Concurso ALEPA: último concurso realizado em 2006! Fique atento!

Avatar


18 de Dezembro de 2020 6 min. de leitura

O último concurso para a Assembleia Legislativa do Pará foi realizado em 2006. Desde então hão houve um novo concurso ALEPA e as expectativas acerca da realização de um novo certame crescem a cada dia.

Veja abaixo o menu com informações sobre o último concurso ALEPA:

Situação Atual

Tendo o seu último concurso realizado no ano de 2006, a Assembleia Legislativa do Pará aguarda a realização de um novo certame nos próximos anos.

Remuneração e benefícios

Os candidatos que realizaram as provas do último concurso da Assembleia Legislativa do Pará, esperavam, caso aprovados e nomeados, receber remunerações que variavam entre R$300,00 e R$583,34.

Cargos e vagas

O concurso ALEPA de 2006 ofertou vagas para os seguintes cargos:

Nível Fundamental

Cargo: Agente de Serviços Gerais 
Vagas: 38
Principais atribuições: Preparar e servir café; servir água e refrigerantes; lavar xícaras, copos e cinzeiros; manter limpo e em perfeitas condições de higiene os móveis e utensílios de copa e cozinha; lavar, varrer, encerar e arrumar salas, corredores e demais dependências;

Cargo: Telefonista
Vagas: 05
Principais atribuições: Efetuar, receber e transmitir chamadas telefônicas internas, externas e interurbanas; anotar e transmitir recados telefônicos internos e externos, operando em troncos e ramais; verificar os defeitos nos ramais e mesa, providenciando o devido reparo; controlar e auxiliar as ligações de telefone automático; manter registro de ligações em formulário próprio para efeito de elaboração de mapa mensal.

Cargo: Auxiliar de Plenário
Vagas: 23
Principais atribuições: Receber e distribuir correspondências, ofícios e outros documentos interna e externamente; atender o telefone e anotar recados; atender público, servir café, água e refrigerante; colocar correspondência nas caixas postais; embalar, acondicionar e despachar material e documentos de divulgação e outro qualquer quando designado; fazer recados e mandados internos e externos; realizar outras tarefas correlatas.

Nível Médio

Cargo: Auxiliar Legislativo
Vagas: 06
Principais atribuições:  Atender ao Presidente, membros da Mesa Diretora e membros das Comissões, no que lhe for determinado; receber, expedir e arquivar documentos, discursos e pronunciamentos de parlamentares e correspondências; providenciar a duplicação de textos de discursos e outros documentos, lidos nas seções da Assembléia Legislativa e nas reuniões das Comissões, para encaminhamento aos setores interessados.

Cargo: Digitador
Vagas: 20
Principais atribuições: O cargo de Digitador PL.NM-065, tem por atribuição analisar e preparar os documentos para digitação; manter a seqüência e o controle dos documentos; acionar os equipamentos preparando-os para a entrada de dados; digitar informações alfanuméricas de acordo com os dados fornecidos; verificar a precisão do material digitado; zelar pela conservação dos equipamentos, mantendo-os limpos e em ordem; executar outras tarefas correlatas.

Cargo: Documentador de Plenário
Vagas: 04
Principais atribuições: Corrigir documentos lidos em plenário para inclusão nos anais que não são taquigrafados; coletar e documentar blocos remetidos pela taquigrafia; permanecer no plenário durante as reuniões; executar outras tarefas correlatas.

Cargo: Redator de Plenário
Vagas: 09
Principais atribuições: Realizar pronunciamentos parlamentares; registrar todos os fatos ocorridos em reunião plenária e o sumário das ocorrências; lavrar atas das Comissões Temporárias; ordenar, datilografar e resumir a redação observado os dados técnicos e as regras gramaticais; fazer cobertura de debates, palestras, simpósios e conferências de interesse do Poder Legislativo; conferir a publicação das Atas do Diário Oficial; permanecer em plenário durante o tempo de duração das reuniões; executar outras atividades correlatas.

Cargo: Revisor de Plenário
Vagas: 05
Principais atribuições: Revisar os textos resultantes das sessões legislativas, após tradução pela taquigrafia; proceder à correção ortográfica ao alinhamento dentro do Regimento e censura de termos e expressões que possam comprometer os costumes. Executar outras tarefas correlatas.

Cargo: Técnico em Enfermagem
Vagas: 01
Principais atribuições: Controlar o atendimento médico; coletar e registrar informações para abertura e controle de prontuários e fichas médicas; preencher formulários para comunicação de doenças e fazer o registro em livro próprio; controlar e verificar temperatura corpórea, pulso e pressão arterial, peso e estatura; aplicar injeções e fazer pequenos curativos e imobilizações.

Nível Superior

Cargo: Analista de Sistema
Vagas: 06
Principais atribuições: Realizar estudos e levantamento de sistema, analisando o fluxo de informações, documentos e relatórios, para elaboração de diagnósticos; dirigir o projeto de novos sistemas ou de melhoria dos sistemas atuais; avaliar o processo dos projetos em andamento; avaliar a performance dos sistemas e tomar as medidas corretivas necessárias; organizar e atualizar a programação da análise de sistemas em andamento e as que serão iniciadas.

