Determinação e um método de revisão incisivo foram os segredos da aprovação de Rafael na SEJUS CE

Deixe seu like:

Avatar


31/10/2017 | 03:25Atualizado há 2330 dias

método de revisão incisivoEm meados de julho deste ano, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (SEJUS) do Ceará publicou o edital do concurso público que ofertou vagas para Agente Penitenciário. Sob organização do Instituto AOCP, o certame ofertou 1000 vagas e registrou uma concorrência histórica de 135 mil inscrições e 78 mil homologadas.

Na Coluna Cheguei Lá desta semana recebemos o maranhense, Rafael Porto de Souza, aluno do Gran Cursos Online, que tinha o sonho de ingressar em alguma carreira da segurança pública. Neste bate-papo, o aluno fala sobre sua caminhada em busca desse sonho, suas aspirações dentro das carreiras públicas e sobre a trajetória de estudos eficiente que fez com que ele fosse aprovado no concurso da SEJUS – CE 2017, para o cargo de Agente Penitenciário.

É altamente recomendado que o candidato que opte pelas carreiras da segurança pública tenha vocação para o cargo. Os vocacionados para essas carreiras não medem esforços para cumprir com o papel de servir a sociedade e desempenham suas funções com brio e vivacidade.

Esse fator aliado a estabilidade empregatícia despertou em Rafael o sonho de ingressar em alguma carreira pública. “Optei pela carreira pública pela estabilidade e por ter muita vontade de servir a sociedade por meio da segurança pública.”

Antes da publicação do edital, como não tinha um conteúdo programático definido, o aluno conta que se preocupou em estudar e aprimorar os conhecimentos básicos e as disciplinas que certamente estariam presentes no programa. Após a publicação do documento de abertura, o aluno frisa que quis intensificar a preparação, aumentando a carga horária de estudos.

“Eu estudava antes do edital apenas algumas matérias que eram evidentes que seriam cobradas. Após a publicação eu estabeleci a meta de 4h diárias de estudos; e um mês antes da prova objetiva eu tirei férias do meu trabalho para estudar entre 6 e 8h de estudo líquido.”

Para turbinar o aprendizado e estar sempre em contato com os tópicos que já havia estudado, o aluno conta que utilizou o cronograma de estudos do Gran Cursos Online e um método de revisão dos conteúdos que foi muito proveitoso e eficiente para sua preparação. “Com o cronograma de estudos do Gran Cursos Online eu tive uma facilidade muito grande em ir eliminando as disciplinas do edital. Adaptei um ciclo de revisões de 5 em 5 dias, foi outro ponto que me ajudou demais a fixar bem as matérias.”

Além da preparação para o concurso, como Rafael desempenhava sua jornada de trabalho ao longo do dia, teve que ter disposição para implementar um ciclo diário de estudos noturno para conseguir conciliar tudo. “Eu trabalhava, das 8 às 18, após esse horário iniciava meus estudos às 19h e ia até às 23h30 … Nesse período eu fazia intervalos de 10 minutos a cada 50 minutos de estudo.”

Sobre a divisão dos conteúdos durante a preparação, o aluno comenta que se dedicou mais para as matérias específicas, pois essas disciplinas apareciam em um maior número de questões e com um peso diferenciado. Ele pontua como foi o seu método: “65% do tempo de estudos foi dedicado as matérias específicas. Utilizei as técnicas de revisão 5×5, na qual eu revisava o conteúdo a cada 5 dias. Leitura técnica com a elaboração simultânea de resumos e resolução de muitas questões.”

O aluno trilhou a sua caminhada de preparação com o auxílio do Gran Cursos Online e destaca que esse acompanhamento especializado foi muito proveitoso para adquirir e internalizar os conhecimentos, esclarecer dúvidas e lograr êxito no concurso.

“O Gran Cursos Online me ajudou muito com os conteúdos bem colocados nos resumos em PDF e nas videoaulas também. Destaco a ferramenta do cronograma de estudos como sendo uma maravilha para a verificação do que já foi estudado.”

Com a experiência adquirida nesta aprovação, o aluno deixa algumas dicas de estudo para quem está iniciando sua jornada de preparação para concursos, ou até mesmo para as pessoas que já enfrentam essa árdua jornada. “Uma dica que experimentei e deu super certo comigo foi: As matérias que estudei hoje eu irei revisar amanhã, depois revisarei este mesmo conteúdo daqui 5 dias, e depois daqui mais 5, sempre deixando registrado os dias em que essa revisão foi feita. Repetir esse processo dos 5 dias por 5 vezes.”

O aluno comenta como foi a sensação ao ver seu nome figurando na lista de aprovados do concurso: “Foi como uma explosão de euforia, felicidade, de vontade de chorar, vontade de agradecer a Deus, foi um misto de loucura e alívio.”

Apesar de estar muito satisfeito e realizado com a sua conquista, Rafael segue firme nos estudos pois já tem novos objetivos a serem conquistados na carreira pública. “Pretendo continuar estudando, na verdade, já estou estudando para o concurso de Soldado da Polícia Militar do Maranhão.”

Finalizando o bate-papo, ele deixa uma mensagem motivacional para todos os concurseiros que estão em busca da vitória:

“Não desista de você, não desanime com o que os outros te dizem, pois só você vai saber qual será o sabor delicioso de ser aprovado no concurso que quer.”


Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Parabéns! Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso para motivar outros candidatos!

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
garantia-de-satisfacao-30

carreiras policiais

PRF: Gran Cursos em primeiro lugar!

Deixe seu like: