“Estudar é minha rotina, meu estilo de vida e contra isso não há barreiras.” Conheça a história de Helder Souza, aprovado para Analista Judiciário (TI) no STM

Avatar


29 de Junho de 2018 4 min. de leitura

O quadro de entrevistas Cheguei Lá recebe hoje um aluno que vem trilhando há alguns anos sua caminhada nos concursos públicos. Nosso aluno baiano que hoje é radicado em Brasília, Helder Souza Lima, é Analista de Sistemas e, inicialmente, se motivou a ingressar na carreira pública pelo fato dos concursos públicos serem a forma mais isonômica de um processo seletivo. Com essa ideia em mente já há alguns anos, o aprovado vem se dedicando para os certames em sua área e trilhando sua trajetória em diversos órgãos. Nessa entrevista, ele retorna especificamente para falar de sua mais recente aprovação no concurso do STM para o cargo de Analista Judiciário – Especialidade: Análise de Sistemas.

“Já faço concursos a algum tempo. Já fui empregado público na INFRAERO e no SERPRO, já fui servidor no INSS, INCRA, TRE-AP e atualmente no Ministério do Planejamento, sonhando com minha nomeação no STM. Escolhi a carreira pública por uma simples razão: meu sucesso só depende de mim mesmo.”

O aprovado comenta que estava em busca de uma oportunidade em sua área de formação em algum certame do Judiciário, por isso se preparava para o concurso do TST. Após a passagem do concurso do TST ele conta que seguiu com o seu cronograma de estudos de forma mais moderada e pouco tempo depois se deparou com a publicação do edital do concurso do STM. Com essa nova oportunidade na praça ele decidiu colocar o certame como sua prioridade, procurar um apoio especializado para a preparação e estudou com dedicação.

“Já vinha me preparando para o concurso do TST. Após a prova, permaneci estudando, mas em um ritmo mais tranquilo. Quando saiu o edital do STM, busquei um material diferente do que já vinha estudando. Foi então que conheci o material do Gran Cursos Online. Me concentrei nas videoaulas das matérias básicas para reforçar o conhecimento que já tinha e isso foi fundamental para minha aprovação.”

O aprovado comenta que durante a preparação teve que se dividir entre o trabalho e os estudos. Ele comenta que com responsabilidade e foco no objetivo é possível conciliar ambas atividades e é muito interessante que o concurseiro aproveite todos os momentos possíveis para se aperfeiçoar em busca do seu sonho. Apesar de todo o seu foco estar direcionado para o concurso ele frisa que não dispensava os momentos de lazer com a família.

“Sou servidor no Ministério do Planejamento. Analista em TI. Trabalho 8 por dia, então o meu tempo para estudo é bem reduzido. Para o STM, mantive minha rotina de estudo. Uma hora e meia no intervalo do almoço e sempre assistindo as videoaulas no metrô. São 40 minutos na ida e 40 minutos na vinda. Esse é um tempo precioso que teoricamente seria perdido, mas consegui converter em um tempo realmente efetivo de estudo. Com edital ou sem edital, sempre estudo no metrô. Nas 4 semanas que antecederam a prova, intensifiquei a preparação estudando também aos domingos. Não estudo aos sábados, pois sou adventista e também não estudo à noite em casa. Quando chego do trabalho o meu tempo é para minha esposa e meus 2 filhos.”

Como o aluno não tinha de muito tempo livre para dedicar durante longos períodos na preparação, ele teve que pensar em táticas de estudo que fossem eficientes para ele dentro do tempo que dispunha. Dentro das técnicas ele procurou utilizar aquelas que tomavam menos tempo e eram mais proveitosas para sua memorização. Ele destacou os mapas mentais.

