Sabendo priorizar as matérias certas, David Montenegro foi aprovado no TRE BA com um mês de estudo direcionado

Avatar


28 de Setembro de 2017

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE BA) publicou em junho deste ano o edital do concurso público que ofertou vagas imediatas de nível médio e superior, para prover cargos das carreiras de Técnico e Analista Judiciário da estrutura funcional do Judiciário Eleitoral Baiano. Além disso, foi formado um amplo cadastro de reserva que será utilizado ao longo da validade do concurso, que é de dois anos.

O “Cheguei Lá” dessa semana recebe o baiano, David Mendonça Montenegro, aluno do Gran Cursos Online, que conta nesse bate-papo um pouco da sua trajetória no universo dos concursos públicos e da sua preparação para o concurso do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia 2017, concurso no qual conquistou a aprovação para o cargo de Técnico Judiciário – Especialidade: Segurança Judiciária.

Assim como a maioria das pessoas que sonham com a carreira pública, os grandes fatores que motivaram David a se dedicar para conquistar sua aprovação foram a estabilidade empregatícia e os bons salários oferecidos no funcionalismo público.

O aluno lembra que sua jornada nos concursos públicos teve início há 10 anos e, ao longo desse período, realizou provas de concursos e acumulou uma certa experiência nessa área. Ele frisa que durante todo esse período realizou provas de áreas variadas e estudou sem um direcionamento específico para um cargo ou área da carreira pública.

Quando o edital do TRE-BA foi então publicado, David estava em meio a sua preparação para o concurso da Embasa. Com isso, não fez uma preparação pré-edital específica para o TRE BA. Mas logo que a prova da Embasa foi aplicada, ele decidiu continuar cumprindo suas horas de estudo e redirecionar o seu foco e as suas energias para este novo concurso, pois sabia que o Judiciário Eleitoral Baiano era um órgão que valia muito a pena.

“Depois que passou a prova da Embasa, consegui manter um ritmo de estudo de 8 a 10 horas por dia, por quase todos os dias. Por uns três dias antes da prova me dediquei apenas a resolver questões de concursos anteriores, mas somente sobre o conteúdo específico.”

O aluno lembra que, como dispunha de pouco tempo de estudo até a realização da prova, teve que criar uma tática de estudos que priorizasse o que valeria mais a pena, de acordo com o peso de cada matéria no conteúdo programático. “Me dediquei muito mais à prova de conhecimentos específicos, pois esta tinha um peso três vezes maior do que conhecimentos gerais.”

Como o entrevistado tinha a disponibilidade de utilizar seu tempo integralmente para se dedicar para o concurso, cumpria um cronograma de estudos rígido e aproveitava para se preparar para o TAF (Teste de Aptidão Física), pois o cargo Técnico Judiciário – Especialidade Segurança Judiciária também prevê essa etapa para os aprovados na prova objetiva.

Ele lembra que a técnica de estudos utilizada para se preparar para o concurso se baseava em algumas técnicas bem tradicionais, mas que são muito eficientes, como assistir as videoaulas do Gran Online para entender o conteúdo, depois se aprofundar nesses assuntos através da leitura dos materiais em PDF e fazer questões de concursos anteriores para identificar suas deficiências no conteúdo.

“Eu diria que 70% do meu tempo de estudo foi dedicado ao conteúdo específico, até porque foram assuntos que nunca havia estudado antes. Meu método foi estudar primeiro todo o conteúdo específico das vídeoaulas do Gran Cursos Online, após isto li todo o conteúdo específico com os materiais em PDF. Depois estudei o que pude dos conhecimentos gerais, priorizando Português, que tem mais questões, e assuntos que eram novidade para mim, como alguns tópicos de Informática.”

O aprovado lembra que se manteve focado e motivado para conquistar seu objetivo até na semana que antecedeu o concurso, utilizando todos os recursos tecnológicos que a plataforma do Gran Cursos Online oferecia para revisar o conteúdo, sanar as últimas dúvidas e aprimorar sua preparação a poucos dias da prova.

