Concurso ALEPA ofertou 147 vagas; validade encerrada. Veja

Concurso ALEPA aconteceu há mais de 15 anos. Saiba aqui todos os detalhes do edital publicado

Avatar


26 de junho6 min. de leitura

O concurso ALEPA para a Assembleia Legislativa do Pará foi realizado em 2006 e já está com a validade encerrada. Na época foram ofertadas mais de 140 vagas.

Devido ao tempo, a equipe do Gran está em contato com a Casa para saber se há possibilidade de abertura de nova seleção nos próximos anos.

Veja abaixo o menu com informações sobre o concurso ALEPA:

Ser aprovado é questão de treino: Legislativa com Fernando Mesquita

Concurso ALEPA: cargos e vagas

As oportunidades ainda serão definidas.

Concurso ALEPA: carreira

Veja abaixo as atribuições por ocupação.

Nível Fundamental

Cargo: Agente de Serviços Gerais 
Principais atribuições: Preparar e servir café; servir água e refrigerantes; lavar xícaras, copos e cinzeiros; manter limpo e em perfeitas condições de higiene os móveis e utensílios de copa e cozinha; lavar, varrer, encerar e arrumar salas, corredores e demais dependências;

Cargo: Telefonista
Principais atribuições: Efetuar, receber e transmitir chamadas telefônicas internas, externas e interurbanas; anotar e transmitir recados telefônicos internos e externos, operando em troncos e ramais; verificar os defeitos nos ramais e mesa, providenciando o devido reparo; controlar e auxiliar as ligações de telefone automático; manter registro de ligações em formulário próprio para efeito de elaboração de mapa mensal.

Cargo: Auxiliar de Plenário
Principais atribuições: Receber e distribuir correspondências, ofícios e outros documentos interna e externamente; atender o telefone e anotar recados; atender público, servir café, água e refrigerante; colocar correspondência nas caixas postais; embalar, acondicionar e despachar material e documentos de divulgação e outro qualquer quando designado; fazer recados e mandados internos e externos; realizar outras tarefas correlatas.

Nível Médio

Cargo: Auxiliar Legislativo
Principais atribuições:  Atender ao Presidente, membros da Mesa Diretora e membros das Comissões, no que lhe for determinado; receber, expedir e arquivar documentos, discursos e pronunciamentos de parlamentares e correspondências; providenciar a duplicação de textos de discursos e outros documentos, lidos nas seções da Assembléia Legislativa e nas reuniões das Comissões, para encaminhamento aos setores interessados.

Cargo: Digitador
Principais atribuições: O cargo de Digitador PL.NM-065, tem por atribuição analisar e preparar os documentos para digitação; manter a seqüência e o controle dos documentos; acionar os equipamentos preparando-os para a entrada de dados; digitar informações alfanuméricas de acordo com os dados fornecidos; verificar a precisão do material digitado; zelar pela conservação dos equipamentos, mantendo-os limpos e em ordem; executar outras tarefas correlatas.

Cargo: Documentador de Plenário
Principais atribuições: Corrigir documentos lidos em plenário para inclusão nos anais que não são taquigrafados; coletar e documentar blocos remetidos pela taquigrafia; permanecer no plenário durante as reuniões; executar outras tarefas correlatas.

Cargo: Redator de Plenário
Principais atribuições: Realizar pronunciamentos parlamentares; registrar todos os fatos ocorridos em reunião plenária e o sumário das ocorrências; lavrar atas das Comissões Temporárias; ordenar, datilografar e resumir a redação observado os dados técnicos e as regras gramaticais; fazer cobertura de debates, palestras, simpósios e conferências de interesse do Poder Legislativo; conferir a publicação das Atas do Diário Oficial; permanecer em plenário durante o tempo de duração das reuniões; executar outras atividades correlatas.

Cargo: Revisor de Plenário
Principais atribuições: Revisar os textos resultantes das sessões legislativas, após tradução pela taquigrafia; proceder à correção ortográfica ao alinhamento dentro do Regimento e censura de termos e expressões que possam comprometer os costumes. Executar outras tarefas correlatas.

