Agilidade em Escala  – Scaled Agile Framework® (SAFe®) – Parte 1

Agilidade em escala é a capacidade de impulsionar a agilidade no nível da equipe, aplicar os mesmos valores, princípios, práticas e resultados em outras camadas da empresa.

Avatar


30 de Novembro de 2023

Faaaaaala seus lindos!!! Tudo bem com vocês?

Depois de uma série de comentários sobre provas discursivas, o tema de hoje não é menos interessante!! Vamos falar sobre Agilidade em Escala – um tema que já foi descoberto pelas bancas de concursos: O Cebraspe/Cespe cobrou esse tema no concurso da Petrobras-2022, para o cargo de Analista de Sistemas – Área Engenharia de Software, e também para o concurso da Dataprev – 2023, para o cargo deAnalista de TI – Perfil de Negócios. Agora a Cesgranrio já cobra esse conteúdo no edital da Petrobras – Analista de Sistemas – Área Engenharia de Software – 2022. Será que essa moda vai pegar? 

Afinal, o que é agilidade em escala?

Agilidade em escala é a capacidade de impulsionar a agilidade no nível da equipe,  aplicar os mesmos valores, princípios, práticas e resultados em outras camadas da empresa. É propagar a cultura ágil em todos os níveis da organização, aumentando a transparência e a descentralização da tomada de decisão. Mas para isso, é preciso não só propagar o pensamento ágil, mas organizar a forma de trabalho, e para isso precisamos adotar um modelo ou framework.

Asp principais estruturas de estruturas de escalabilidade ágil atualente amplamente conhecidos e adotados são:

  • SAFe – Scaled Agile Framework® (SAFe®) 
  • LeSS – O Scrum de grande escala (LeSS) 
  • DA – Agilidade disciplinada (DA)
  • Scrum@Scale (S@S) – Scrum@Scale
  • Spotify

Todas as estruturas de escala ágil têm cinco componentes principais: inspiração dos 12 princípios do Manifesto Ágil, cadência, sincronização, Scrum e práticas de desenvolvimento de qualidade, com entrega contínua, integração contínua e orientado a testes.

Além desses pontos em comum entre as diferentes estrutura, em todas elas a empresa começam com a escalabilidade de uma equipe Scrum e incorporam princípios como pensamento enxuto, melhoria contínua e centralização no cliente.

Mas como vimos, tanto a banca CESPE/CEBRASPE quanto a Fundação CESGRANRIO especificaram no edital que, dentre os frameworks mencionados, tem uma tendência a cobrar do SAFe – Scaled Agile Framework® (SAFe®). E se a prova gosta, nós amamos! Então vamos conhecer alguns conceitos básicos do SAFe:

Planning Interval: Um “Intervalo de Planejamento” –  (PI) é um timebox baseado em cadência no qual os Agile Release Trains (ART) entregam valor contínuo aos clientes em alinhamento com os Objetivos do PI. Os PI  geralmente têm de 8 a 12 semanas de duração, O PI é para uma ART como uma Iteração é para os Times Ágeis. É um timebox fixo para planejar, construir, validar, entregar valor e obter feedback rápido.

Mas para definir o PI, já citamos o ART – o Agile Release Train, que é um conjunto de equipes ágeis multifuncional  de 50 a 125 pessoas, organizados virtualmente entre 5 a 12 times, que planeja, confirma e executa em conjunto todo o trabalho necessário para a entrega de valor. Todas as equipes de um ART estão vinculadas por uma visão comum e alinhadas a uma missão comum: o Backlog do ART.

Esse nome Agile Relese Train dá a ideia de que cada time ágil é um dos vagões do trem, todos alinhados e trabalhando de forma coordenada.

Mas podemos ter vários Trens de Entrega Ágil: aí estamos falando do Solution Train, que é uma estrutura organizacional usada para construir soluções grandes e complexas que requerem a coordenação de vários ARTs e fornecedores.

Além essas estruturas, temos alguns papéis importantes dentro do SAFe, que começam pelas Equipes Ágeis (Agile Teams) com o Product Owner  e o Scrum Master (Team coach).

Além desses, temos o Release Train Engineer (RTE), que é o coach do Agile Release Train (em tempo integral), responsável pela realização dos eventos de planejamento do PI para cada ART.

Outro papel importante é o System Architect, papel técnico que fornece orientações sobre arquitetura e capacitação técnica para os times no ART.

Para fechar os papéis que podem ser explorados pela banca, temos o Product Management, que é proprietário do Backlog do ART e é quem o define e o prioriza. A função é dimensionada de acordo com a complexidade da Solução. Assim, para algumas soluções, a função da Gestão do Produto pode ser realizada por um único Gerente de Produto. Para outros, uma equipe de gerentes de produto pode ser necessária. 

Por fim, temos o e o Business Owners (Donos do Negócio), que são os proprietários de empresas (BOs) e são as principais partes interessadas pelo retorno sobre o investimento (ROI), governança e conformidade. Esses BO são partes interessadas críticas e participam ativamente de eventos e desenvolvimento de soluções do Agile Release Train (ART).

Vejamos como já caiu em prova esses conceitos básicos:

CESPE/CEBRASPE – Petrobras – Analista de Sistemas – Área Engenharia de Software – 2022

Com base nos conceitos de computação em nuvem, benefícios e alta disponibilidade, julgue os próximos itens.

O SAFe é um framework cujo objetivo consiste em expandir o desenvolvimento ágil no âmbito corporativo, permitindo que o Scrum e o XP sejam aplicados a grandes organizações e facilitando o gerenciamento de tarefas em empresas com vários desenvolvedores integrados.

Resposta Correta:  esse é o conceito mais básico sobre agilidade em escala. No caso, o SAFe é um dos Frameworks mais conhecidos e adotados para essa finalidade, além daqueles outros já supramencionados.

AAHH!! antes que eu me esqueça, temos um curso completo de Gerenciamento de Projetos, PMBOK 6ª edição e 7ª Edição, com 500 questões comentadas em cada um, além de um curso TOP de Gerenciamento Ágil de Projetos  abordando o Manifesto Ágil, o framework SCRUM, a metodologia eXtreme Programming – XP, o Kanban e Agilidade em Escala, detalhando um pouco mais o Framework SAFe, com muitas questões comentadas, como sempre!

Bora estudar!!

Um grande abraço!!

Professor Darlan Venturelli


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


30 de Novembro de 2023