Com muita motivação e disciplina nos estudos, Matheus foi aprovado no TJMG com apenas 3 meses de estudo

Avatar


26 de Abril de 2018

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no primeiro semestre de 2017 o edital do concurso público que ofertou 15 vagas imediatas, além de formar cadastro de reserva, para os cargos Oficial de Apoio Judicial (Justiça Comum e Juizado Especial) e Oficial Judiciário (Comissionário da Infância e da Juventude).

No Cheguei Lá desta semana recebemos nosso aluno de Ipatinga/MG, Matheus Barcelos Gomes, que estudou para o concurso do TJMG por apenas 3 meses, mas que com muita dedicação e com o apoio especializado da plataforma do Gran Cursos Online. Agora após o resultado final do concurso e constatação da sua aprovação em 12º lugar para o cargo de Oficial de Apoio Judicial, Matheus conta através deste bate-papo sobre suas aspirações dentro da carreira pública e sobre como foi o seu processo de preparação para este concurso.

O aluno, estudante de Direito, relata que a vontade de ingressar em uma carreira pública veio motivada pela conquista da estabilidade empregatícia e de uma boa remuneração. Além disso, viu neste concurso a possibilidade de ingressar em uma boa carreira pública para, posteriormente, ter uma segurança se preparar para o cargo público dos seus sonhos, o de Delegado de Polícia.

“Optei pela carreira pública pela estabilidade e os salários atrativos, mas principalmente para conseguir conciliar os estudos para o cargo que almejo, trabalhando, o que seria mais dificultoso na iniciativa privada. Estudei 3 meses para o TJMG.”

O aluno conta que inicialmente estudava para um concurso municipal, de menor expressão, mas quando se deparou com a publicação do edital do concurso do TJMG, viu que aquela seria uma excelente oportunidade de ingressar no Judiciário mineiro e, assim, poder trilhar com calma sua caminhada de estudos para o cargo de seus sonhos. “Antes do edital estudava apenas para um concurso Municipal, estudava muito pouco. Após a publicação direcionei os estudos, e fui aumentando a carga horária de estudos diários progressivamente.”

Na época da sua preparação para o concurso, o aluno estava em meio a sua graduação e foi muito disciplinado para cumprir diariamente e, com muita responsabilidade, o cronograma de estudos que tinha feito para o concurso. Além disso, ele frisa que manteve as atividades físicas como uma forma de aliviar o stress dos estudos e de melhorar a cognição. “Sim, curso Direito, atualmente no 7º semestre e mantive a prática de atividades físicas durante a preparação. Conciliei os horários com base na disciplina, fazer o planejamento e cumpri-lo fielmente ajuda a se organizar durante o dia.”

Matheus conta que sentiu a necessidade de aprofundar os estudos da disciplina Língua Portuguesa para relembrar diversos conceitos e regras da matéria que não estudava há algum tempo. O aluno destaca a importância do professor do Gran Cursos Online, Elias Santana, e de sua didática para desmistificar o estudo da matéria. Ele relata que usou as técnicas de estudo como resumos, mapas mentais e revisões para fazer a fixação dos conteúdos.

“A matéria que mais dediquei foi Português, já que tive que começar do 0 assim que saiu o edital, por isso, tenho grande admiração pelo Prof. Elias Santana, que simplesmente desmistificou o português para mim, caiu por terra aquela ideia da matéria que tinha do Ensino Médio. As técnicas de estudo se resumem a: Estudo, elaboração de mapas mentais e resumos, revisão.”

O aluno revela que a os recursos presentes na plataforma do Gran Cursos Online foram essenciais para que ele conseguisse aprimorar os conhecimentos nas disciplinas e para fazer a avaliação da sua evolução nas diversas disciplinas. “As ferramentas de controle de aulas do Gran Cursos Online, principalmente o gráfico, me ajudavam muito a manter o controle do avanço nas disciplinas, os simulados também, bem elaborados, com rankings foram essenciais para perceber os pontos fracos.”

“Acredito que uma boa é se cercar daquilo que te motiva, seguir os professores nas redes sociais, seguir pessoas com os mesmos objetivos que o seu, enfim, tudo que te dê gás.”

O aluno aconselha os candidatos que almejam a aprovação em algum concurso a estudarem com seriedade, se manterem envolvidos com o universo das provas dos concursos públicos e a sempre procurar meios de motivação para seguir firme na rotina de estudos. “Acredito que uma boa é se cercar daquilo que te motiva, seguir os professores nas redes sociais, seguir pessoas com os mesmos objetivos que o seu, enfim, tudo que te dê gás.”

Como mencionado anteriormente, o aluno tem a intenção de se tornar um Delegado de Polícia. Agora com a aprovação no concurso do TJMG, ele pretende ingressar no Tribunal, desempenhar um bom trabalho e acumular prática jurídica para quando concluir a sua faculdade, direcionar seus esforços para o seu projeto final dentro da carreira pública. “Pretendo seguir carreira policial, cargo dos sonhos é Delegado de Polícia.”

O aluno conta que ficou muito feliz e que, apesar de ter se dedicado plenamente para a conquista, se surpreendeu ao ver que tinha sido aprovado no concurso em 12º lugar. “Sensação única e surpresa, já que nunca acreditamos estar preparados o suficiente e o pensamento é sempre de que se minha nota foi alta a dos colegas também foi!”

Por fim, o aluno destaca duas qualidades que são essenciais e que devem ser inerentes a pessoa que visa ser aprovada em algum concurso. “Disciplina e motivação.”

 


Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Parabéns! Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


26 de Abril de 2018

Tudo que sabemos sobre:

concurso TJMG 2017 tjmg