Cargo: Técnico em Enfermagem
Principais atribuições: Controlar o atendimento médico; coletar e registrar informações para abertura e controle de prontuários e fichas médicas; preencher formulários para comunicação de doenças e fazer o registro em livro próprio; controlar e verificar temperatura corpórea, pulso e pressão arterial, peso e estatura; aplicar injeções e fazer pequenos curativos e imobilizações.

Nível Superior

Cargo: Analista de Sistema
Principais atribuições: Realizar estudos e levantamento de sistema, analisando o fluxo de informações, documentos e relatórios, para elaboração de diagnósticos; dirigir o projeto de novos sistemas ou de melhoria dos sistemas atuais; avaliar o processo dos projetos em andamento; avaliar a performance dos sistemas e tomar as medidas corretivas necessárias; organizar e atualizar a programação da análise de sistemas em andamento e as que serão iniciadas.

Cargo: Auditor
Principais atribuições: Realizar os serviços de auditoria contábil e analítica, direta ou indireta, preventiva e corretiva, de acordo com as normas estabelecidas pelo próprio setor; elaborar normas sobre as atividades de auditoria contábil, financeira e administrativa; realizar análise de demonstrativos de execução orçamentária; analisar e apurar processos envolvendo registros irregulares de atos e fatos contábeis e administrativos; observar e fazer cumprir os regulamentos e as instruções normativas, bem como a atualização dos documentos oficiais.

Cargo: Biblioteconomista 
Principais atribuições: Planejar sistemas de bibliotecas, centros ou serviços de documentação e de informação; promover intercâmbio e colaboração técnica com bibliotecas, centros culturais e demais entidades afins; zelar, recuperar, catalogar e controlar documentos diversos; manter atualizadas as assinaturas de revistas, periódicos e diários oficiais.

Cargo: Contador
Principais atribuições: Supervisionar e controlar os lançamentos em livros contábeis, fiscais e outros necessários; supervisionar e controlar pagamentos, recebimentos, saldos e movimentação de contas bancárias; manter atualizado o controle financeiro de contratos e convênios.

Cargo: Contador
Principais atribuições: Supervisionar e controlar os lançamentos em livros contábeis, fiscais e outros necessários; supervisionar e controlar pagamentos, recebimentos, saldos e movimentação de contas bancárias; manter atualizado o controle financeiro de contratos e convênios.

Cargo: Enfermeiro 
Principais atribuições: Auxiliar nas pequenas intervenções cirúrgicas; fazer curativos; aplicar injeções; auxiliar o médico na assistência aos acidentados no trabalho e aos portadores de doenças contraídas em decorrência de atividades profissionais; participar da elaboração e execução de programas de medicina preventiva e do trabalho.

Cargo: Fonoaudiólogo
Principais atribuições: Prestar atendimento e assistência fonoaudiológica aos deputados e funcionários, especialmente em trabalhos de empostação ou recuperação vocal;prestar assistência nas patologias de afasia, deficiência auditiva, deglutição atípica.

Cargo: Jornalista
Principais atribuições: Organizar entrevistas coletivas e individuais; fazer contato com a imprensa escrita, falada, televisionada e outros veículos de comunicação; redigir, datilografar e revisar textos; editar boletins, jornais e outras publicações internas e externas; acompanhar o processo de  revelação e cópias de filmes.

Cargo: Médico 
Principais atribuições: Realizar exames pré-admissionais; prestar atendimento médico ambulatorial; elaborar e executar programas de medicina preventiva e do trabalho; prestar assistência ao acidentado no trabalho e ao portador de doenças contraídas em decorrência de atividades profissionais; realizar pequenas cirurgias ambulatoriais.

Cargo: Odontólogo 
Principais atribuições: Diagnosticar casos individuais e determinar o respectivo tratamento; fazer pequenas cirurgias buco-facial e odontológica profilática; realizar extrações, restaurações, radiografias e curativos; assentar blocos e jaquetas; aplicar fluorização e realizar tartarotomia.

Cargo: Programador
Principais atribuições:  Fazer as estimativas de tempo e gastos de programação; programar a ordem de prioridade dos projetos; rever os programas efetuados; avaliar a performance operacional dos programas; projetar o sistema de programação; analisar as especificações do sistema de programação.

Cargo: Psicólogo
Principais atribuições: Realizar psicodiagnósticos para fins de ingresso, readaptação e avaliação das condições pessoais do servidor; orientar e coordenar estudos e pesquisas na área do comportamento humano; aplicar testes individuais e coletivos com vistas à orientação e seleção profissional e ajustamento ao trabalho.

Cargo: Taquígrafo
Principais atribuições: Fazer o registro taquigráfico, inclusive em idioma estrangeiro, dos debates e pronunciamentos das seções de Plenário e reuniões de Comissões, e por determinação superior de outras reuniões que envolvam assuntos relacionados com as atividades legislativas; traduzir as notas taquigráficas de forma ortográfica correta, sem prejuízo do estilo e do pensamento do orador e aparteante.

Último concurso ALEPA

A seleção teve edital publicado em 2006 com organização da FACDESP/UFPA. Foram ofertadas 147 vagas.

Etapas de provas

O concurso da Assembleia Legislativa do Pará foi divido em três etapas: uma prova objetiva, aplicada para todos os candidatos e com caráter eliminatório e classificatório, uma prova prática, aplicada para os candidatos aos cargos de digitador, redator de plenário e taquígrafo, e, por último, uma etapa de avaliação de títulos para os interessados aos cargos de nível superior que acertaram mais de 60% da prova objetiva e se classificaram dentro das vagas.

Prova objetiva

Veja abaixo as disciplinas ofertadas por escolaridade.

Cargos de nível fundamental

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Legislação da Assembléia Legislativa do Estado do Pará

Cargo de nível médio

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Legislação da Assembléia Legislativa do Estado do Pará

Cargo de nível superior

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Legislação da Assembleia Legislativa do Estado do Pará
  • Conhecimentos específicos

Estrutura da prova

As provas foram aplicadas na cidade de Belém. Os candidatos realizaram a prova constituída por questões de múltipla escolha, com 5 alternativas em cada questão, dentre as quais apenas uma foi a correta.

Prova prática

Para os candidatos aos cargos digitador, redator de plenário e taquígrafo, as provas práticas foram aplicadas no dia 11 de junho de 2006 para os candidatos classificados nas provas objetivas até 5 vezes o número de vagas ofertadas.

Avaliação de Títulos

Os candidatos do concursos da Assembleia Legislativa do Pará que fizeram provas almejando os cargos de nível superior e que foram classificados em até 5 vezes o número de vagas estipuladas no edital, passaram pela etapa de avaliação de títulos.

Notas de corte

A equipe do Gran localizou as notas obtidas por cargo.

Clique aqui e veja o conteúdo na íntegra

Concurso ALEPA: materiais gratuitos

Estude para concursos públicos com os materiais gratuitos do Gran Cursos Online. Acesse nossa página exclusiva e usufrua dos seguintes conteúdos:

  • E-books,
  • Apostilas,
  • Guias de estudos,
  • Editais verticalizados e muito mais!

Com essas ferramentas e conteúdos seus estudos irão render muito mais, concurseiro(a)! 📚

Depoimento de aprovado em concurso legislativo

Inspire-se com a história de vida!

Resumo do concurso

concurso ALEPA Assembleia Legislativa do Pará
Situação atual sem validade
Banca organizadora A definir
Cargos técnico, analista legislativo, consultor e outros
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Legislativa e outras
Lotação Estado do Pará
Número de vagas A definir
Remuneração A definir
Clique aqui para fazer o download do último edital ALEPA 2006

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


26 de junho6 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Sem validade