Após organizar sua rotina e estudar com muito afinco, Rafael foi aprovado em 3º lugar no concurso da SEDF. Inspire-se!

Avatar


20 de março2 min. de leitura

organizarEm meio a preparação para alguns concursos como IFB e Hemocentro, Rafael Gonçalves Bezerra, se deparou com a publicação do edital do concurso da Secretaria de Educação do DF (SEDF) e resolveu que iria fazer a prova deste certame também. Nessa entrevista, nosso aluno conta sobre a sua trajetória de preparação para concursos públicos e dá detalhes sobre as técnicas que utilizou para conquistar o 3º lugar no cargo de Professor de Educação Básica – Ciências no concurso da SEDF.

Natural de Sorocaba – SP e atualmente morador de Formosa – GO, Rafael é professor, gosta muito de estudar e sabe que o caminho dos estudos e do esforço realmente transformam vidas. Ele já ocupava um cargo público – agente administrativo da Polícia Federal – enquanto se preparava para estes outros certames e resolveu se preparar para a SEDF.

Ele destaca que não se dedicou especificamente para o concurso da SEDF, mas a preparação que vinha fazendo para o IFB e Hemocentro foram essenciais para que conseguisse assimilar com mais tranquilidade os conteúdos cobrados na SEDF. Ele menciona ainda que a sua opção pela carreira pública foi motivada pela “vontade e oportunidade de contribuir para o engrandecimento da Nação”.

Como Rafael já estava com a rotina de estudos organizada e estruturada para os certames que vinha estudando, quando resolveu fazer o concurso da SEDF, apenas incorporou este concurso a sua rotina de estudos que eram de aproximadamente 6 horas por dia, de domingo a domingo, e assim permaneceu, mesmo depois da publicação do edital.

O entrevistado conta que teve de organizar sua rotina e seus horários livres de modo que pudesse se dedicar aos estudos na maior parte do tempo livre que dispunha e que contou com o apoio de sua família e noiva para ter sucesso nessa empreitada. “Adequei minha rotina para que pudesse estudar de domingo a domingo, sempre que possível, pois de tempo em tempo gosto de para pelo menos um dia para “esfriar a cabeça”. Contei e conto com o apoio da minha noiva e familiares. Estudo até nos trajetos de ônibus, da minha residência ao trabalho e vice-versa.”

Rafael lembra que uma das táticas de estudo que utilizou e acha muito produtiva, é de fazer resumos durante e após as aulas e resolver muitas questões de provas anteriores para se acostumar e ir se familiarizando sobre como os temas são cobrados em provas.

O professor deixa algumas dicas de estudo para quem está começando a estudar para concursos agora, ou mesmo para quem já estuda há algum tempo. “Adeque sua rotina aos estudos. Se você puder somente 1 hora por dia, estude com qualidade, com afinco. Às vezes pensamos que o tempo de estudo é diretamente proporcional à qualidade, o que muitas vezes não é verdade. Procure resolver muitas questões e realizar uma síntese dos conteúdos estudados, pois é impossível ter na ponta da língua todo o edital do certame.”

Ao ver seu nome na lista de aprovados do concurso Rafael sentiu uma grande alegria e sente que a aprovação “é um prêmio pelo tempo dedicado aos estudos”. Ele comenta que pretende continuar estudando para outros concursos públicos para conquistar um cargo de docência em Universidades Federais.

Por fim, Rafael deixa uma mensagem para todos aqueles que almejam seguir seus passos e, assim como ele, “Chegar Lá”:

“Faça a sua parte, dedique-se ao máximo, faça o possível, pois o impossível o Senhor proverá na medida da sua necessidade e entrega.”


Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso com quem está na mesma jornada!

Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-222-1

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


20 de março2 min. de leitura