Camada de Aplicação – Questões Avançadas do CESPE

Avatar


31 de março6 min. de leitura

Olá Meu querido aluno(a),

Nesse post vamos tratar de questões avançadas cobradas pelo CESPE sobre o redes de computadores, de forma mais específica as relativas a camada de aplicação.

(CESPE/Analista/TRT 8ª/2016) Assinale a opção que apresenta o método HTTP que envia dados, colocando-os no corpo da mensagem, e deixa a URI separada dos dados que serão enviados.

a) HEAD
b) PUT
c) CONNECT
d) GET
e) POST

Letra E.

O método POST envia os dados colocando-os no corpo da mensagem. Ele deixa a URI separada dos dados que serão enviados e com isso podemos enviar qualquer tipo de dados por esse método. Vejamos cada um dos métodos HTTP de acordo com as definições do
https://developer.mozilla.org/

GET
O método GET solicita a representação de um recurso específico. Requisições utilizando o método GET devem retornar apenas dados.

HEAD

O método HEAD solicita uma resposta de forma idêntica ao método GET, porém sem conter o corpo da resposta.

POST

O método POST é utilizado para submeter uma entidade a um recurso específico, frequentemente causando uma mudança no estado do recurso ou efeitos colaterais no servidor.

PUT

O método PUT substitui todas as atuais representações do recurso de destino pela carga de dados da requisição.

DELETE

O método DELETE remove um recurso específico.

CONNECT

O método CONNECT estabelece um túnel para o servidor identificado pelo recurso de destino.

OPTIONS

O método OPTIONS é usado para descrever as opções de comunicação com o recurso de destino.

(CESPE/Auxiliar/TCE-PA/2016) A respeito dos conceitos básicos de Internet e intranet, protocolos, ferramentas e aplicativos, julgue o item seguinte.

Diferentemente do HTTP, o protocolo de transferência de arquivos (FTP) utiliza duas conexões paralelas em portas distintas com o servidor: uma porta para a conexão de controle e outra para a conexão que viabiliza a
transferência de dados.

Certo.

O FTP usado duas conexões. Uma para controle e outra para os dados. NO HTTP há apenas uma conexão TCP.

(CESPE/Técnico/TRE GO/2015) Julgue o item a seguir, a respeito de arquitetura, protocolos e serviços de redes de comunicação.

Uma conexão entre um computador cliente a um computador considerado servidor, para visualizar uma página web, através do protocolo HTTP, é possível afirmar que será utilizado o protocolo de transporte TCP (transmission control protocol).

Certo.

O HTTP usa o TCP na porta 80.

(CESPE/Analista/TJ SE/2014) No que se refere aos protocolos e serviços IP, julgue o seguinte item.

O protocolo HTTP apresenta uma camada adicional que permite cifrar os dados enviados bem como mecanismos de cache que possibilitem que os dados sejam enviados de forma mais rápida, melhorando-se o desempenho
e a velocidade de carregamento das páginas web.

Errado.

A criptografia ocorre no HTTPS e não no HTTP.

(CESPE/Técnico/TRE MT/2015) Sabendo que o código de resposta HTTP (HTTP Response) informa se determinada requisição foi completada com sucesso ou se houve algum problema, sendo a classe da resposta especificada pelo primeiro dígito do código, assinale a opção que
apresenta corretamente o nome e a descrição da classe de erro que se inicia  com o dígito 5xx.

a) Redirection: outra ação deve ser executada para completar a requisição

b) Client Error: a requisição contém erro de sintaxe ou não pode ser completada

c) Server Error: o servidor não cumpriu uma solicitação aparentemente válida

d) Informational Request: requisição informacional, o processo continua

e) Success: a ação foi recebida com sucesso, entendida e aceita

Letra C.

