Estreante nos concursos públicos, Rigoberto conquistou o 1º e 2º lugares em diferentes cargos do Detran CE. Inspire-se!

Avatar


18 de abril4 min. de leitura

Detran CEHoje temos o prazer de receber em nosso quadro de entrevistas “Cheguei Lá”, nosso aluno morador de Fortaleza/CE, Rigoberto Menezes Bastos. O aluno cursava o 3º semestre de sua graduação em Filosofia quando decidiu deixar o curso para iniciar uma jornada de estudos para concurso e se dedicar integralmente para o concurso do Detran/CE, publicado em meados de setembro de 2017.

Rigoberto foi um dos Gran Aprovados no concurso. Aliás, mais que isso, nosso aluno teve um desempenho excepcional no concurso e conquistou o 1º lugar no cargo de Vistoriador e o 2º lugar no cargo de Assistente de atividade de trânsito e transportes. Nessa entrevista, ele compartilha um pouco da experiência que adquiriu com suas aprovações e fala um pouco sobre as técnicas de estudo que utilizou ao longo da trajetória de preparação para o concurso.

O aprovado conta que o interesse pela carreira pública, além da estabilidade e boa remuneração, foi motivado pela sua vocação em auxiliar as pessoas e a sociedade. “Gosto de ajudar às pessoas e por meio do cargo posso ajudar em um trânsito mais seguro e em defesa da vida”.

Com foco total no concurso, idealizando o cargo e objetivando sua aprovação, Rigoberto deixou a faculdade e direcionou toda sua rotina durante 5 meses para se dedicar exclusivamente para este concurso.”Antes cursava Filosofia, estava no 3º semestre, deixei a faculdade para estudar integralmente para o concurso. Estudei por 5 meses, 10 horas , em média, por dia. Tive o privilégio de só estudar nesse período e, por isso, aproveitava estudando o dia todo.

O aluno destaca que quando o edital foi efetivamente publicado, além de se dedicar para estudar os novos assuntos e todos os conteúdos programáticos que seriam cobrados na prova, ele se preocupou em conhecer as particularidades da banca examinadora do concurso, a Funece. “Logo após o edital foi foco total, estudava o estilo da banca, como ela poderia cobrar as questões na prova.”

A organização nos estudos é fundamental para que o candidato consiga estudar e internalizar os conteúdos da ampla gama de matérias que são cobradas nos editais. Sabendo disso, nosso aluno desenvolveu um cronograma de estudos que dividiu as disciplinas em blocos e que permitia estuda-las e revisá-las de maneira cíclica. ”Meu plano de estudo foi dividido em 3 dias, no 1º estudava português e código de trânsito (ctb), no 2º Resoluções do Contran e Informática e no 3º dia Legislação de transportes, Ética e estatuto do servidor. Ao terminar, repetia o ciclo. Aos domingos fazia simulados e análise do estudo durante a semana para saber o que focar mais” revela.

O aprovado conta que todo seu estudo foi muito organizado e sistematizado. Ele utilizou diversas técnicas de estudo e de memorização para aprofundar os conhecimentos e destaca que o apoio de seus familiares e de sua noiva foram essenciais para que ele se mantivesse motivado ao longo da difícil e intensa jornada de estudos. “Meu estudo foi feito assim: fiz o download de provas anteriores e resolvia, foquei no cargo e como a banca poderia cobrar as questões para vistoriador e assistente. Eram videoaulas, exercícios, resumos, flash cards, paredes do quarto cheias de papeis com mapas mentais para ajudar na memorização, foi muito intenso, queria muito a vaga, só estudava e o apoio da família e da minha noiva foi fundamental”, lembra.

Contando com o apoio do Gran Cursos Online ao longo de todo o processo de preparação, o aluno destaca que a orientação advinda do curso foi muito importante para a fixação de conteúdos e para identificar os pontos estratégicos a serem estudados dentro do cronograma de cada disciplina. Ele destaca a qualidade do corpo de docentes e de todos os recursos disponíveis na plataforma.

“O que me ajudou muito foi o plano de aula e os materiais do Gran Cursos Online de ótima qualidade. Isso me ajudou muito nas revisões, pois ao invés de assistir os vídeos novamente. só fazia uma leitura rápida no pdf e isso me poupava tempo, além, é claro, de professores excelentes. E aqui deixo meu agradecimento aos professores Jeferson Bogo, Rodrigo Cardoso e Paulo Sérgio pelas palavras de positividade e por sempre responderem minhas dúvidas no fórum.”

Com a experiência adquirida neste certame, o aprovado deixa algumas dicas para quem pretende começar a estudar para concursos e para os que já estão em meio a essa árdua rotina de estudos. “Para quem está começando agora, sugiro que participem de grupos de concurseiros nas redes sociais, isso ajuda na integração e a ficar por dentro, aos que já estão na batalha que utilizem de técnicas de estudos, para acelerar o aprendizado, pois foi fundamental para mim e acredito que podem ajudar”

Ao consultar o resultado do concurso e constatar que tinha sido aprovado em 1º e em 2º lugar para os cargos que tinha prestado, o aluno revela o contentamento e o deleite de ter logrado êxito e de figurar no topo das listas de classificação logo em seu primeiro concurso. “Primeira sensação foi de alivio, e que todo esforço valeu a pena, logo depois vem o sentimento de felicidade sem fim, demorei um pouco a acreditar principalmente porque passei em 2 cargos logo no meu primeiro concurso.”

Após uma experiência muito positiva em seu primeiro concurso público, Rigoberto, apesar de muitíssimo satisfeito com a aprovação para os cargos no Detran/CE, já projeta novos sonhos para seu futuro dentro da carreira pública. “Pretendo concluir meu ensino superior e futuramente tentar PRF”, revela.

Para motivar os candidatos a lutarem pelos seus sonhos e seguirem firmes na rotina de estudos, Rigoberto deixa uma mensagem de apoio:

“Que não desistam, continuem na luta, não liguem para as vozes que venham a desmotivar dizendo que: “é muita concorrência”, “não vai dar”, “concurso é sorte”, pois é mentira tudo isso, a aprovação é fruto da sua dedicação. dedique-se, estude. que a sua aprovação vai sim chegar!


Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Parabéns! Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


18 de abril4 min. de leitura