Comunicação organizacional: o que é? Veja!

Veja a importância da comunicação organizacional e quais são os principais tipos

Por
2 min. de leitura

A comunicação organizacional é um conjunto de técnicas que visam o diálogo entre instituições. colaboradores, mercado, fornecedores e outros interessados e relacionados a um mesmo negócio. Tudo isso com o foco em fortalecer e entregar uma boa imagem institucional, com valores positivos fortes e sempre prezando pela transparência.

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!

Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:

O que é comunicação organizacional?

A comunicação organizacional é um conjunto de técnicas e ferramentas que busquem fortalecer a imagem institucional de uma organização. Essa área busca criar uma imagem positiva para o mercado, clientes, colaboradores, investidores e demais interessados.

Ou seja, quando vemos uma organização e já sabemos os sentimentos e características que remetem aquela instituição, isso significa que sua comunicação organizacional é bem desenvolvida. São atividades que envolvem relações públicas, clima e cultura organizacional, comunicação administrativa, entre outras.

Quando surgiu a comunicação organizacional?

A comunicação organizacional surge durante a Revolução Industrial, no sexulo 18. O objetivo ali era manter os trabalhadores unidos na reivindicação de seus direitos, bem como informá-los sobre rotinas de trabalho. Com o tempo isso foi se aperfeiçoando e se transformando até o modelo como conhecemos hoje.

Qual o conceito de comunicação organizacional?

Segundo a filósofa Karina Kunsch:

O processo comunicativo que ocorre no âmbito organizacional onde se realizam as relações entre o sistema macro (estrutura social) e o sistema micro (organização) é condicionado a uma série de fatores ou variáveis. Esses fatores podem ser representados, por exemplo, pelos contextos sociais, políticos e econômicos, pelas culturas, visões de mundo dos integrantes em confluência com a cultura organizacional vigente, onde são compartilhados comportamentos e universos cognitivos diferentes

Quais são os 5 objetivos da comunicação organizacional?

Os 5 objetivos da comunicação organizacional são:

  • Transparência;
  • Objetividade;
  • Clareza;
  • Valores positivos;
  • Engajamento e Integração.

Comunicação organizacional o que faz?

Algumas funções da comunicação organizacional são:

  • Integração com a cultura organizacional, incluindo sua missão, visão e valores;
  • Harmonização de expectativas;
  • Coesão dos esforços;
  • Conscientização sobre a função de cada colaborador;
  • Reforço da cultura corporativa;
  • Desmistificação de rumores e informações falsas;
  • Incentivo a comportamentos positivos e benéficos para a organização;
  • Produção de resultados financeiros favoráveis;
  • Maior engajamento.

Quais são as 4 formas de comunicação organizacional?

As 4 formas de comunicação organizacional são:

  • Institucional: aqui o objetivo é compartilhar questões relacionadas a identidade da empresa como um todo e para todos colaboradores, clientes, investidores e demais;
  • Mercadológica: o foco aqui é em informações de valor para o mercado, desenvolvimento e estratégia de negócio;
  • Administrativa: aqui referem-se mensagens operacionais;
  • Interna: mensagens que sejam relacionadas a pessoas que estejam dentro da empresa, especialmente colaboradores.

Quais são as barreiras da comunicação organizacional?

Os principais desafios da comunicação organizacional são:

  • Excessos de reuniões;
  • Falta de atenção na troca de informações;
  • Falta de clareza na comunicação;
  • Definição dos canais de comunicação.

Qual a diferença entre comunicação empresarial e organizacional?

A diferença entre comunicação organizacional e empresarial está na sua abrangência. Enquanto a comunicação organizacional visa um campo mais amplo relacionado a imagem de uma empresa, a comunicação empresarial é mais específica e envolve a troca de informações entre negócios.

Qual a importância da comunicação organizacional?

Em suma, como podemos ver, a comunicação organizacional é fundamental para a construção e fortalecimento de uma imagem positiva de um negócio. Ou seja, o foco aqui é trabalhar a forma como o negócio se comunica e como é vista entre clientes, colaboradores, fornecedores e outros envolvidos com a instituição;

Desse modo, a comunicação organizacional é fundamental para garantir a transparência, objetividade na comunicação, fortalecimento da marca e também do trabalho em equipe. Tudo isso para potencializar vendas através da imagem positiva e contribuir para uma perspectiva boa para as estratégicas de negócio.

Conheça os cursos de pós-graduação do Gran!

Aqui na Gran Faculdade, os cursos de pós-graduação EAD são especializações 100% online que otimizam também seus estudos para concursos e podem ser concluídos entre 6 e 18 meses.

São mais de 80 opções de cursos de especialização EAD para as áreas de Gestão, Educação, Direito, Policial, Tecnologia e Engenharia. Dessa forma, você estuda em uma instituição reconhecida com nota máxima pelo MEC, com mensalidades que cabem no seu bolso, de acordo com seu tempo e rotina!

Confira nossos cursos, faça sua matrícula e comece hoje mesmo seu curso de pós EAD da Gran Faculdade. Clique na sua área de interesse e encontre a pós-graduação que você deseja fazer com o Gran:

Vem pra Gran Faculdade!

A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas.

Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.

Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Por
2 min. de leitura