Cheguei Lá

Acreditar em si mesmo, ter fé e tentar ir sempre além fizeram com que Maurício conquistasse o 1º lugar no concurso do INSS. Motive-se!

cheguei-la-255x290Na última semana do ano de 2016, o quadro de entrevistas “Cheguei Lá“ entrevista o Engenheiro Mecânico – Maurício Fagner Silva, 24 anos, natural de São Joaquim de Bicas -MG (região metropolitana de BH). Nosso entrevistado logrou êxito no Concurso do INSS 2016 tendo conquistado o primeiro lugar no concurso do INSS/2016 no cargo de Técnico do Seguro Social na gerência Executiva de Contagem – MG .

Nessa entrevista Maurício conta um pouco da sua história de vida, táticas de estudos utilizadas e compartilha sua trajetória em concursos públicos até a aprovação no concurso do INSS. “Eu sou Mauricio Fagner da Silva, 24 anos, era estudante de Engenharia Mecânica terminei a graduação este semestre, mais especificamente em dezembro de 2016. Tive toda minha formação básica em escolas públicas e fiz um curso técnico pelo Senai.”

O aprovado conta que viveu algumas frustrações na iniciativa privada e que enxergou nos concursos públicos a possibilidade de realizar conquistas profissionais que só iam depender dos estudos e do esforço dele. “Após frustrações na iniciativa privada e enxergar a oportunidade que os concursos trazem o reconhecimento por mérito, decidi estudar para concurso pois sabia que iria depender só de mim. Estudei para concursos por um ano e meio, sendo um ano para o concurso do INSS. Iniciei meus estudos com foco no Banco do Brasil, no entanto fui conhecendo o concurso do INSS e notei que ele estava mais certo de acontecer, pois já havia a autorização das vagas, e o do BB tinha muitos boatos mas nada concreto, resolvi estudar para o INSS em agosto de 2015. Iniciei assistindo vídeos gratuitos no Youtube de vários cursinhos, para decidir qual comprar, e fiquei encantado com a qualidade e didática dos professores do Gran Cursos Online, e decidi estudar aqui. Foi uma excelente escolha.”

Maurício comenta que enquanto se preparava para o concurso do INSS surgiram alguns outros editais de concursos que não eram o seu foco, mas que ele decidiu fazer a prova para testar seus conhecimentos, trabalhar a ansiedade e ganhar um pouco de experiência na realização de provas de concursos. A surpresa se deu quando ele viu que mesmo sem estudar especificamente para esses concursos conseguiu ser aprovado, pois já vinha criando uma base sólida de conhecimentos estudando para o INSS. “Durante minha preparação fiz alguns certames que apareceram, até mesmo para me colocar em prova, me conhecer e ir mais experiente para a do INSS. Nesse período foram duas aprovações em concursos municipais sendo uma em primeiro lugar. E duas em concursos de nível federal DPU e IBGE, ficando em quinto no do IBGE.”

O ex-aluno comenta que o início da sua preparação veio com a confirmação de vagas para o concurso do INSS, feito pelo MPOG. Nesse momento pré-edital, ele começou a estudar a parte teórica com aulas e materiais gratuitos que encontrava na internet. Assistindo a essas aulas gratuitas no Youtube conheceu o Gran Cursos Online e teve uma excelente impressão do curso, o que o motivou a comprar o Combo INSS do Gran Cursos Online, antes mesmo do edital sair. Ele comenta que antes do edital ser publicado estudou bem a parte teórica do conteúdo e resolveu muitas questões dos concursos anteriores. Quando o Cespe foi definido como organizador do concurso ele direcionou os estudos para o estilo de cobrança da banca e depois do edital publicado priorizava resolver questões da banca. “Iniciei minha preparação após a confirmação das vagas pelo MPOG iniciei coletando o máximo de material gratuito disponível na internet e assistindo aulas pelo Youtube até adquirir o Combo INSS, ainda antes do edital. Estudava antes do edital mais a parte teórica e fazia algumas questões da última banca, até quando foi definido que o Cespe seria a banca do concurso. Aí eu comecei a estudar direcionado para a banca Cespe dividindo meu estudo entre exercícios e mais teoria. Após o edital priorizava as questões.”

