Como Retomar os Estudos

Avatar


03 de abril4 min. de leitura

O Brasil e o mundo têm passado por momentos difíceis devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19). Sabemos também que alguns concursos públicos que ocorreriam nas próximas semanas e nas seguintes foram adiados.

Por outro lado, temos concurseiros com o emocional abalado e com uma rotina de estudos totalmente transformada. Quanto ao emocional, sabemos que não é fácil lidar, alguns concurseiros estavam se preparando para uma prova havia meses ou até mesmo anos, contudo, na véspera da realização do concurso, aconteceu o adiamento.

O cansaço estava acumulado, a ansiedade a mil e, então, a prova é adiada para uma data incerta. Como não desanimar? Como manter a energia e a disciplina para se permanecer focado no objetivo?

Além disso, a rotina de estudos também foi totalmente alterada. Quem estudava em biblioteca ou em sala de estudo, nesse momento, devido à quarentena, se viu obrigado a adaptar sua casa para construir um ambiente de estudos. Quem já estudava em casa enquanto os parentes estavam trabalhando agora tem de lidar com os familiares em casa fazendo barulho e tirando aquela paz que outrora possuía.

Diante de tantas dúvidas e incertezas, como o candidato precisa se portar? Como ele pode assumir o controle da situação e retomar a qualidade dos estudos? Essas e outras perguntas responderei nesse artigo. Tenho certeza de que, se você se esforçar a cumprir o que aqui for proposto, em poucos dias retomará o ritmo que tinha antes disso tudo acontecer.

1ª dica: entenda que esse momento é passageiro. Tenha em mente que a sua prova pode ter sido adiada, ou então a publicação do edital daquele concurso que você tanto almeja pode ter sido suspensa, contudo, esses certames não foram cancelados, não deixarão de acontecer. Esteja convicto de que apenas haverá um “atraso” na data esperada, mas, em breve, as provas acontecerão, e é preciso que você esteja preparado para quando esse momento chegar.

2ª dica: desligue-se dos noticiários. Passar o dia todo se alimentando de notícias – a maioria delas, ruins ­– não agregará em nada na sua vida de concurseiro, tampouco na sua vida pessoal.

3ª dica: identifique os seus “inimigos”. Conheça as suas dificuldades, mapeie nesse momento quais são os principais fatores que estão te impedido de retomar os estudos. Pode ser algum familiar seu que esteja atrapalhado ou o seu emocional que esteja comprometido, mas identifique cada um deles. Você só conseguirá vencer essa etapa se conhecer o que tem te impedido de prosseguir.

4ª dica: assuma o controle da sua mente. Não se deixe ser influenciado por noticiários, não deixe que as dúvidas te paralisem. Saiba que você está no controle da sua vida e, nesse momento, deve controlar todo tipo de pensamento negativo, ansiedade ou nervosismo. Tais sentimentos só servirão para te estagnar.

5ª dica: estime uma data para a sua prova. Se esta foi adiada ou a publicação do edital não ocorreu ainda, mesmo assim, estime uma possível data para a sua prova – pode ser daqui a três meses, ou seis meses, por exemplo. Isso vai te ajudar a entender que o seu tempo é finito até o certame, ou seja, embora ele não vá ocorrer nesse primeiro momento, ocorrerá mais à frente. Cada dia que você deixa de estudar é um dia a menos de estudo para o seu concurso.

A partir do momento que você estipular uma data, monte um novo planejamento de estudos como se a prova fosse de fato ocorrer naquela data. Desse modo, você não ficará desestimulado a estudar, pois saberá que a hora está chegando e você precisa avançar no conteúdo.

6ª dica: crie uma nova rotina. Aceite que os seus dias atuais não são mais os mesmos dos de dois meses atrás. Por isso, não insista em querer estudar exatamente como fazia naqueles dias. Entenda a sua nova realidade e as suas novas ferramentas e, dentro dessa nova rotina, trace um novo plano.

Você deve levar em consideração quanto tempo tem disponível agora e qual é o seu local disponível para estudar. De repente, com tantas pessoas em casa, pode ser muito mais produtivo destinar horas para estudar pela madrugada, pois não haverá barulho e seu estudo seguirá com mais qualidade. Mesmo assim, identifique como seu rendimento será melhor: se estendendo o estudo do período noturno até a madrugada ou se dormindo mais cedo e acordando pela madrugada para estudar.

7ª dica: estabeleça metas. Você ganhou um tempo extra para estudar e, com isso, deve criar novos objetivos. Crie novas metas de estudo, novas cargas horárias a serem batidas, nova quantidade de questões a serem feitas e também metas de índice de acertos a serem atingidos.

8ª dica: pare de gastar energia com o que não está ao seu alcance. Não adianta focar em problemas que não competem a você resolver. Concentre-se apenas naquilo que pode ser resolvido por você e hoje. O amanhã já lhe trará novas circunstâncias, novos problemas, mas tenha em mente: você só vive um dia de cada vez. Todos os dias, ao acordar, pense: “O que eu posso fazer hoje para atingir o meu objetivo?”.

9ª dica: imagine como você estará quando estiver faltando um mês para a prova. Não adianta eu tentar te convencer da importância de seguir em frente, de não desistir; talvez seja necessário você se colocar dentro da sua própria pele e ver o quanto vale ter mais uma semana ou um mês para estudar. Por isso eu peço que você imagine sua situação quando estiver faltando pouco tempo para a prova.

Sempre há conteúdos pendentes de serem revisados ou estudados, e a gente faria de tudo para ter mais alguns dias para estudar; hoje você os tem, então aproveite todo o tempo disponível, saía da inércia, pois, lá na frente, esse tempo parado vai te fazer muita falta.

10ª dica: o que fez você começar? Durante essa caminhada, lembre-se sempre do que fez você decidir estudar para concursos públicos. Recorde-se da sua motivação inicial, porque o que te fez começar é o que não vai te deixar desistir. Nos dias difíceis, volte sua mente para aquele dia em que tudo começou, relembre do seu objetivo principal e do que você almeja alcançar com sua nomeação.

Com certeza a sua aprovação não é somente uma aprovação – por trás dela, sempre há outros motivos: realização de um sonho profissional, estabilidade, segurança financeira, busca pela casa própria, uma vida melhor para a família ou qualquer que seja sua motivação. Quando você identificar essa motivação final, entenderá qual é o seu verdadeiro propósito.

Espero que você tenha refletido quanto à importância de permanecer firme e de não parar no momento de dificuldade. Leia e releia cada uma das dicas, tenho certeza de que muitas delas se aplicam à sua realidade, então coloque-as em prática e boa sorte nas provas que virão! Estamos juntos, conte sempre conosco!

Avatar


03 de abril4 min. de leitura