Com dedicação e preparação focada, Henrique Ribeiro foi aprovado no concurso do MRE

Deixe seu like:

Avatar


06/06/2017 | 18:28Atualizado há 2454 dias

Saiu esta semana, no Diário Oficial da União (DOU), a nomeação dos 60 aprovados no concurso do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para o cargo de Oficial de Chancelaria. Confira, a seguir, a história de mais um ex-aluno do Gran Cursos Online que está na lista dos novos servidores do órgão.

“Esse é o cargo que sonhei por décadas”, conta o servidor Henrique Ribeiro, nomeado na última sexta-feira (2) para finalmente assumir o cargo. “Ver meu nome na lista dos aprovados foi a maior alegria que vivi”.

Henrique optou pela carreira pública por considerar uma área com muitas oportunidades. Focado no concurso do MRE, o aprovado começou a estudar com antecedência para se preparar melhor. “Meus estudos específicos para o MRE duraram oito meses em regime exclusivo, mas mesmo antes da publicação do edital, eu já estudava as matérias do último concurso”, conta.

Para dar conta das demandas de estudo, o concursado, que na época era servidor da Anac, reservava as horas livres após o expediente. “eu malhava e ia para casa, onde montei o meu QG de estudo e tinha silêncio para estudar”, diz.

“Quando saiu, fiz meu esquema de estudos baseado especificamente nas matérias que caíram na prova”, comenta o futuro Oficial de Chancelaria. Como uma das táticas, ele lembra de ter estudando a banca do certame (FGV) à exaustão. “Fazia na base de 200 a 300 exercícios por dia até completar todas as questões que a banca já havia cobrado sobre um determinado tema”, relata.

Para a parte específica do edital, Henrique relacionou o seu tempo dedicado às disciplinas aos pesos de cada uma na prova. “Proporcionalmente, fiz um estudo sobre o peso de cada matéria na prova e distribuí meus estudos de acordo. À medida que eu avançava nos estudos eu adaptava os horários à minha realidade para ganhar dinamismo”, explica. “Utilizei muito mapa visual, que realmente ajuda muito, especialmente em direito e AFO”, completa.

Para evitar imprevistos na hora da prova, Henrique também adotou um método para driblar possíveis dificuldades na hora da prova: “mesmo nas horas de ‘descanso’ eu fazia alguns exercícios no tablet para acondicionar o cérebro ao raciocínio em momentos que não são ideais, para evitar o branco”.

Apesar de se esforçar nos estudos, ele defende que ter um tempo para outras atividades também faz parte de uma boa estratégia de preparação para concursos. “Não pense que sacrificar a sua vida social por completo é a chave para passar”, argumenta. “Se permita sair e espairecer, o que realmente conta é a qualidade do estudo”, aconselha o aprovado.

Henrique ainda acrescenta a importância de adaptar o estudo para a própria realidade, torná-lo dinâmico e fazer dele um aliado para o dia a dia. “Fazer esquema visual da matéria ou até mesmo se gravar lendo o texto da matéria são boas dicas, pois assim, até mesmo na academia malhando ou no carro dirigindo você pode estudar sem precisar de um livro na mão”. O Gran Cursos Online também oferece audioaulas para facilitar o acesso do aluno ao conteúdo do edital.

“Tem que ser objetivo: pegar o edital, fazer um plano de estudo, fazer exercícios e transformar a matéria em uma etapa divertida”. No fim das contas, segundo ele, a melhor dica para quem está estudando para concursos é aprender consigo mesmo. “Se conheça, siga sua própria receita,  seu sucesso depende de você”.

Confira a entrevista em vídeo realizada com o nosso ex-aluno: 

 

Gostou dessa história? Você pode ser o próximo aprovado! Conheça os cursos do Gran Cursos Online e não perca tempo. Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

E se você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online, responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso com quem está na mesma jornada!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

 

garantia-de-satisfacao-30

Deixe seu like:

Avatar


Equipe do Gran Cursos Online


Tudo que sabemos sobre:

cheguei lá