Como estudar para as discursivas do BRB (Tecnologia Da Informação)

Avatar


11 de agosto3 min. de leitura

Olá Pessoal,

Com publicação do edital do BRB, muitos alunos ficam preocupados com as provas discursivas. Nesse artigo, vou te passar algumas instruções fundamentais para sua prova.

A primeira coisa é entender como sua nota será formada. Segundo o edital, para cada candidato, será calculada a pontuação final na questão da prova discursiva (QPDn) da seguinte forma: QPDn = DCEn – ((NEn/TLn) x 2).

Percebe que sua nota será diminuída em função dos seus erros gramaticais.  Segundo o edital, a avaliação do domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa totalizará o número de erros (NEn) do candidato, considerando-se aspectos como acentuação, grafia, pontuação, concordância, regência, morfossintaxe, propriedade vocabular e translineação.

Por outro lado, note que o efeito desses erros pode ser amenizado pela quantidade de linhas. Segundo o edital, para o texto dissertativo e(ou) descritivo, será computado o número total de linhas (TLn) efetivamente escritas pelo candidato.

A nota de conteúdo é chamada de Domínio do Conhecimento Específico (DCEn), assim distribuídos. Esse nota segue a seguinte fórmula: DCEn (Domínio do Conhecimento Específico) = TXn + ARn + CCn + ECn.

O primeiro elemento da nota é o Tema/Texto (TXn). Aqui será  verificado a adequação ao tema (pertinência ao tema proposto), a adequação à proposta (pertinência quanto ao gênero proposto) e a organização textual (paragrafação e periodização). Então, para obter a nota máxima, três aspectos serão avaliados.

No primeiro aspecto, você deve manter o seu texto focado no tema. Sair do tema é que chamamos de fuga ao tema. O perigo mora quando você não sabe o tema e passa a falar de outros assuntos no seu texto. Note que mesmo que os assuntos sejam correlatos, você será penalizado se escreve fora do que foi pedido. O segundo ponto é manter o texto dentro do tipo pedido. No caso, ele poderá ser descritivo ou dissertativo. O último aspecto é que seu texto deve ser organizado. A dica aqui é usar um parágrafo por item solicitado e responder na ordem dada pelo comando da questão.

A argumentação (ARn) irá verificar o conhecimento do assunto e se as ideias estão concatenas. Assim, é importante unir os parágrafos. Lembre-se que o texto é uno. E não a junção de retalhos de texto.

Na coesão e coerência (CCn) serão verificadas a coesão textual (retomada pronominal; substituição lexical; elipses; emprego de anafóricos; emprego de articuladores/conjunções; emprego de tempos e modos verbais; emprego de processos lexicais: sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia) e a coerência argumentativa (seleção e ordenação de argumentos; relações de implicação ou de adequação entre premissas e as conclusões que delas se tiram ou entre afirmações e as consequências que delas decorrem). Aqui o bizu é usar expressões curtas e na ordem direta. Isso irá fazer com que você perca menos pontos.

Na Elaboração Crítica (ECn) será a  pertinência dos argumentos selecionados fundamentados em informações de apoio, estabelecendo relações lógicas, que visem propor valores e conceitos. Note que aqui serão verificados se os argumento utilizados estão de acordo com tema proposto.

Na última prova, foi dada a opção do texto ser dissertativo ou descrito. Veja:

Na área de tecnologia da informação, uma das principais formas de se calcular os gastos de um sistema bancário é por meio dos milhões de instruções por segundo (MIPS). Nesse sentido, analistas desenvolvem códigos eficientes para a redução desses gastos. Considerando a eficiência dos códigos, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo acerca de outros benefícios (além do citado), algumas boas práticas para eficiência na linguagem SQL e o porquê de serem consideradas boas.
Por fim, quando se trabalha em sistemas muito antigos, é comum reavaliar programas já escritos para tentar melhorá-los, então, utilizando o comando SQL SELECT * FROM CLIENTES WHERE saldo < 5000 para buscar nome, sobrenome e CPF de clientes que têm um saldo menor que R$ 5.000,00, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo a respeito de algumas ações que poderiam tornar a busca mais eficiente, considerando-se que o comando acesse a tabela diretamente.

A mesmo opção foi dada na questão sobre COBOL. Veja:

Leia, com atenção, o texto a seguir.
O JOB Card é a primeira parte do job  e indica tanto o início deste quanto as informações a respeito do cliente, do programador, do nome e de alguns parâmetros que também darão informações de como o job  irá funcionar.
Disponível em: <http://regismain.wikidot.com>. Acesso em: 22 jul. 2019, com adaptações.
Considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo com o tema “O cartão JOB da linguagem de programação COBOL”. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
a)   a função do componente JOB NAME, o número da coluna em que deve ser colocado e o respectivo tamanho máximo;
b)   a função do campo OPERATION FIELD; e
c)   a função do componente MSGCLASS.

Para mais dicas e temas para sua prova, siga-nos nas redes sociais:

https://www.instagram.com/profalmeidajunior/
https://t.me/concursosdeti_almeidajr

Avatar


11 de agosto3 min. de leitura