Como se preparar para um concurso público?

Avatar


10 de outubro2 min. de leitura

Como se preparar para um concurso público? Essa é a grande dúvida de quem decide trabalhar para o Estado. Existem três caminhos que se pode seguir:

1 – Estudar sozinho;

2 – Contratar um Coach;

3 – Fazer um curso de Mentoria.

Seja qual for a sua escolha, haverá vantagens e desvantagens. Vou apresentar, neste artigo, as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Não é possível esgotar o assunto, pois são muitos detalhes a serem abordados. Porém, com o que vou apresentar, você já terá subsídios suficientes para tomar sua decisão.

Quanto a estudar sozinho, a principal vantagem, em um primeiro momento, é o custo, pois acredita-se que não será necessário ter esse tipo de gasto. Essa economia, porém, é mitigada a partir do momento em que se gasta muito até encontrar bons materiais e professores, sem mencionar a perda de tempo e energia.  Por isso, caso a pessoa disponha de dinheiro e muito tempo, pode procurar aprender sozinha. Entretanto, ela tem que ter consciência dos percalços que irá enfrentar até encontrar o caminho certo a se seguir. Eu mesmo me preparei sozinho para os concursos para os quais fui aprovado. Passei para agente da PF depois de uns 5 meses de estudo. Para o Banco Central, para o cargo de analista, já tinha uma bagagem de um ano de estudos para o TCU. Enquanto que, para a cereja do meu bolo, o TCU, levei por volta de 4 anos até passar.

As vantagens de se fazer um curso de Mentoria ou contratar um Coach são muito próximas. Em ambos, você aprenderá a se planejar, encontrar sua motivação, seu foco, aprender técnicas para se tornar disciplinado, organizado, a ter constância nos estudos, entre outras vantagens. Entretanto, o Coach trará tudo mastigado para você, enquanto, na Mentoria, tudo lhe será ensinado e você terá que colocar a mão na massa. Ou seja, nesta, você colocará em prática as lições aprendidas e, naquele, o coach fará parte do trabalho por você. Por isso, o tempo de aprovação com um Coach tende a ser menor que em uma Mentoria.

A princípio, a desvantagem, nesses dois casos, é o valor empregado. O que acaba sendo compensado pelo menor tempo para ser aprovado e pela economia feita em relação a gastos com materiais e cursos inúteis.

Para finalizar, deixo um alerta: tomem muito cuidado com o que estão oferecendo no mercado como serviços de coaching. Parece que a aprovação em um concurso público transforma a pessoa também em um coach, mas não é bem assim. Para se tornar um coach, a pessoa tem que passar por um treinamento e realizar provas para habilitá-la a exercer o ofício. Claro que a experiência do coach no ramo que se deseja melhorar a performance ajuda, mas não se pode considerar somente isso. Já ouvi cada história de pessoas sendo muito mal treinadas… Ainda há aqueles que não têm formação nenhuma em coaching e nunca foram aprovados em NENHUM concurso! What? Sim! Existem esses picaretas por aí. Isso é uma pena, pois acaba denegrindo o trabalho dos bons profissionais e desmerecendo a atividade. Assim, busque quem já tenha feito algum treinamento em coaching ou tenha alguma certificação. Não tomem por base somente as suas aprovações em concursos públicos. Eu mesmo já fiz diversos cursos na área e leio muito sobre o assunto. É um mundo apaixonante. Em outro artigo, falarei mais sobre o assunto.

Por isso, não tente inventar a roda. Não se inscreva diretamente em um cursinho. Busque orientação, seja com um Coach, seja em uma Mentoria, em livros ou mesmo em vídeos no youtube. Hoje em dia, com a quantidade de informações que temos ao nosso alcance, não temos desculpas para não saber por onde começar. Com o nível em que os concursos estão hoje em dia, qualquer detalhe faz uma grande diferença.  O tempo que vai levar até você se tornar um funcionário do Estado depende diretamente da decisão que tomar hoje. Assim, tome a decisão correta, aprenda a se preparar e vá atrás da sua aprovação.


Rodrigo Lima

Auditor do TCU. Aprovado em 3 concursos: Analista do BACEN, Agente da Polícia Federal e Auditor do TCU. 


Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/coaching-para-concursos” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


10 de outubro2 min. de leitura