Faaaaaala seus lindos!!! Tudo bem com vocês?
Vamos continuar nossa missão cujo objetivo é ficarmos bons nas discursivas, dando continuidade ao comentário da prova aplicada pela banca CEBRASPE/CESPE para o Tribunal de Contas do Distrito Federal, visando o cargo de Aditor na área de Tecnologia da Informação. Na Parte 1, analisamos o item 1, cujo tema foi eXtreme Programming – XP. Agora, vamos analisar os itens subsequentes, que tratam sobre Kanban e Scrum.
Molezinha, hein?
Vamos retomar o enunciado:
Ao assumir a coordenação da área de desenvolvimento de sistemas em determinado órgão público, um servidor identificou que a metodologia de desenvolvimento vigente seguia o modelo waterfall, o que ocasionava atrasos significativos na entrega de projetos de grande escala bem como dificuldades na utilização de sistemas cujos requisitos não estavam claramente definidos.
Com o objetivo de aprimorar o processo de desenvolvimento de sistemas, o servidor propôs a adoção de abordagens ágeis que incorporam elementos do Scrum, do Kanban e do XP (extreme programming).
Considerando a situação hipotética apresentada, elabore um texto dissertativo a respeito das mencionadas metodologias ágeis.
Ao elaborar seu texto, faça, necessariamente, o que se pede a seguir.
1 Cite duas práticas do XP, descrevendo-as brevemente. [valor: 3,50 pontos]
2 Explique de que forma o Kanban propicia a visualização do trabalho e a limitação do trabalho em progresso. [valor: 2,50 pontos]
3 Cite duas reuniões previstas no Scrum, explicando brevemente o objetivo de cada uma delas. [valor: 3,50 pontos]
No item 2 da questão pede conceitos sobre o Kanban e seus princípios. O Kanban é um método para controle do fluxo de trabalho utilizando um quadro visual, onde cada coluna representa um estágio do fluxo, ou fases do processo, e os cartões representam as atividades que transitam nas colunas do fluxo. Dessa forma, é possível visualizar o estágio em que as atividades estão, garantindo a transparência, e permitindo a inspeção.
A limitação do trabalho em progresso (Work In Progress – WIP), que é um dos princípios do Kanban, define a quantidade máxima de tarefas que podem ser executadas simultaneamente naquele estágio do processo, evitando sobrecarga na equipe e evitando gargalos.
.
Por fim, no item 3, a questão pede para falar sobre os eventos, ou reuniões, do Scrum. De acordo com o Guia Scrum 2020, temos 5 eventos, sendo 4 reuniões. Isso porque o nosso Scrum Guide 2020 considera a Sprint um evento, e ainda um container de eventos, e nesse caso, agrupando as reuniões, que são:
- Planejamento de sprint: reunião realizada entre a equipe de desenvolvimento, o Scrum Master e o Product Owner; essa reunião visa definir os itens do product backlog a serem implementados e entregues ao final da próxima sprint;
- Daily Scrum ou reunião diária: tem por objetivo alinhar a equipe de desenvolvimento sobre o progresso da Sprint bem como identificar e discutir os obstáculos encontrados; esse tipo de reunião deve ser rápido e a participação do Product Owner é opcional;
- Sprint Review ou reunião de revisão de sprint: reunião realizada entre a equipe de desenvolvimento, o Scrum Master e o Product Owner, com o objetivo de apresentar para o Product Owner as funcionalidades desenvolvidas durante a sprint. Nesta reunião o Product Owner verifica se os critérios de aceitação foram atendidos e fornece feedback para equipe de desenvolvimento;
- Reunião de retrospectiva de sprint: reunião realizada entre a equipe de desenvolvimento e o Scrum Master, com o objetivo de discutir as lições aprendidas na sprint passada e identificar oportunidades de melhorias para as próximas sprints;
Ainda, há uma controvérsia em relação ao gabarito preliminar publicado pela banca, que considerou uma reunião de refinamento do product backlog. De acordo com o guia, o refinamento do backlog do produto é uma atividade de rotina, e não um evento do Scrum.
De qualquer forma, sabendo os eventos contidos no Guia do Scrum 2020, seria tranquilo contemplar o esperado pelo examinador.
E aí, acharam difícil? Com treino, prática e dedicação, vamos percebendo a cada dia que fazer uma prova dissertativa não é nada complicado quando temos consciência do que devemos enfatizar.
Ah, você deve ter percebido a marcação em negrito daqueles termos importantes, que o examinador quer ler, não é? Não vamos esquecer deles! São muito importantes!
E antes que eu me esqueça!! Temos um curso completo de Gerenciamento de Projetos, PMBOK 6ª edição e 7ª Edição, com 500 questões comentadas em cada um, além de um curso TOP de Gerenciamento Ágil de Projetos abordando o Manifesto Ágil, o framework SCRUM, a metodologia eXtreme Programming – XP e o Kanban, com muitas questões comentadas, como sempre!
Temos ainda os cursos voltados a Contratações de Tecnologia da Informação, e Planejamento de TIC, outros temas muito cobrados em provas e você não pode deixar de dominar.
Bora estudar!!
Um grande abraço!!
Professor Darlan Venturelli
Participe da conversa