A maior batalha é vencida na mente e não nos cadernos

Avatar


08 de maio3 min. de leitura

Você está no controle da sua vida?     Pense direito antes de responder.

Por acaso você já sentiu que uma emoção tomou conta de você e te tirou o controle?

Pior do que isso: por não estar ciente do que estava fazendo, tomou uma atitude da qual se arrependeu?

Se você se identificou com essas perguntas, FIQUE TRANQUILA(O). Isso significa que o seu cérebro funciona. Para ser mais específico e esclarecedor, a situação descrita anteriormente exemplifica o “sequestro da amígdala”, assim intitulada pelo escritor Daniel Goleman em seu livro Inteligência Emocional.

A forma como reagimos ao mundo é diferente da forma como o mundo reage a nós. O que controlamos não é o mundo e nunca será, somos muito insignificantes diante do mundo. Se começa a chover e falamos para parar de chover, o que acontece? A chuva para, não é? Lógico que não, a chuva continua caindo. Somos literalmente insignificantes diante disso e muitas outras coisas. Mas tem uma coisa sobre a qual temos o controle: nós mesmos.

Um grande filósofo chamado Jean Paul Sartre disse uma vez que não importa o que o mundo fez comigo e sim o que eu fiz com o que o mundo fez comigo. Ele falava isso da parte filosófica do mundo, mesmo com os estudos da mente humana ainda sendo bem precários.

E resgatando o que falamos sobre o “sequestro da amígdala”, o que seria a amígdala? Situada na parte interior do lóbulo temporal medial, se assemelha a uma amêndoa. Unida com o hipocampo, hipotálamo e córtex frontal, forma o conhecido cérebro emocional ou sistema límbico. Aconselho que assista ao vídeo “Cérebro Reptiliano” caso queira entender mais sobre o assunto. Esse é link: https://www.youtube.com/watch?v=lHcGNMbgycA.

Parece ser muita informação, certo? Não se desespere, é mais fácil solucionar esse problema do que você imagina. Como demonstrado no vídeo citado anteriormente, a amígdala se comunica mais rápido com a mente do que o córtex frontal. É importante entender que mente e cérebro são distintos – este é físico, aquela é psíquica. Por isso, a partir de agora, quando você sentir o impulso de agir e agredir alguém verbalmente, analise esse pensamento, espere cerca de dez segundos para se certificar que essa ideia é a melhor. Provavelmente você descobrirá que não. Cabe ressaltar que nem sempre serão necessários apenas 10 segundos. Tire o tempo necessário para se acalmar.

Agora vamos trazer isso para uma situação mais palpável. Por acaso você fala sozinho? Não estou dizendo em voz alta. Nos seus pensamentos você fala sozinho, isso eu garanto. Se ainda não se convenceu, verifique o exemplo abaixo.

Imagine a seguinte situação: você está de pé em frente a uma cachoeira, você quer dar o salto e você envia o seguinte comando as suas pernas:

“pula”

Algo as segura.

Novamente você insiste:

“PULA”

De repente você ouve uma voz dizendo:

– “NÃO, se você pular, você vai MORREEEEER!!!!!!!!”

Isso acontece todos os dias de nossa vida. O nome desse acontecimento é diálogo interno. É a voz do nosso subconsciente, veja bem, SUBconsciente e não INconsciente. As pessoas costumam dizer que agiram sem pensar, que, quando dão por si, já falaram e então se arrependem.

Isso sempre acontecerá com elas caso verbalizem os primeiros pensamentos que vierem à mente, ou se agirem de acordo com os primeiros impulsos que tiverem. Lembre-se: a amígdala se comunica mais rápido com a mente do que o córtex frontal. No entanto, aguarde cerca de dez segundos (ou mais se necessário). Descobrirá que é capaz de produzir resposta ou atitudes muito mais inteligentes e compatíveis com a situação.

Para muitos a vida não é um mar de rosas, e, se olharmos só as coisas negativas, com toda a certeza não será, mas tudo como a física explica dependerá do referencial adotado, a visão que você tem do mundo traz o mundo para você. Essa mistura de filosofia com neurociência mostra que temos muitas coisas que podem nos controlar, mas nós podemos controlar a nós mesmos, o nosso cérebro é a maior máquina já inventada, aprenda a usá-lo a seu favor porque o mundo nos entrega aquilo que acreditamos.

 

Quer resolver sua vida?

1º pare de escutar pessoas que só reclamam;

2º pare de reclamar;

3º pense positivo.

 

Pode parecer historinha repetida, mas pensar grande e pequeno dá o mesmo trabalho. Pensar negativo e positivo também. A decisão é sua.

Recomendo que assista ao filme “Uma mente brilhante” refletindo sobre o tema diálogo interno e como isso pode influenciar a sua vida. ASSUMA O CONTROLE DA SUA MENTE. Se você não dominar os seus pensamentos, não será capaz de controlar mais nada na sua vida.

A maior batalha que você precisa enfrentar está na sua mente e não nas mentes alheias, vença a você um pouco todos os dias e vencerá qualquer obstáculo que surgir.

Avatar


08 de maio3 min. de leitura