“Na semana da prova li os materiais em PDF do conteúdo específico do Gran Cursos Online, como uma revisão, e fiz questões no Gran Cuca de tópicos específicos, procurando item a item dos tópicos que formavam os assuntos específicos. Nos últimos dias, até o sábado, resolvi questões de provas antigas de outros Tribunais para o cargo de Segurança.”

“Acredito que ter em mãos, de forma didática e prática, quase todo o conteúdo, principalmente do conteúdo específico, me ajudou muito a conseguir cobrir quase todo os assuntos do edital. O material do Gran Cursos Online otimizou meu tempo de estudo, que foi muito restrito, e sem dúvidas me possibilitou estar entre os top 20 para este concurso.”

O aluno teve o acompanhamento do Gran Cursos Online durante a sua preparação e destaca que a plataforma proporciona uma preparação completa para o candidato e fez uma grande diferença para sua evolução nos estudos, mesmo em pouco tempo. “Acredito que ter em mãos, de forma didática e prática, quase todo o conteúdo, principalmente do conteúdo específico, me ajudou muito a conseguir cobrir quase todo os assuntos do edital. O material do Gran Cursos Online otimizou meu tempo de estudo, que foi muito restrito, e sem dúvidas me possibilitou estar entre os top 20 para este concurso.

Ele destaca que o acelerador de vídeos e o Gran Cuca foram essenciais para que conseguisse avançar nos assuntos das disciplinas, já que dispunha de pouco tempo até a realização da prova. “O recurso mais importante para mim foi o acelerador de vídeo, que usei em todas as aulas. Caso contrário estudaria 30% menos conteúdo, sem dúvidas. Outro recurso que me ajudou bastante a ter um diferencial com relação aos demais candidatos foi o Gran Cuca, onde pude revisar e praticar meus conhecimentos, além de ter uma noção muito boa de como os assuntos eram cobrados nas provas.”

O aluno frisa que os concurseiros, de primeira viagem ou não, precisam estar atentos ao edital do seu concurso e a todas as informações relevantes que constam no documento de abertura do certame, como peso das provas, conteúdo programático, lotação e número de vagas. Somente com essas informações mapeadas é possível traçar as prioridades do seu planejamento de estudos.

“O ideal é sem dúvida cobrir todo o conteúdo exigido, revisar tudo, e praticar questões de todo o conteúdo. Mas essa forma ideal de estudo é difícil de atingir, devido ao tempo restrito. Aí vem as priorizações, priorizar conteúdos que você precisa melhorar, ou não sabe nada, e as questões que têm maior peso.”

Depois da intensa preparação para o concurso e depois de muitas privações durante esse período, o aluno conta como se sentiu ao ver seu nome na lista de aprovados do concurso e que irão para a próxima fase do concurso. “A sensação é de dever cumprido. De que o esforço e sacrifício valeram a pena.”

Mesmo estando muito satisfeito com o seu resultado positivo no certame o aluno não pretende parar por aí. Ele conta que o seu foco atual é o TRF 1, que está com edital publicado e é um excelente concurso.

Por fim, ele deixa um recado para os concurseiros que estão em busca da tão sonhada aprovação:

“Persevere, acredite em você, se esforce e faça merecer. Tenha coragem, de ao menos tentar… Seja positivo, vá para a prova sabendo que você estudou o que pôde e que tem condições concretas de ser aprovado. Esqueça a concorrência, na prova é você contra você mesmo, porque se você realmente se preparou adequadamente, se esforçou ao máximo para aquele objetivo e conseguir estar totalmente atento na hora de aplicar o que estudou na prova, a sua pontuação será alta e a chance de estar dentro são enormes. Em concursos a aprovação só não chega se você desistir de tentar, se não estudar ou se estudar com material inadequado. E lembrando que alguns sacrifícios são necessários quando se quer estar tão preparado quanto possível para a prova, principalmente depois do edital publicado e com prova à vista.”


Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Parabéns! Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros​​

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
garantia-de-satisfacao-30

Avatar


28 de Setembro de 2017