Maurício comenta como conseguiu conciliar seus horários na época da preparação para o concurso já que ainda cursava a faculdade de Engenharia Mecânica. “Eu saí do meu último emprego ficando por conta do estudo para concursos e tive que conciliar durante a semana apenas com a graduação. Eu conciliava focando o mínimo possível de esforço e tempo para a graduação e o máximo para a preparação do concurso, mas me mantendo regular na grade do meu curso. Não foi fácil! (risos). Aos finais de semana estudava para concurso só quando dava tinha um curso de inglês, ensaios de música, e cultos na Igreja.”

O aprovado comenta que estudava para o INSS durante a semana (de segunda a sexta) aproximadamente 9 horas por dia, em média. E conta que nesse período conseguia conciliar os estudos das disciplinas básicas e especificas. Maurício relata que tinha cursos e compromissos aos finais de semana, mas sempre que era possível, dedicava algumas horas para continuar estudando para o concurso. “Eu me dedicava de segunda a sexta para o estudo para o concurso estudando o máximo que conseguia mas, em média, eram umas nove horas por dia. Mas tinham dias que era mais. Eu usava o fim de semana para um curso de inglês e a obra na igreja onde sou músico e para traçar metas e estratégias de estudo. Eu conciliava o estudo da Especifica com as Básicas durante a semana.”

O Técnico do Seguro Social comenta sobre as técnicas que utilizou durante a sua preparação e frisa sua perseverança e disciplina em prol do seu objetivo. “Eu usei várias técnicas de estudo. Eu tentava usar todas que achava interessantes e que os cursos recomendavam, pois eu sabia que meus concorrentes iriam fazer tudo isso também, mas eu sempre quis ir além. Exemplo: após o edital eu fazia quase duas mil questões por mês pois tinha uma estratégia entre os concurseiros de fazer 1001. Mas eu não abandonei a teoria. Minha estratégia pessoal foi estudar todo o tempo que eu tinha em casa. E programar meus estudos aos fins de semana. Eu sabia o que eu ia estudar cada dia tinha uma agenda de estudos.”

Maurício atribui uma parte do seu sucesso ao apoio que teve do Gran Cursos Online, que o acompanhou em todo o seu processo de preparação. Com o curso completo (Combo INSS) ele teve acesso a vídeo aulas ministradas por excelentes professores que tinham enfoque nos principais pontos da disciplina e que foram cobrados no concurso. O aluno também comenta sobre a importância dos aulões transmitidos pelo canal do Youtube do Gran Cursos Online que o deixavam sempre envolvido com o certame, em constante preparação e motivado. Maurício também destaca a importância do aulão de véspera que aconteceu em Belo Horizonte dando dicas fundamentais para os candidatos na véspera. ” O  Gran Cursos Online me ajudou de várias formas, mas principalmente com as vídeo aulas do combo para o INSS, as maratonas, LUAULA e o aulão presencial de véspera que foi fantástico e super inspirador (fotos abaixo). Parabéns a todos os professores que estiveram aqui em Belo Horizonte Vocês são Tops!”

captura-de-tela-2016-12-28-as-17-08-21

Evento Gran Dicas INSS – Belo Horizonte (véspera da prova)

 

captura-de-tela-2016-12-28-17-09-29

Evento Gran Dicas INSS – Belo Horizonte (véspera da prova)

 

O entrevistado comenta que nos dias que antecederam a prova resolveu muitas questões e simulados do Cespe. Além disso, assistiu as reprises das maratonas do INSS que tinham sido promovidas pelo Gran Cursos Online e tentou internalizar as dicas dadas pelos professores nas maratonas. Maurício ainda comenta sobre a importância do aulão presencial de véspera na sua conquista, pois em um momento onde os candidatos estão cansados e ansiosos, o aulão serviu como uma última revisão dos tópicos mais importantes de diversas matérias e para esclarecer dúvidas que tinham restado acerca de alguns assuntos. “Nos dias que antecederam a prova eu fazia um simulado por dia e assistia as reprises das maratonas, que eu tinha acesso no combo para o INSS do Gran Cursos Online, e participei de um aulão presencial também promovido pelo Gran Cursos Online (fotos do evento acima). Esses dias foram decisivos no meu resultado pois sabia que os outros candidatos focariam só em exercícios do cespe. Eu me preocupei também com revisão da teoria e das dicas essenciais das maratonas, mas a resoluções de questões foi fundamental também.”

