1º lugar do concurso TRF1 para Analista Judiciário é aluna do Gran Cursos Online! Confira!

Avatar


30 de abril3 min. de leitura

Veja a história da 1ª colocada no concurso TRF1

Veja a história da 1ª colocada no concurso TRF1

“Sempre ouvi em outros depoimentos de aprovados que não existe fórmula mágica ou receita de bolo, e que o que faz dar certo é aquilo que funciona melhor para cada um. O importante é saber identificar o que mais se adequa ao nosso perfil e às nossas necessidades. Mas, acredito que existe um denominador comum entre todos os aprovados: resolver muitas questões e, principalmente, não desistir! Se você está se dedicando, é só uma questão de tempo. Haverá dias em que você vai duvidar e isso é normal, acontece muito! Mas é importante, nesse momento, não perder a determinação e a fé de que a sua hora vai chegar!”, conta a aluna do Gran Cursos Online Rafaela Toffolo, aprovada em 1º lugar no Tribunal Federal da 1ª Região (concurso TRF1) para o cargo de Analista Judiciário – Área: Judiciária (AJAJ), da subseção de Vitória da Conquista (BA).

“Existe um denominador comum entre todos os aprovados: resolver muitas questões e, principalmente, não desistir!”

Rafaela escolheu tentar uma chance na área pública desde que formou-se em Direito na universidade, em 2015. “Por falta de vocação para a advocacia privada, me dedico aos estudos para concursos”, diz. Enquanto estudava, ela ainda atuava na área de formação para cumprir exigências. “Advogava somente o necessário para obter a prática jurídica mínima de cinco causas por ano”, conta.

Além de não ter muitos interesses em advogar, em contrapartida, ela também vê mais vantagens em trabalhar para o governo. “Para mim, o que me faz querer entrar no serviço público é a qualidade e há várias coisas que acredito serem melhores do que na iniciativa privada e do que na advocacia autônoma, dentre elas, a remuneração e a valorização da profissão que, na advocacia, estão deixando muito a desejar”, argumenta. Fora isso, a aluna já teve experiências que a ajudaram na decisão de estudar para concursos. “O ambiente de trabalho também é muito atrativo para mim. Todos os estágios que fiz foram em órgãos públicos e achei o ambiente bem legal para se trabalhar”, explica.

Inicialmente, dedicava-se para o MPU e para concursos da área trabalhista, que é o objetivo principal da advogada. “Quando saiu o edital, intensifiquei os estudos nas matérias de Direito Penal e Processo Penal, que eu tinha deficiência por estar focada na área trabalhista, e Constitucional”, conta ela, que, ao todo, teve apenas dois meses para estudar especificamente para o TRF1. “Estudava em torno de seis horas líquidas não contínuas. Sempre pausava entre um turno e outro e dava intervalos a cada uma hora de estudo”, detalha.

“Considero que fazer questões é a melhor forma de fixar o conteúdo.”

O método de estudo utilizado pela aluna era focado em videoaulas e em resolução de exercícios. Com o curto tempo para se preparar, Rafaela apostou em priorizar algumas disciplinas. “Me dediquei mais intensamente para penal e processo penal. Assistia às aulas do curso e resolvia muitas questões, à medida que ia finalizando os assuntos. Como sabia que não seria possível estudar todo o conteúdo do edital, foquei nos assuntos que eram mais recorrentes nesse tipo de prova. Também fiz muitas questões das demais matérias”, explica. “Considero que fazer questões é a melhor forma de fixar o conteúdo”, defende.

Como estava focando em concursos da área trabalhista, acabou tendo um pouco de dificuldade em outras disciplinas (Penal, Processo Penal e Constitucional). Assim, a aluna conta que o acompanhamento didático que teve com o Gran Cursos Online fez grande diferença para a preparação dela. “Como tinha deficiência em penal e em processo penal por me dedicar, desde a formatura, para concursos da área trabalhista, tive de me esforçar nessas matérias para fazer a prova”, lembra. “Foi aí que entraram as aulas dos professores Flávio Daher e Flávio Milhomen, que foram essenciais para o aprendizado rápido e objetivo das matérias. São excelentes! E o Professor Aragonê Fernandes, em Constitucional, também foi fundamental, pois era uma matéria que tinha um pouco mais de dificuldade em resolver as questões. Todos eles são responsáveis pela aprovação, pois foram capazes de passar o conteúdo com aquilo que era mais cobrado nas provas, ou seja, as informações essenciais. Foi um excelente direcionamento para os estudos”, elogia a aprovada.

Agora, aguardando a nomeação, Rafaela vibra de alegria pela 1ª colocação no concurso para o cargo de AJAJ. “Na hora chorei muito, agradeci demais por ter essa notícia maravilhosa e só conseguia pensar que tudo tinha valido a pena”, recorda. “O resultado foi uma surpresa para mim porque eu não tinha um conhecimento muito sólido em penal e em processo penal (por estar focando em concursos da área trabalhista). Eu não esperava um desempenho tão bom, as aulas ajudaram demais!”, completa a futura servidora.

“… A aprovação, para quem estuda e se dedica, é só uma questão de tempo.”

Do lado de cá, daqueles que ainda estão lutando por uma vaga no serviço público, ela tem muita convicção em afirmar que é possível qualquer pessoa conseguir a sonhada aprovação. “Tenham fé em si e em Deus, e não deixem de fazer a sua parte. Não se boicotem! Saibam identificar o que precisam melhorar e sejam persistentes! Acreditem, pois a aprovação, para quem estuda e se dedica, é só uma questão de tempo”, defende.

Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Parabéns! Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


30 de abril3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

cheguei lá