Os códigos tem as seguintes funções:

1XX – Informativo
2XX – Sucesso
3XX – Redirecionamento
4XX – Erros no cliente
5XX – Erros no servidor

(CESPE/ Oficial Técnico de Inteligência/ABIN/2018) Julgue o item a seguir, a respeito de conceitos de MIB (Management Information Base).

A MIB II usa o modelo de arquitetura de árvore para organizar todas as suas informações, e o único nó da árvore que não é rotulado é o nó raiz, que tem, pelo menos, três filhos diretamente abaixo dele.

Certo.

A MIB2 usa o modelo arquitetura de árvore. Cada nó da árvore possui um identificador de objetos (OID) e um descrição textual. O nó raiz não é rotulado (não tem número ou nome). Na verdade, ele é identificado por um
ponto (.). A raiz tem três sub-árvores (filhos):

• CCITT(0): administrada pelo CCITT;
• ISO(1): administrada pela ISO;
• joint-iso-ccitt(2): administrada pela ISO juntamente com o CCITT

(CESPE/Analista/TCE-MG/2018) O comando GETBULK, introduzido na versão

a) 3 da especificação do SNMP, gera tráfego desnecessário se a MIB estiver preenchida.

b) 2 da especificação do SNMP, espera como retorno um PDU (protocol data unit) do tipo response.

c) 3 da especificação do SNMP, requer que a MIB esteja vazia quando ele é executado para que o agente SNMP preencha a base da resposta.

d) 1 da especificação do SNMP, é menos eficiente em relação ao consumo de banda em uma rede se comparado ao comando GETNEXT.

e) 2 da especificação do SNMP, requer que a MIB seja criptografada para buscar dados na rede.

Letra B.

O que mudou da versão 2 para versão 3 é que está última é mais segura. O pacote GetBulkRequest é enviado do gerente até o agente para permitir a leitura de uma grande quantidade de dados. Pode ser usado no lugar de vários PDUs GetRequest e GetNextRequest.
Vejamos cada um dos itens.

a) Errado. É um comando de leitura então não importa se MIB já está preenchida.

b) Certo. O PDU (protocol data unit) do tipo response conterá os valores das variáveis como resposta.

c) Errado. É um comando de leitura, não necessita que MIB esteja vazia.

d) Errado. É mais eficiente porque permite a leitura de grande quantidade de dados.

e) Errado. Não há essa restrição

(CESPE/Técnico/FUB/2018) Com relação a gerenciamento de redes de computadores, voz sobre IP (VoIP) e certificação digital, julgue o seguinte item.

O SNMP — um protocolo da pilha TCP/IP — permite o acesso a informações estatísticas de ativos de rede, como, por exemplo, o estado das interfaces de um roteador, o volume de tráfego de entrada e saída e a quantidade de pacotes descartados.

Certo.

O SNMP (Simple Network Management Protocol — protocolo de gerenciamento de redes simples) é um framework para o gerenciamento de dispositivo em uma rede TCP/IP. Com ele conseguimos monitorar e dar manutenção na rede. Diversas informações podem ser acessas como as
citadas na questão.

(CESPE/Técnico Judiciário/TRE PI/2016) Considerando o MIB–2 (Management Information Base) representado na arquitetura de árvore e seus grupos mostrada, assinale a opção correta.

a) O grupo Transmission prescinde de redes sem fio, visto que sua especificação somente suporta interfaces ethernet.

b) O grupo EGP é dispensável para o gerenciamento de configuração e de performance do sistema gerenciado.

c) O grupo IP define informações de controle sobre todas as interfaces de rede gerenciadas na máquina.

d) O grupo SNMP define informações gerais relacionadas ao uso do protocolo do objeto gerenciado.

e) O grupo System define informações gerais sobre o nó, como nome, descrição e localização física do sistema, e sua implementação é opcional.

Letra D.

