Como elaborar um bom material de revisão

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Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Do lado de cá, tudo ótimo.

A primeira fase dos estudos para concurso consiste na famosa formação de base, que é o consumo de alguma fonte primária de conhecimento. É nessa fase que acontece o primeiro contato do aluno com a matéria, é quando ele sai do estado de completo desconhecimento para o ponto de começar a ter noções sobre o conteúdo.

A fonte primária de conhecimento nós chamamos de “material base”, e pode ser videoaula, PDF ou livro. Muitos tentam descobrir qual é o melhor material dentre essas opções, e a verdade é que essa resposta não existe. O melhor material é aquele que o aluno prefere, o que mais se adapta.

Para que o processo de estudos seja produtivo e sustentável é essencial que haja aderência ao método escolhido, e por isso é importante que o concurseiro selecione o material que mais se identifica e tem mais rendimento, seja assistindo aula, seja fazendo uma leitura. Não adianta tentar se forçar a seguir o método recomendado por alguém, se isso não dá certo para você. Se você rende vendo e ouvindo, você vai assistir aula. Se você rende bem lendo, você utilizará PDFs. É simples, não precisa complicar!

Pois bem, você formará a sua base através do material que você prefere, essa é a fase 01 dos estudos. Porém, a compreensão satisfatória do conteúdo não se conquista no primeiro contato. É com a visitação repetida das matérias que você conseguirá internalizá-las. É aí que entram as revisões, a fase 02 do processo de estudos, e nós vamos precisar de um material para isso.

Ao mesmo tempo em que consome o Material Base, você irá produzir o seu Material de Revisão, e nele você não vai simplesmente copiar o que está no Material Base, você vai, na verdade, sintetizar os conceitos.  Esse material NÃO é um resumo. Eu não gosto dessa palavra “resumo” porque parece que você está copiando o material, só que de uma forma resumida, e não é isso.

Esse material deve ser mínimo, estruturado em tópicos, em palavras-chave. Não é produtivo elaborar textos corridos e longos. O material de revisão precisa ser produzido de um jeito que você consiga transmitir a ideia através de pontos centrais e retomar, rapidamente, através de uma leitura dinâmica.

Muita gente tem dúvida a respeito de anotar enquanto assiste aula, ou lendo PDF também, caso seja a opção da pessoa. Anotar não é errado, é comum o concurseiro ter medo disso, mas não precisa se preocupar. Na verdade, anotar é bom, porque te tira do estado de passividade e te coloca no modo de estudo ativo, que é a forma ideal de estudar, fazendo o consumo de conteúdo e a produção de conteúdo simultaneamente.

Mas muito cuidado! Vou falar novamente que você não deve copiar tudo nem transcrever as palavras do professor. Faça o seguinte exercício: pense na ideia que foi passada pelo professor e transforme aquela ideia em frases ou palavras-chave, que, ao serem colocadas no seu material de revisão, já te façam se lembrar do assunto.

Para fazer as anotações dos pontos-chave, muitas vezes, será preciso pausar a aula, ou interromper a leitura do PDF, e não precisa se preocupar com isso, não é errado também. Só tome cuidado para não pausar mais tempo do que o necessário, e tente compensar essas interrupções acelerando a aula quando for possível. Não é desaconselhável utilizar o acelerador em 1.5x, por exemplo, mas você precisa se conhecer para saber se está em um ritmo razoável e que não compromete o seu aprendizado.

Além do material de revisão por tópicos – que é o que eu costumo recomendar por ser o mais simples e, portanto, mais acessível à maioria dos alunos –, também existem os materiais de revisão na forma de mapas mentais e flash cards. Esses materiais demandam uma maior elaboração, mas são opções que você pode pesquisar melhor, caso se identifique.

O principal é que você entenda que o material de revisão deve ser conciso e deve conter as informações realmente importantes. Não são inseridos no material de revisão exemplos dados pelo professor, textos de lei e explicações longas. Lembre-se sempre de que o objetivo desse material é passar ideias que transmitam o conteúdo de forma simples, para que você possa revisitá-lo mais rapidamente.

No início pode parecer mais difícil, mas com a prática você vai aprimorando o seu material de revisão, cortando informações desnecessárias e acrescentando outras que podem ter ficado de fora e você percebeu que eram basilares em outro momento, como na resolução de questões.

É fundamental ter um material assim para que você não precise voltar ao material base, que é relativamente grande e vai exigir muito tempo para o seu consumo, além de ser uma ótima ferramenta para que você não recorra a “resumos” feitos por outras pessoas, pois os materiais de terceiros costumam não proporcionar o efeito desejado, que é o de relembrar os conceitos, já que foram elaborados com base na percepção de outra pessoa.

Contem comigo e estamos juntos!

 

             Lorena Almeida 

 


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