Agilidade em Escala  – Scaled Agile Framework® (SAFe®) – Parte 2

Agilidade em escala é a capacidade de impulsionar a agilidade no nível da equipe, aplicar os mesmos valores, princípios, práticas e resultados em outras camadas da empresa.

Avatar


30 de Novembro de 2023

Faaaaaala seus lindos!!! Tudo bem com vocês?

Fizemos um artigo, o qual chamamos de  Agilidade em Escala – Parte 1, apresentando um tema recentemente descoberto pelas bancas de concursos – Agilidade em Escala, mais especificamente com foco no Framework SAFe. Naquele artigo trouxemos os conceitos mais básicos sobre agilidade em escala e um os conceitos iniciais sobre o framework SAFe. Mas podemos aprofundar um pouco esse conhecimento de SAFe, conhecendo seus valores e princípios e suas configurações. Vamos por partes, e vamos entendendo tudo!!

Princípios do SAFe

Alinhamento

A entrega de valor com rapidez e qualidade pode ser consistentemente alcançada quando todos estão alinhados.

No Lean-Agile, muitas decisões são descentralizadas para entregar valor no menor lead time sustentável, e por isso, o SAFe prioriza que haja um alinhamento claro e consistente desde o topo da empresa, passando por todos os níveis de SAFe, até cada contribuinte individual. Esse alinhamento evitará atrasos e perda de qualidade nas entregas.

Transparência

Esse valor está baseado na crença que a confiança é necessária para garantir transparência e que é impossível construir equipes de alto desempenho, já que confiança é um fator motivador de equipes.

Melhoria Implacável/Incansável

Esse valor busca a a criação de um constante senso de urgência e criação de uma cultura de solução de problemas, com adaptação frequente, melhorias orientada a fatos e muito espaço para inovação.

Respeito pelas pessoas

Esse valor prioriza o respeito à diversidade de opiniões, a garantia do crescimento da equipe por meio de treinamentos e mentorias, o vínculo próximo com os clientes, que são os consumidores dos produtos e a construção de parcerias de longa duração com benefícios mútuos. 

Além desse valores, temos os princípios do SAFe que podem ser objetos de questões futuras. Vejamos:

  1. Adotar uma visão econômica
  2. Aplicar o pensamento sistêmico
  3. Presumir variabilidade; preservar as opções
  4. Criar incrementalmente com ciclos de aprendizagem rápidos e integrados
  5. Basear os marcos na avaliação objetiva dos sistemas funcionando
  6. Deixar o valor fluir sem interrupções
  7. Aplicar cadência, sincronizar com o planejamento entre domínios
  8. Liberar a motivação intrínseca dos trabalhadores do conhecimento
  9. Descentralizar a tomada de decisão
  10. Organizar com base no valor

E por fim, temos as 4 configurações em que o SAFe pode ser adotadas pelas organizações para acomodar diversos níveis de escala: 

Essential SAFe

Fornece os elementos mínimos necessários para que o Agile Release Trains (ART) forneça soluções e é o ponto de partida mais simples para a implementação. 

Ponto de partida SAFe comum, e exclui as preocupações de entrega de soluções corporativas e portfólio. 

Large Solution SAFe

Para soluções grandes e complexas que não exigem preocupações com portfólio. 

Possuem artefatos adicionais necessários para auxiliar a aplicação de princípios Lean-Ágil à especificação, desenvolvimento, implantação, operação e evolução de softwares maiores e mais sofisticados.

Portfolio SAFe

Fornece estratégia e financiamento de investimentos, operações de portfólio ágeis e governança Lean para um ou mais fluxos de valor.

Full SAFe

Configuração mais abrangente, incluindo todas as sete competências essenciais para o Business Agility. As maiores empresas do mundo normalmente o usam para manter portfólios de soluções grandes e complexas. 

Em alguns casos, várias instâncias de várias configurações SAFe podem ser necessárias. 

Vamos ver como as bancas poderiam cobrar esses conhecimentos:

1) @professordarlanventurelli – O SAFe Lean Portfolio Management é um conjunto de práticas para alinhar estrategicamente as iniciativas e os investimentos da organização.

Afirmativa correta: esse é o conceito básico do Portfolio SAFe. Podemos aplicar facilmente o conceito já estudado em gerenciamento de projetos nas nossas aulas de PMBOK, quando associamos o Portfólio ao Alinhamento Estratégico.

2) @professordarlanventurelli – O SAFe promove a colaboração entre as equipes e a coordenação eficiente em organizações de grande porte.

Afirmativa correta: A colaboração entre as equipes é de extrema importancia para implementação de agilidade em escala.

3) @professordarlanventurelli – A mentalidade Lean é um dos fundamentos do SAFe, buscando eliminar desperdícios e aumentar o fluxo de valor.

Afirmativa correta: Ágil em escala tem uma forte relação com Lean. Sabemos que todos os frameworks implementam práticas de Lean, Scrum, XP e DevOps.

E antes que eu me esqueça, temos um curso completo de Gerenciamento de Projetos, PMBOK 6ª edição e 7ª Edição, com 500 questões comentadas em cada um, além de um curso TOP de Gerenciamento Ágil de Projetos  abordando o Manifesto Ágil, o framework SCRUM, a metodologia eXtreme Programming – XP, o Kanban e Agilidade em Escala, detalhando um pouco mais o Framework SAFe, com muitas questões comentadas, como sempre!

Bora estudar!!

Um grande abraço!!

Professor Darlan Venturelli


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


30 de Novembro de 2023