Cargo: Auditor
Vagas: 03
Principais atribuições: Realizar os serviços de auditoria contábil e analítica, direta ou indireta, preventiva e corretiva, de acordo com as normas estabelecidas pelo próprio setor; elaborar normas sobre as atividades de auditoria contábil, financeira e administrativa; realizar análise de demonstrativos de execução orçamentária; analisar e apurar processos envolvendo registros irregulares de atos e fatos contábeis e administrativos; observar e fazer cumprir os regulamentos e as instruções normativas, bem como a atualização dos documentos oficiais.

Cargo: Biblioteconomista 
Vagas: 02
Principais atribuições: Planejar sistemas de bibliotecas, centros ou serviços de documentação e de informação; promover intercâmbio e colaboração técnica com bibliotecas, centros culturais e demais entidades afins; zelar, recuperar, catalogar e controlar documentos diversos; manter atualizadas as assinaturas de revistas, periódicos e diários oficiais.

Cargo: Contador
Vagas: 02
Principais atribuições: Supervisionar e controlar os lançamentos em livros contábeis, fiscais e outros necessários; supervisionar e controlar pagamentos, recebimentos, saldos e movimentação de contas bancárias; manter atualizado o controle financeiro de contratos e convênios.

Cargo: Contador
Vagas: 02
Principais atribuições: Supervisionar e controlar os lançamentos em livros contábeis, fiscais e outros necessários; supervisionar e controlar pagamentos, recebimentos, saldos e movimentação de contas bancárias; manter atualizado o controle financeiro de contratos e convênios.

Cargo: Enfermeiro 
Vagas: 01
Principais atribuições: Auxiliar nas pequenas intervenções cirúrgicas; fazer curativos; aplicar injeções; auxiliar o médico na assistência aos acidentados no trabalho e aos portadores de doenças contraídas em decorrência de atividades profissionais; participar da elaboração e execução de programas de medicina preventiva e do trabalho.

Cargo: Fonoaudiólogo
Vagas: 01
Principais atribuições: Prestar atendimento e assistência fonoaudiológica aos deputados e funcionários, especialmente em trabalhos de empostação ou recuperação vocal;prestar assistência nas patologias de afasia, deficiência auditiva, deglutição atípica.

Cargo: Jornalista
Vagas: 05
Principais atribuições: Organizar entrevistas coletivas e individuais; fazer contato com a imprensa escrita, falada, televisionada e outros veículos de comunicação; redigir, datilografar e revisar textos; editar boletins, jornais e outras publicações internas e externas; acompanhar o processo de  revelação e cópias de filmes.

Cargo: Médico 
Vagas: 03
Principais atribuições: Realizar exames pré-admissionais; prestar atendimento médico ambulatorial; elaborar e executar programas de medicina preventiva e do trabalho; prestar assistência ao acidentado no trabalho e ao portador de doenças contraídas em decorrência de atividades profissionais; realizar pequenas cirurgias ambulatoriais.

Cargo: Odontólogo 
Vagas: 01
Principais atribuições: Diagnosticar casos individuais e determinar o respectivo tratamento; fazer pequenas cirurgias buco-facial e odontológica profilática; realizar extrações, restaurações, radiografias e curativos; assentar blocos e jaquetas; aplicar fluorização e realizar tartarotomia.

Cargo: Programador
Vagas: 06
Principais atribuições:  Fazer as estimativas de tempo e gastos de programação; programar a ordem de prioridade dos projetos; rever os programas efetuados; avaliar a performance operacional dos programas; projetar o sistema de programação; analisar as especificações do sistema de programação.

Cargo: Psicólogo
Vagas: 01
Principais atribuições: Realizar psicodiagnósticos para fins de ingresso, readaptação e avaliação das condições pessoais do servidor; orientar e coordenar estudos e pesquisas na área do comportamento humano; aplicar testes individuais e coletivos com vistas à orientação e seleção profissional e ajustamento ao trabalho.

Cargo: Taquígrafo
Vagas: 16
Principais atribuições: Fazer o registro taquigráfico, inclusive em idioma estrangeiro, dos debates e pronunciamentos das seções de Plenário e reuniões de Comissões, e por determinação superior de outras reuniões que envolvam assuntos relacionados com as atividades legislativas; traduzir as notas taquigráficas de forma ortográfica correta, sem prejuízo do estilo e do pensamento do orador e aparteante.