O entrevistado acredita que o diferencial para obter a primeira colocação no concurso foi sua fé aliada a preparação de qualidade que fez para o concurso, estudando com disciplina, com o mesmo afinco as disciplinas básicas e específicas e sendo orientado por professores que “conheciam o caminho das pedras” para a aprovação. ” O Diferencial para eu ter conquistado o primeiro lugar no concurso foi primeiramente minha fé no autor e consumador da minha vida DEUS. Foi também ter tentado fazer além do que a maioria dos candidatos estava fazendo. Foram as matérias básicas que a galera deixou de lado. Foi pegar as dicas dos excelentes professores do Gran Cursos Online. Foi o ter gabaritado Português, Direito Constitucional e Informática, pois, como os professores orientavam, todos os candidatos competitivos iriam bem em Direito Previdenciário, mas as vagas iam ficar com quem mandasse bem também nas Básicas. Foi ter feito todas as questões de direito Previdenciário da banca Cespe e vários simulados.”

O aluno comenta como foi a sensação de ter visto seu nome no primeiro lugar da lista de aprovados do concurso e destaca quais são os maiores erros que ele acredita que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos. “Ver meu nome na lista de aprovados e ainda em primeiro lugar foi muito gratificante. Eu acredito que um dos maiores erros das pessoas que decidem se preparar para concursos é não conhecer seu “inimigo” se a pessoa não procurar conhecer bem a Banca e a prova que vai fazer não tem como ir bem num concurso tão concorrido. Outro erro que destaco é seguir estes “facilitadores” que tem no mercado dos concursos, não caiam nesta de: “seja aprovado em três meses sem estudar várias horas por dia e sem estudar o edital”. Não pegue atalho prossiga estudando estude todo edital.”

Maurício comenta as maiores dificuldades que encontrou na caminhada da sua preparação. “Acredito que uma das grandes dificuldades que eu tive foi tampar meus ouvidos diante das críticas e discursos pessimistas que tive na jornada.”

O Aprovado compartilha algumas dicas de estudo e de preparação para quem está começando a estudar agora, ou mesmo para quem já enfrenta essa jornada. “Acho que o caminho é estudar com foco e disciplina. Procure ter o acompanhamento de uma empresa séria e profissional como o Gran Cursos Online, que tem os melhores professores do mercado. Estude tudo e faça bastante exercícios da banca, corra atrás de questões para fazer.”

Maurício conta seus planos para o futuro e seus objetivos no universo dos concursos públicos. ” Pretendo futuramente fazer um concurso de nível superior e me tornar um professor do Gran Cursos Online (risos). Mas primeiro vou fazer umas realizações pessoais em 2017, em 2018 volto a estudar.

Por fim, Maurício deixa uma mensagem para todos aqueles que almejam Chegar Lá e assim como ele conquistar seu cargo no serviço público. ”  Tenha fé em Deus e Estudem sem medo de serem aprovados. Sucesso! Aguardo vocês na carreira Pública.


Estudando para concursos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

retrospectia-2016-1110-x-195-banner-gco

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)

Cheguei Lá

1 comentário

1 Comentário

  1. Edson Sousa

    14/07/2017 17:33 em 17:33

    Este Concurso do INSS foi o primeiro que fiz em 20 anos. Para dizer que não estudei nada, li apenas sobre a criação do Sistema no Brasil. Acertei 88 questões. Nem sabia que os erros eram abatidos dos acertos. Mas, Parabéns Maurício, você merece e realmente um Bom Curso ajuda muito. Parabéns Equipe Gran Cursos de BRASÍLIA-DF. Vou fazer contato.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo