A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (Concurso SEE/MG) publicou no final de 2017 o edital do concurso público que ofertou um total de 16.700 vagas de nível superior de Professor de Educação Básica- PEB e Especialista em Educação Básica- EEB para suprir os déficits nas carreiras e reforçar o quadro de pessoal da Secretaria.
Das oportunidades, foram disponibilizadas 16 mil vagas para o cargo de Professor de Educação Básica Regente de Aula, em diversas áreas de ensino, e 700 vagas para o cargo de Especialista em Educação Básica.
Na entrevista do Cheguei Lá de hoje, conversamos com nosso aluno mineiro, Alison Weliton da Silva Pereira, que logrou êxito na seleção, sendo aprovado em 1º lugar para o cargo de Professor de Educação Básica – PEB – Nível I – Grau A – Sociologia.
Ele conta que sua trajetória nos concursos públicos da área educacional foi motivada pela sua vocação de lecionar e no interesse em se tornar um servidor público para conquistar a estabilidade empregatícia. O aprovado frisa que estudava aproximadamente seis horas diárias e que, até durante as refeições, gostava de dar uma olhada no conteúdo.
“Lecionar é um “DOM”, por isso escolhi. Para este concurso da SEE/MG, eu dediquei 6 horas, sem falar as que não computava, bem como horário de almoço e café da manhã que fazia os dois ao mesmo tempo, ou seja, fazia a refeição juntamente com o estudo.”
Como o interesse do aluno era aliar a sua vocação de lecionar com os concursos públicos, antes do edital da SEE/MG ser publicado, ele já estudava as matérias que sempre são cobradas nesses concursos. Após a publicação do edital de abertura, ele conta que intensificou a preparação e renovou o ânimo para a jornada de estudos.
“Antes do edital, eu estudava conteúdos afins da carreira, como conhecimentos pedagógicos etc. Posteriormente intensifiquei. Lembrando que quando saiu o edital, eu zerei meu “caderninho de anotações”, comprei um novo caderno e comecei tudo novamente.”
Conciliando o trabalho com a preparação para o concurso, o aluno teve que ter disciplina para conseguir cumprir a meta de estudos e, para isso, utilizava todos os momentos livres que dispunha para resolver algumas questões ou revisar alguns assuntos. “Trabalho, com muita dificuldade, consegui utilizar cada minutinho que tinha para estudar. Mesmo que fosse apenas um minutinho mesmo.”
Alison comenta sobre os métodos de estudo que mais funcionaram com ele ao longo do processo de preparação. “Iniciei na data de publicação do edital até a data da aplicação da prova. Como técnica, eu utilizo o caderno para fazer os registros da aula, à medida que o(a) professor(a) ia falando. Outra técnica que sempre gostei é fazer os resumos, manuscrito, e colar na geladeira, paredes e portas de ambientes que eu sempre estou, para passar e sempre dar uma lidinha.”
“O curso teve um papel fundamental, com o Gran Cursos Online, pude ter acesso fácil e organizado das disciplinas e conteúdos do edital, sem precisar ficar procurando na internet e consequentemente perdendo o tempo que deveria estar estudando. O grande diferencial foi poder acelerar as aulas, tendo assim economia de tempo nas revisões.”
Estudando com o acompanhamento da plataforma do Gran Cursos Online o aluno conseguiu estudar de uma forma mais organizada, otimizar a sua preparação e polir seus conhecimentos para o concurso. “O curso teve um papel fundamental, com o Gran Cursos Online, pude ter acesso fácil e organizado das disciplinas e conteúdos do edital, sem precisar ficar procurando na internet e consequentemente perdendo o tempo que deveria estar estudando. O grande diferencial foi poder acelerar as aulas, tendo assim economia de tempo nas revisões.”
O aluno dá algumas dicas de estudo para quem está começando a estudar agora, ou mesmo para quem já estuda para concursos há algum tempo. “Regra: Contrate o cursinho do Gran Cursos Online, é top! Durante muito tempo estudei errado e só depois que comecei a estudar pela empresa, aí pude perceber que estudava errado.”
O aluno lembra como se sentiu ao ver seu nome figurando o topo da lista de aprovados em sua área. “Simplesmente: NÃO SEI EXPLICAR, foi muito louco!!! Fiquei sem reação, como se todos os meus neurônios estivessem parados, sem reação.”
Com o objetivo de conquistar novos horizontes na carreira pública, o aluno frisa que pretende seguir estudando. “Pretendo continuar estudando, inclusive já estou vendo outro curso pelo Gran Cursos Online que irei começar a estudar por ele.”
Por fim, ele deixa uma mensagem para aqueles que sonham em conquistar a aprovação:
“Quando o edital trouxer 1 vaga, pense bem, você precisa apenas de uma. Assim aconteceu comigo”
Prepare-se com quem tem tradição de aprovação em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
O melhor esta por vir
Esse parece uma bichona!
Sai do casulo, borboleta! kkkkk
Você não precisa só de uma vaga, vc precisa de uma vaga E do órgão não ser mal caráter e ficar anos com lista de aprovado e não nomear NINGUÉM, igual o TJMG. Esses depoimentos de fui aprovado povo adora se por como heroi batalhador de conto de fadas, mas a verdade é BEM mais dura.
Só cai nesses depoimentos concurseiro de primeira viagem, concurseiro calejado sabe que a estrada é MUITO mais do se esforçar e frases de efeito prontas q povo posta em rede social.