Carreira

Requisitos

Os candidatos inscritos no concurso ALEPA precisavam, além dos requisitos específicos para cada um dos cargos, observar outras exigências para poderem ser empossados. São estes:

  • Nacionalidade brasileira ou equiparada;
  • Gozo dos direitos políticos;
  • Quitação com as obrigações militares e eleitorais;
  • Nível de escolaridade exigido para o preenchimento do cargo e respectiva qualificação profissional, conforme estabelecido no subitem 1.3. deste Edital;
  • Idade mínima de 18 (dezoito) anos;
  • Aptidão em inspeção de saúde através de laudo expedido por serviço médico da Assembléia Legislativa do Estado do Pará, objetivando verificar se as características físicas e psicológicas do classificado são compatíveis com o cargo;
  • Registro profissional junto ao órgão competente, quando for o caso;
  • Tempo de serviço público estadual declarado no ato da inscrição;
  • Laudo médico atestatório de portador de necessidades especiais que tenha sido declarada na ficha de inscrição.

Último concurso

Etapas

O concurso da Assembleia Legislativa do Pará foi divido em três etapas: uma prova objetiva, aplicada para todos os candidatos e com caráter eliminatório e classificatório, uma prova prática, aplicada para os candidatos aos cargos de digitador, redator de plenário e taquígrafo, e, por último, uma etapa de avaliação de títulos para os interessados aos cargos de nível superior que acertaram mais de 60% da prova objetiva e se classificaram dentro das vagas.

Prova objetiva

Disciplinas

A preparação dos candidatos para o concurso ALEPA precisou contar com o estudo das seguintes disciplinas:

  • Cargos de nível fundamental
    Língua Portuguesa
    Matemática
    Noções de Direito Constitucional
    Noções de Direito Administrativo
    Legislação da Assembléia Legislativa do Estado do Pará
  • Cargo de nível médio
    Língua Portuguesa
    Matemática
    Noções de Direito Constitucional
    Noções de Direito Administrativo
    Legislação da Assembléia Legislativa do Estado do Pará
  • Cargo de nível superior
    Língua Portuguesa
    Noções de Direito Constitucional
    Noções de Direito Administrativo
    Legislação da Assembléia Legislativa do Estado do Pará
    Conhecimentos específicos

Estrutura da prova

As provas foram aplicadas na cidade de Belém, no dia 21 de maio de 2016. Os candidatos realizaram a prova constituída por questões de múltipla escolha, com 05 alternativas em cada questão, dentre as quais apenas uma é a correta.

Prova prática

Para os candidatos aos cargos digitador, redator de plenário e taquígrafo, as provas práticas foram aplicadas no dia 11 de junho de 2006 para os candidatos classificados nas provas objetivas até 5 vezes o número de vagas ofertadas.

Avaliação de Títulos

Os candidatos do concursos da Assembleia Legislativa do Pará que fizeram provas almejando os cargos de nível superior e que foram classificados em até 5 vezes o número de vagas estipuladas no edital, passaram pela etapa de avaliação de títulos.

Curso Gratuito Imparável 2020

Você é imparável? Tem o desejo de vencer todas as dificuldades e realizar seus sonhos ? Possui disciplina e dedicação para estudar e alcançar seus objetivos? Se sim, então este curso é para você!

A nossa equipe de especialistas em concursos públicos organizou um material focado nas principais disciplinas e conteúdos cobrados nos concursos de todo o país! O melhor de tudo isso é que estamos disponibilizando de forma gratuita todo esse conteúdo! Então você não tem motivos para deixar essa oportunidade passar. A sua aprovação só depende de você e estamos aqui para te ajudar nessa jornada! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2020!

Conte com o Gran Cursos Online para conquistar seus objetivos e realizar seus sonhos! Venha fazer parte do preparatório para concursos públicos que muda vidas!

Clique AQUI e comece a mudar de vida!

 

Resumo do concurso ALEPA

Concurso Concurso Assembleia Legislativa do Pará (Concurso ALEPA)
Banca organizadora a definir
Cargos a definir
Escolaridade a definir
Carreiras Administrativa
Lotação Belém, PA.
Número de vagas a definir
Remuneração a definir
Situação ESPERADO
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do último edital do concurso ALEPA

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

Comece a estudar no Gran Cursos

Depoimentos relacionados

Para Elcidio S, a conquista do cargo público sempre foi bem mais do que apenas um objetivo: era um sonho…

Estudando de 3 a 4 horas por dia antes do edital e dedicando todo o seu tempo após a publicação…

Diante de uma reprovação, muitas pessoas desistem. Esse não foi o caso de Fernando Henrique M. que mesmo após 12…

Natural de Goiânia, Gustavo Rodrigues escolheu a carreira pública por dificuldade em encontrar um emprego bom na área privada. Com…

“É incrível e emocionante, dá um frio na barriga, o coração dispara, e a ficha demora a cair. Faltam palavras…

Quando Henrique Passamani Tamanini decidiu que conquistaria o cargo público, nenhum obstáculo foi forte o suficiente para desmotivá-lo. Chegando a…

Rafaela Pereira sempre esteve inserida no mundo do serviço público. Dentro de casa, a mãe, o pai e o padrasto…

Natural de Palmas/ TO, Reydner Mamud Pereira Alves começou a sonhar com o cargo público desde o seu ingresso na…

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *