Inspire-se com a trajetória da Deborah Araújo, aprovada no TRF 5 e no TST com apenas cinco meses de estudo!

Avatar


08 de junho3 min. de leitura

Cinco meses de estudo e um objetivo em mente: conseguir uma aprovação que satisfizesse o desejo de ter um bom lugar para trabalhar. A aluna do Gran Cursos Online Débora Araújo, assim, chegou aonde mais queria. Foi aprovada nos concursos do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5), neste último, em 4º lugar. “Acabei optando (pela carreira pública) por falta de oportunidade melhor na iniciativa privada. Apesar de ser formada em Engenharia Química pela Universidade de Brasília (UnB), me encontrei na situação de muitos brasileiros com a atual crise econômica: falta de emprego. Escolhi o judiciário pela proximidade dos concursos que estavam abrindo e pelo histórico de muitas nomeações”.

Segundo o professor da casa Rodrigo Cardoso, atualmente servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT 10), o que motivou Déborah realmente é um ponto a ser considerado por quem deseja ingressar na carreira pública. “Uma das vantagens de estudar para o Judiciário Federal é o número de candidatos que são nomeados. Geralmente, são convocados para assumir cargo mais de quinhentos aprovados para cada concurso. Então você deve começar logo a estudar, pois o Poder Judiciário nomeia bastante! Somos mais de cem mil servidores”, afirma o especialista (leia mais aqui).

O professor ainda comenta que o Judiciário possui uma das melhores carreiras para se trabalhar. “Qualquer área que você for trabalhar irá realizar-se profissionalmente. Eu comecei a trabalhar no TRT da 10ª região em 2005, logo após o término do curso de Direito e, pensei que iria ficar por pouco tempo, pois pensava em fazer concurso para magistratura. Com o passar do tempo, fui gostando tanto de minha atividade que parei de fazer concurso. Sou muito feliz em ser servidor da Justiça do Trabalho!”.

Leia, a seguir, detalhes da jornada que a aluna do Gran Cursos Online Déborah Araújo atravessou para garantir as aprovações nos concursos do TST e do TRF 5, ambos para os cargos de Técnico Judiciário – Área Administrativo (TJAA):

Como era sua rotina de estudos pré-edital? O que mudou após a publicação do edital?

Antes do edital do TST, adaptei a minha rotina para conseguir ver todos os itens cobrados nos editais anteriores. Após a publicação, direcionei o meu tempo para cobrir as lacunas dos temas que eu não estudei e intensifiquei as revisões. Meus ciclos de estudo eram de 45 minutos e de 15 de descanso, totalizando de seis a sete horas líquidas por dia. Para o TRF 5, o meu trabalho consistiu em adaptar o que seria cobrado no concurso a partir do meu estudo anterior para o TST.

Você tinha alguma outra atividade além dos estudos? Como conseguiu conciliar os horários?

Não trabalhei nesse período e por isso me considero privilegiada. No entanto, nunca estudei mais de 10 horas por dia por acreditar sempre na qualidade do estudo e não na quantidade. Apesar do tempo mais livre apenas para o estudo, acho importante não se esgotar totalmente e não perder a constância de estudo, que pode ser muito mais proveitosa a longo prazo.

Quanto tempo você se dedicou para as matérias específicas do concurso? Quais técnicas você utilizou?

Procurei organizar e esquematizar o meu estudo com base no edital. Eu estudava duas matérias por dia com base em um horário, intercalando leitura de PDFs, videoaulas e exercícios. Estabeleci metas para as minhas questões com porcentagem de acerto de mais de 85%. As revisões eram por meio de resolução de questões e revendo os vídeos. Também utilizei bastante os vídeos de Treinamento Intensivo com aulas ao vivo do Gran Cursos Online (saiba mais sobre o Treinamento Intensivo aqui).

Como o Gran Cursos Online ajudou você a conquistar o cargo dos sonhos? Quais recursos você acredita que foram essenciais?

Em primeiro lugar, soube pelo blog do Gran Cursos Online da provável abertura dos editais. Comecei a estudar apenas por PDF e senti uma defasagem em relação às aulas gratuitas que eram ministradas no projeto “Treinamento Intensivo”. Aderi, então, à assinatura anual e pude ter acesso a todo o conteúdo do Gran Cursos Online, facilitando, e muito, todas as minhas etapas de estudo: da teoria às aulas em PDF e online e aos treinamentos de revisão.

Você poderia dar algumas dicas de estudo para quem está começando a estudar agora, ou mesmo para quem já estuda há algum tempo?

A minha maior dica é: seja organizado! Procure dedicar um tempo à leitura e sistematização do edital. Faça um planejamento adequado e se mantenha fiel a maneira que você se adéqua melhor ao seu estudo. No meu caso, estudando em ciclos de 45 minutos e de 15 de descanso pude me concentrar melhor e prolongar as horas de estudo.

Descreva a sua sensação ao ver seu nome na lista de aprovados?

Tive uma sensação de felicidade e sensatez. Me mantive com os pés no chão, pois sei que a caminhada é longa e o percurso duvidoso. Já tive decepções com outros concursos anteriormente, e que me fizeram encarar todo esse processo como uma trajetória longa, na qual você tem que se manter motivado e não perder os hábitos de estudo.

Deixe uma mensagem para aqueles que almejam chegar aonde você chegou:

Foco, pessoal! A caminhada é longa e o percurso acidentado, mas a vista é simplesmente deslumbrante! Nos vemos no serviço público!!

 

Confira abaixo a entrevista em vídeo da aprovada:

 

 

 

Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Parabéns! Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


08 de junho3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

cheguei lá