Alerj propõe isenção em concursos públicos para doadores de sangue

Proposta pode tornar gratuita taxa de inscrição de doadores de sangue regulares

Avatar


08 de abril1 min. de leitura

Foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj o Projeto de Lei 2291/2020, que propõe a gratuidade na taxa de inscrição de concursos públicos estaduais a doadores regulares de sangue. Segundo o texto, são considerados regulares aqueles que doarem sangue pelo menos três vezes num período de 12 meses.

O Projeto foi despachado pelo presidente da Casa dia 07/04 e foi designado às comissões de Constituição e Justiça; de Saúde; de Servidores Públicos; e de Orçamentos, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle. Se aprovado nas comissões, o texto vai ao Plenário para votação e, uma vez admitido pelo legislativo estadual, vai à sanção do governador.

Segundo o regimento interno da Alerj, “a remessa de proposições às comissões será feita por intermédio da Secretaria Geral da Mesa Diretora, devendo chegar ao seu destino até a sessão seguinte“. Isso quer dizer que o PL 2291/2020 deve chegar à Comissão de Constituição e Justiça ainda hoje, 08/04, já que de acordo com o regimento “as sessões ordinárias são diurnas, com início às quinze horas e término às dezoito horas e trinta minutos, realizando-se de terça a quinta-feira“.

Autora da proposta, a deputada estadual Martha Rocha defende que a medida vai incentivar a doação de sangue no Rio de Janeiro. “Os bancos de sangue têm estoque abaixo do necessário, o que tem sido agravado pela pandemia do coronavírus. Por se tratar de tema de grande relevância, merece ser objeto de legislação ordinária. Solicitei a célere aprovação desta importante matéria”.

Veja a publicação no Diário Oficial do Rio de Janeiro:

alerj

Acompanhe notícias sobre o mundo dos concursos no Blog do Gran Cursos Online!

 

Avatar


08 de abril1 min. de leitura