Camada de Aplicação – Comandos FTP

Avatar


31 de março2 min. de leitura

Olá Meu querido aluno(a), hoje vamos falar sobre os comandos do FTP e como eles são cobrados nas provas de concursos públicos.

Já vimos em outro post que a  transferência de arquivos de um computador é comumente feita utilizando o protocolo FTP (File Transfer Protocol). O FTP usa o TCP na camada de transporte. Além disso, ele estabelece duas conexões TCP.

Uma conexão é feita na porta 21 que tem função de controle e a outra na porta 20 que para os dados. A separação de comandos da transferência de dados torna o FTP mais eficiente.

Uma conexão de controle permanece estabelecida durante toda a interatividade de uma sessão FTP. Já a conexão de dados será estabelecida e posteriormente encerrada para cada arquivo transferido. Assim para uma conexão de controle podemos ter várias conexões de dados

Para usar a criptografia, ao invés do FTP devemos usar SFTP ou o FTPS. Há ainda o TFTP (trivial file transfer protocol) que faz uso do protocolo de transporte UDP (user datagram protocol) ao invés do TCP.

Os principais comandos de FTP são:

a) get – recebe um arquivo

b) mget – recebe múltiplos arquivos. Os arquivos são separados por espaço em branco.

c) put – envia um arquivo

d) mput – envia múltiplos arquivos. Os arquivos são separados por espaço em branco.

e) rename – renomeia um arquivo

f) delete – deleta um arquivo remoto

g) binary – seta tipo de transferência binária

h) quit – termina uma sessão de FTP e sai do programa

(CESPE/Analista/EBSERH/2018) Acerca de infraestrutura de TI, julgue o item subsequente.

No caso de arquivos transferidos por FTP, no momento da autenticação do usuário e da senha, os dados trafegam pela rede em texto plano; dessa forma, para que seja possível criptografar os dados da conexão FTP, o computador deve estar com um registro de resolução direta no servidor DNS, a fim de resolver o endereço IP para o nome do computador.

Errado.

Para que a criptografia fosse utilizada, ao invés do FTP deveria ser usado do SFTP.

(CESPE/Auditor/TCE-PA/2016) Com relação aos protocolos de redes locais, julgue o item subsequente.

Se uma comunicação que utiliza o protocolo FTP for estabelecida, o comando GET poderá ser enviado pelo computador para efetuar o download de um arquivo.

Certo.

Para receber um arquivo usamos o comando GET. Para enviar um arquivo o comando é PUT.

(CESPE/Analista/TJ SE/2014) No que se refere aos protocolos e serviços IP, julgue o seguinte item.

O protocolo FTP é utilizado na transferência de arquivos entre computadores em que o cliente realiza uma conexão TCP para a porta 21 do servidor. Caso o cliente pretenda realizar o upload de vários arquivos usando esse protocolo, ele poderá executar o comando mput, separando o nome dos arquivos com vírgula.

Errado.

O mput permite o envio de vários arquivos. Contudo, os arquivos são separados por espaço e não por vírgulas

(CESPE/Agente/ABIN/2010) Existem várias maneiras de realizar a transferência de informação e de arquivos em uma rede local. Para o uso do protocolo FTP com o objetivo de transferir arquivos, alguns detalhes desse protocolo devem ser observados. Considerando esse uso do protocolo FTP, julgue o item subsequente. O comando pwd no FTP permite ao usuário visualizar o diretório que se encontra na máquina remota.

Certo.

O comando pwd mostra o diretório atual.

Avatar


31 de março2 min. de leitura