Determinação e um acompanhamento direcionado para o concurso foram os segredos da aprovação de Carlos Alexandre na SEDUC AL

Avatar


04 de julho5 min. de leitura

No final de 2017, a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas publicou o edital de abertura do concurso público que trouxe a oferta de 850 vagas para a carreira de Professor. Sob os cuidados do Cebraspe, o certame trouxe oportunidades em diversas áreas/especialidades da carreira.

Na entrevista do Cheguei Lá de hoje, conversamos com o GRAN aluno alagoano, Carlos Alexandre Araújo dos Santos, que logrou êxito na seleção, conquistando a aprovação para o cargo de Professor de Física da Secretaria. O entrevistado iniciou o nosso bate-papo falando sobre as vantagens de ser um servidor público. Entre elas, ele destacou a segurança financeira e a estabilidade empregatícia, que também acaba por fornecer uma segurança para a vida dos servidores.

“Optei pela carreira pública em busca de segurança financeira. Também para poder deitar a noite e dormi sem a preocupação de chegar ao trabalho no dia seguinte e receber a notícia de minha demissão.”

O aprovado conta que se predispôs a estudar para concursos públicos há aproximadamente 3 anos. Mas revela que, inicialmente, as jornadas de estudos não foram tão produtivas e proveitosas pelo fato de que estudava sozinho e não era familiarizado com muitas das disciplinas cobradas nos certames. Além disso, ele destaca que não muitas vezes era difícil saber o que priorizar em cada matéria em meio a tantos assuntos.

“Quanto aos estudos, divido o tempo em dois períodos: Um antes e o outro depois de conhecer o Gran Cursos Online. Há uns três anos, antes de conhecer o Gran, comecei a estudar por conta própria mas não deu certo! Então, há cerca de dois anos, resolvi investir meu tempo e dinheiro em uma preparação mais profissional foi quando conheci o Gran Cursos Online, então, estudo há aproximadamente DOIS ANOS.”

O aluno destaca que sua preparação foi bastante ordenada. Num primeiro momento, antes do edital ser publicado, ele lembra que se concentrou nas matérias específicas e, assim que o edital foi publicado, se concentrou em tentar aprender e memorizar todos os tópicos de legislação que estavam presentes no conteúdo programático. Pelo fato de ter prestado concurso para sua área específica de formação, o aluno conta que uma de suas estratégias foi justamente se aperfeiçoar na parte geral de legislação, já que nas disciplinas específicas certamente a concorrência seria muito equilibrada.

“No período pré-edital dei atenção as matérias específicas, principalmente aos conteúdos mais fáceis. Após a publicação do edital voltei minha atenção, quase que exclusivamente, para as matérias de legislação as quais, a meu ver, fariam a diferença, pois em um concurso no qual você está concorrendo com pessoas com a mesma formação que a sua, muitos candidatos tendem a apostar todas as fichas nas matérias específicas, negligenciando assim a parte geral de legislação.”

O aluno conta que durante a sua jornada de estudos ficou desempregado e teve que buscar alternativas para estruturar sua vida e sua renda sem comprometer muito os estudos, que já eram sua prioridade. Além disso, ele frisa que em muitos dos momentos livres que dispunha tinha que se dividir entre os livros, videoaulas e cuidados com a sua filha.

“Fiquei desempregado em Dezembro de 2017. Então comecei a trabalhar como motorista de aplicativo, apenas para custear despesas básicas da rotina e dos estudos. Desta forma eu trabalhava apenas o suficiente para conseguir a grana para algumas despesas como água, energia e alimentação. Após levantar a grana, imediatamente eu retornava para casa e começava a estudar. Então, eu não tinha um horário específico para estudar, estudava sempre que aparecia uma folga, mas normalmente essa folga ocorria no período da tarde, que era o horário no qual ficava com minha filha, então tinha que conciliar.”