“De fato, o meu tempo para estudo é bem reduzido, se resumindo ao intervalo de almoço e ao tempo no metrô. Duas técnicas, que incluí na minha rotina de estudo, definitivamente mudaram meu rendimento na parte específica. Primeiro abandonei os resumos lineares e passei a fazer mapas mentais. Sem sombra de dúvida, os mapas mentais são um instrumento poderoso para memorização e revisão. Em segundo lugar passei a dividir meu tempo em mais matérias. Antes estudava uma ou duas matérias por vez. Hoje estudo várias matérias num dia. Tinha o receio de não conseguir gerenciar todas essas matérias, mas o que ocorreu foi exatamente o oposto. Ao dividir o tempo, consigo estudar mais, otimizar melhor meu tempo e ainda consigo mais disposição para estudar. Quando passo de uma disciplina para outra, parece que a mente busca um fôlego extra.”

O aluno, que já conhecia outros cursos preparatórios, desta vez decidiu investir no material do Gran Cursos Online para sua preparação para o STM. Agora, satisfeito com a experiência que teve, destaca os pontos positivos e fala como a plataforma foi importante para a conquista.

“Sempre utilizei o material de um concorrente, mas desta vez senti a necessidade de mudar a visão, de buscar um material diferente. Foi com este objetivo que comprei o material do Gran Cursos Online e qual foi a minha surpresa ao me deparar com excelentes professores tais como Rodrigo Cardoso, Aragonê Fernandes, Tereza Cavalcanti, Glauber Marinho entre outros. O Gran está de parabéns pela qualidade dos seus professores e pela qualidade dos vídeos e do material didático produzido.”

O aprovado comenta muito sobre acreditar em si mesmo deixa algumas dicas de estudo para quem está começando a estudar agora, ou até mesmo para as pessoas que já enfrentam as seleções públicas há algum tempo.

“Mais importante de tudo é acreditar que é possível. Vejo muitas pessoas desistindo, se questionando se são realmente capazes de passar em um concurso público. Se você acredita, passar é uma questão de tempo, mas se você duvida, nada vai acontecer. É plenamente possível ser servidor público para qualquer pessoa. O quanto se quer isso vai determinar se a aprovação será mais cedo ou mais tarde. O sucesso nos concursos é diretamente proporcional a quanto se quer isso e quanto de dedicação se está disposto a colocar. Aos que estão iniciando, acho importante dizer que os primeiros concursos são para calibrar a técnica. Continuem persistindo e a aprovação virá.”

Convicto de que a sua ascensão profissional é e sempre será resultado da sua dedicação, o aluno comenta que está muito feliz e realizado com sua conquista, mas frisa que segue estudando. “Continuo estudando da mesma maneira. Meu foco são os cargos de TI do ciclo de gestão. Obviamente, estes cargos requerem preparação de longo prazo.”

Em poucas palavras ele tenta resumir a sensação ao ver seu nome na lista de aprovados do concurso.”Cada aprovação é sempre um momento de muita emoção. É difícil controlar a ansiedade quando se tem a expectativa de aprovação, o pós-prova é de muita ansiedade. Contudo, quando se vê o nome na lista, a sensação é extasiante e certamente, esta experiência de vitória compensa toda dificuldade, todo sacrifício.”

Por fim, ele frisa que esforço e perseverança são essenciais para um concurseiro e deixa alumas palavras de motivação para as pessoas que buscam a aprovação.

“Ser servidor público é plenamente possível para qualquer pessoa. Esforço e perseverança são mais determinantes que a inteligência ou atributos pessoais. Neste sentido, minha meta agora são os mais altos cargos das carreiras de TI e tenho a plena convicção de que isso vai se tornar real, pelo simples fato de que estudar é minha rotina, meu estilo de vida e contra isso não há barreiras.”


Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Parabéns! Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online

2


Tudo que sabemos sobre:

cheguei lá histórias de aprovados STM


Comentários (2)

Avatar Rigoberto 5 de Julho de 2018

Tomara que tenha dinheiro pra tirar essa barba de mendigo agora…

 Responder

Avatar Hugo 26 de Julho de 2018

O cara já é servidor…

 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *