Com persistência e apenas um ano de preparação, Ana Carolyne alcançou o segundo lugar no concurso do MPU!

Avatar


06 de dezembro3 min. de leitura

Ana Carolyne Oliveira Luz, aprovada no cargo de Técnico do MPU no Ministério Público da União, conta que começou seus estudos há um ano, logo após terminar sua graduação. Segundo ela, no início, começou a pesquisar e trocar informações sobre o mundo dos concursos públicos com alguns amigos e percebeu que poderia ser um bom caminho a ser seguido. Logo após, investigou bastante sobre as áreas disponíveis dentro do serviço público e escolheu pela carreira administrativa que possui uma ligação maior com a sua área de formação. Após essa escolha, a aprovada conta que soube que o MPU estava com o concurso autorizado e focou-se integralmente para alcançar seu cargo no órgão.

A Paraense, natural de Xinguara, diz que, nos estudos pré-edital, utilizava ciclos de estudos que incluíram: revisões, resolução de muitas questões e leitura seca da lei. Segundo ela, montou planilhas no Excel para acompanhar seu desempenho e evolução durante todo o processo. Assim, ficou mais fácil ter um direcionamento para as matérias cujo conteúdo não estava sendo fixado de forma adequada e pôde fazer um planejamento mais coeso de seus estudos.

Após a divulgação do edital, ela fez adaptações em sua rotina de estudos com as matérias cobradas no certame e aumentou o número de questões, mapeando, assim, a tendência da banca nas últimas provas similares.

A aprovada conta também que no meio do caminho houveram algumas perdas de foco, pois foi movida pela vontade de trabalhar e acabou fazendo alguns concursos que tiveram editais divulgados fora do escopo da área que tinha estipulado no início de sua jornada. Apesar disso, conseguiu ser aprovada em uma dessas seleções que participou e está esperando a nomeação. Após a aprovação, ela conta que pôde voltar ao seu foco inicial, o tão aguardado certame do MPU. Durante esse período ela fez outras provas da banca Cebraspe, que foi organizadora do certame do MPU, o que a fez ganhar experiência e tranquilidade para direcionar seus estudos para onde estava errando e cometendo mais deslizes nos exames. Nas palavras da aprovada, “[…] tive algumas perdas de foco no meio do caminho, fui atraída por concursos que tiveram editais divulgados e estava com uma vontade imensa de trabalhar logo. Assumi esse risco – o que não é recomendável, visto que eram concursos de áreas diferentes. Tive a graça de ser aprovada dentro do número de vagas, mas ainda não fui nomeada, o que me deu tempo de voltar ao foco: MPU. Fiz algumas outras provas da banca Cespe. Com isso adquiri alguma experiência em relação à banca. Sempre me atentando para as minhas maiores dificuldades, onde eu estava errando mais. Essa visão guia os meus ciclos, principalmente as revisões (leio os meus grifos e anotações no material) e resolução de questões.”.

Ela ainda conta que o Gran Cursos Online a ajudou imensamente em todo o trajeto até a aprovação, principalmente, na véspera do certame em que participou do aulão de véspera organizado pela organização chamado Gran Dicas. “Bastante conteúdo de qualidade, muito bem direcionado, objetivo e assertivo.”, destaca a aluna. Contudo, para Ana, a aprovação para o cargo de Técnico não acabou com sua vontade de galgar cargos maiores. Ela diz que ainda continuará estudando para conseguir ser aprovada para o cargo de Analista.

“Aprenda a aprender! E isso leva um tempo mesmo. É importante identificar o seu perfil, o que mais funciona pra você, as técnicas que realmente te fazem aprender. Os erros também são importantes, pois saber o que NÃO funciona, faz muita diferença.”, esse é o conselho da aprovada para os que estão no início de sua caminhada rumo à aprovação.

Enxergar seu nome na lista dos aprovados foi uma das maiores conquistas para ela. Como reforça a aluna, “Foi incrível. Olhei muitas vezes pra ver se estava certo. A sensação é de dever cumprido! Pude ver que realmente todo o esforço e abdicação valem a pena, que é plenamente possível e alcançável.”.

Para os que, assim como ela, desejam chegar lá, Ana deixa uma mensagem de motivação:

Reafirmar o que muitos dizem: NÃO DESISTA!! Tenha foco e a sua aprovação chegará. Com esforço, dedicação e os métodos de estudo que efetivamente funcionam pra você, a vitória é só questão de tempo. E as coisas acontecem no tempo certo… cada pessoa tem um ritmo. Você vai ver o seu nome na lista dos aprovados, no seu tempo, no órgão certo, no cargo ideal pra você. Mantenha a fé… e a ralação!!

 

Quer ler mais histórias inspiradoras? Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

 

Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Parabéns! Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2018: confira aqui os certames previstos ainda para este ano!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para o próximo ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


06 de dezembro3 min. de leitura