O aluno destaca que seus estudos para as disciplinas específicas foram realizados através de revisões direcionadas para alguns conteúdos bem específicos. Ele lembra que utilizou a técnica do ciclo de estudos que foi divulgada no Blog Gran Cursos Online. “Para as específicas dediquei pouco tempo, por volta de 1h a 2hs por dia, durante dois meses, do pré-edital. Basicamente, o que fiz foi uma revisão de alguns conteúdos bem específicos (os mais fáceis), dado que não seria possível estudar todo o conteúdo visto na universidade. Para isso utilizei a técnica do ciclo de estudo que peguei no blog do GRAN. Essa técnica foi, sem dúvida nenhuma, a que melhor se encaixou com os meus horários de estudo que não eram nada rígidos.”

Trilhando sua caminhada de preparação com o acompanhamento do Gran Cursos Online, o aluno pôde ver o seu progresso nos estudos, o que ficou ainda mais evidente quando o seu número de acertos em questões e simulados progrediu consideravelmente. Ele atribui muito disso à expertise da empresa no segmento dos concursos públicos, à qualidade da plataforma e ao qualificado corpo docente que ministra as aulas com uma didática ímpar.

“A partir do momento que comecei a estudar com os professores do Gran Cursos Online, para mim foi ficando cada vez mais evidente o salto de qualidade que estava dando em meus estudos. Meu aproveitamento nas resoluções de exercícios começou a subir consideravelmente chegando, em alguns disciplinas, a mais de 80% de acertos. As dicas de estudo são simplesmente espetaculares, o nível de assertividade das dicas no momento da prova fez-me rir muitas vezes ao bater os olhos nas questões.”

“Professores de altíssimo nível com metodologias de ensino avançadas, Material de apoio de excelente qualidade, equipe técnica de nível superior e plataforma online bastante agradável e intuitiva. A partir do momento que comecei a estudar com os professores do Gran Cursos Online, para mim foi ficando cada vez mais evidente o salto de qualidade que estava dando em meus estudos. Meu aproveitamento nas resoluções de exercícios começou a subir consideravelmente chegando, em alguns disciplinas, a mais de 80% de acertos. As dicas de estudo são simplesmente espetaculares, o nível de assertividade das dicas no momento da prova fez-me rir muitas vezes ao bater os olhos nas questões. Os recursos que mais utilizei foram os slides; as aulas degravadas; a aceleração de vídeo e o banco de questões sem dúvida foram fundamentais.”

O aluno elenca algumas dicas para quem está começando a estudar agora e deixa alguns conselhos que também são de grande valia para quem já estuda e busca seu lugar ao sol na carreira pública.

“1ª- Elimine os achismos. Pare de pensar “acho que isso não vai cair”, pois o candidato classificado, de verdade, espera sempre o melhor, mas se prepara para o pior. 2ª- Seja honesto consigo mesmo. Pois não dá para culpar a concorrência ou a banca examinadora por aquilo que só você podia fazer. 3ª – Faça sua parte. Estude, resolva questões, revise e revise principalmete quando você pensar que sabe, pois os erros mais comuns acontecem quando pensamos saber. 4ª- Seja realista e encontre um método ou técnica de estudo que melhor se encaixe em sua rotina. Não adianta estabelecer uma programação de estudo que será quebrada todo o tempo. 5ª- Faça o que os professores estão mandando e do jeito que estão mandando.”

O aluno se sentiu aliviado com sua conquista e teve um grande orgulho de olhar pra trás e ver que sua jornada de esforços e dedicação em prol do certame lhe rendeu bons frutos. Apesar de satisfeito com a conquista, ele ainda sonha em conquistar novos horizontes na carreira pública que proporcionem uma melhoria salarial. “Senti uma felicidade inexplicável e um grande alívio. Mas continuarei estudando, pois almejo um cargo em um Tribunal federal.”

Disposto a colaborar com os colegas depois de sua experiência positiva neste concurso, o aluno dá algumas dicas para os concurseiros que também sonham em conquistar a sua vaga:

“Tenha fé, em Deus e no seu potencial, Pois, assim, está escrito “Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaías 40:30,31”


Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Parabéns! Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


04 de julho5 min. de leitura