Vejamos cada um dos itens.

a) Errado. Não há essa restrição. Lembre-se que o SNMP é um protocolo da camada de aplicação.

b) Errado. Depende do que se quer monitorar. Ele é importante para informações sobre o EGP.

c) Errado. As informações sobre interface seria o grupo if.

d) Certo. Esse objeto define informações gerais relativas ao próprio SNMP.

e) Errado. O system define informações gerais sobre o nó (system), como nome, localização e vida útil. Contudo, sua implementação não é opcional.

(CESPE/Especialista/FUNPRESP/2016) Julgue o item subsequente, relativo ao SNMP, utilizado para gerenciamento de aplicações e serviços web.

Quando comparado ao SNMPv1, o SNMPv2 não oferece mecanismos de segurança adicionais; a diferença entre essas versões está nas extensões de bases de informação de gerenciamentos.

Errado.

Quem adicionou questões de segurança foi SNMPV3 em relação ao SNMPV2

(CESPE/Especialista/FUNPRESP/2016) Julgue o item subsequente, relativo ao SNMP, utilizado para gerenciamento de aplicações e serviços web.

Por padrão, o protocolo de transporte utilizado pelo SNMP é o TCP.

Errado.

O SNMP usa o UDP em duas portas conhecidas, 161 e 162. A porta conhecida 161 é usada pelo servidor (agente) e a porta 162, pelo cliente (gerente).

(CESPE/Auditor/TCE-PA/2016) Julgue o próximo item, relativo a protocolos utilizados em redes de comunicação.

No protocolo SNMP, uma MIB define uma base de dados que contém informações de gerenciamento relativas aos dispositivos gerenciados.

Certo.

O MIB2 (Management Information Base Version 2 — base de informações de gerenciamento, versão 2) é outro componente usado no gerenciamento de redes. Cada agente tem sua própria MIB2. A MIB define uma base de dados que contém informações de gerenciamento relativas aos dispositivos gerenciados.

(CESPE/Técnico/FUB/2015) Em uma universidade que oferece serviços em múltiplos campi, foi realizado o levantamento ou inventário das topologias, quantidades e qualidades dos ativos de rede e ativos de computadores. As diversas atualizações de ativos dessa rede têm ocorrido de forma gradual e planejada, ao longo de vários anos. Nos campi, existem prédios nos quais pessoas estudam e(ou) trabalham; um deles tem dezenas de prédios e milhares de salas, espalhados por centenas de hectares de área, ao passo que, em outros, existe apenas um prédio com algumas salas.

Os prédios da universidade são em sua maioria verticalizados, com três ou mais pavimentos. A maior parte do cabeamento encontra-se estruturada, em conformidade com a norma NBR 14565. No total, mais de 100.000 pessoas circulam pelas dependências em todos os campi da universidade, sejam elas usuárias ou prestadoras de serviço. No levantamento ou inventário, foram identificados mais de 10.000 ativos de rede e uma maior quantidade de ativos de computadores servidores e clientes. Como regra geral, a rede oferta aos computadores um endereçamento IP real, sem uso de nateamento, exceto para os clientes de pontos de acesso wireless (nateados).

Com base nas informações apresentadas, julgue o item seguinte. A soma da quantidade de switches L2 e L3 (camadas 2 e 3) gerenciáveis via SNMP é maior que a quantidade de hubs.

Certo.

Essa questão não tem relação direta com SNMP. Na verdade, o que precisamos saber que o que seria mais comum na situação descrita. Uso de hubs ou switches. O uso de hub torna o gerenciamento praticamente impossível. São muitos nós. Ocorreriam muitas colisões. O mais adequado
nesse caso seriam switches.

(CESPE/Inspetor/TCE-RN/2015) Em relação a redes de computadores, julgue o item a seguir.

Em uma rede pequena de oito computadores, um router pode ser gerenciado por meio do protocolo SNMP sem a utilização de um console que possua acesso ao MIB (management information base) deste equipamento.

Errado.

É necessário um host fazendo papel de gerente para acessar a MIB nos equipamentos agentes.

Avatar


31 de março6 min. de leitura