de 0,5 a 1 grama por Kg corporal ao dia (maior consumo de gordura saudáveis) [1]. Lembrando que esses valores podem variar de acordo com o seu planejamento individual!

Há na Internet diversas calculadoras que, com base nas suas informações pessoais, conseguem inferir uma dieta balanceada [2]. Outra possibilidade é utilizar aplicativos para organização da dieta e estimar os macros e micronutrientes, tais como Nutra Bem, Tecnonutri, Dieta e Saúde, MyFitnessPal, FatSecret.

Cada aspecto desses deve ser tratado por um profissional capacitado. Essas são algumas dicas gerais do nutricionista Roney Araújo que sempre tentamos seguir. As pessoas têm necessidades diferentes e, por isso, a consulta com um nutricionista é indispensável. Esse profissional vai indicar os alimentos corretos para você e especialmente as quantidades. Conheça o nosso time de Gran Xperts e tenha esse tipo de orientação que se encaixe dentro da sua preparação.

 

Nutricionista Roney Araujo, CRN1 0554.

Tulio Carrijo, Gran Xperts.

[1] – MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S. ; RAYMOND, J.L. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

[2] – https://www.gorgonoid.com/calculadora-para-montagem-de-dieta/

Avatar


30 de abril3 min. de leitura