Auditor Fiscal (ISS): entenda os desafios e requisitos do cargo

Confira quais disciplinas estudar para o cargo de auditor fiscal, como é a rotina da profissão, além de requisitos do cargo

Avatar


22 de setembro2 min. de leitura

Ainda não sabe para qual carreira estudar ou tem dúvidas de como é a carreira fiscal? A equipe do Gran Cursos Online preparou um conteúdo que vai tirar as suas dúvidas de como é o trabalho de um Auditor Fiscal Tributário Municipal, conhecido também como Fiscal do ISS, que atua na espera municipal.

O ISS é a abreviação para Imposto Sobre Serviços, que é um tributo pago por empresas que prestam algum tipo de serviço. Esse imposto é recolhido pelos municípios e pelo Distrito Federal. O auditor fiscal do ISS atua justamente na fiscalização desse tributo e de outros, como Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU e Impostos de Transmissão de Bens Imóveis – ITBI.

Qual a formação exigida para ser Auditor Fiscal do ISS?

Depende do concurso, segundo o professor Alexandre Meirelles. “Cada prefeitura é diferente. Alguns concursos servem qualquer formação, inclusive tecnólogo”, afirma.

Por que a exigência de formação varia entre curso superior e nível médio?

Segundo o professor Alexandre Meirelles, antigamente era mais comum os auditores de prefeituras terem graduação somente de nível médio. Com o passar do tempo, os órgãos foram alterando o requisito para nível superior.

Quais são as disciplinas mais cobradas?

Legislação Tributária Municipal, Direito Tributário, Contabilidade Geral e Avançada, Português, Direito Administrativo e Direito Constitucional. De acordo com o professor, podem acontecer algumas variações em que certames podem cobrar também as disciplinas de Administração, Direitos Civil, Empresarial e Penal, Auditoria, Raciocínio Lógico, Matemática Financeira e Estatística, dentre outras.

Como se baseia a rotina de trabalho de um Auditor?

“Quase sempre o pessoal é dividido entre Imposto Sobre Serviços – ISS ou Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU. Geralmente, a maioria trabalha na fiscalização do ISS e uma minoria na fiscalização do IPTU e demais tributos municipais. Pode ser tanto um trabalho interno quanto externo de fiscalizar empresas, fazer auditorias fiscais”, afirma o professor Alexandre Meirelles.

Quanto ganha um auditor fiscal do ISS?

A remuneração da carreira fiscal varia bastante entre as prefeituras. A Prefeitura de Aracaju, por exemplo, divulgou edital em 2020 no qual oferecia salário de R$ 15 mil para Auditor Fiscal. Há outros ainda maiores, mas a maioria a remuneração é menor.

Qual o impacto social da área fiscal?

De acordo com o professor, o exercício do cargo de auditor fiscal ISS pode trazer o aumento da arrecadação municipal. E, consequentemente, acaba possibilitando que os gestores municipais possam realizar investimentos na educação, saúde e infraestrutura, por exemplo.

Quais são os maiores desafios da profissão?

“É fazer seu trabalho com empenho, honestidade e trazer os recursos que o estado necessita para fazer suas obras. É lidar com as fraudes estruturadas nas empresas prestadoras de serviços, entender bem a legislação municipal para poder fazer seu trabalho corretamente”, afirma.

Ficou animado para iniciar os estudos para a carreira fiscal? A equipe do Gran Cursos Online preparou outro material extremamente detalhado sobre editais publicados e iminentes para o cargo de auditor. Para ler basta clicar aqui.

Auditor fiscal ISS: cursos gratuitos

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade nos Cursos Gratuitos!

Clique aqui para se inscrever gratuitamente!

Avatar


22 de setembro2 min. de leitura