Administrativa

Concurso ALESC: AUTORIZADA a formação de Comissão Especial!

Concurso ALESC está dentro das principais pautas do órgão

A realização do concurso para  a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (concurso ALESC) está cada vez mais próxima!

O Sindicato dos servidores do órgão, Sindalesc, reivindicaram durante reunião com o presidente da ALESC, Júlio Garcia, diversas demandas urgentes para o quadro de servidores, dentre elas a realização de um novo concurso público.

De acordo com os membros do Sindicato a reunião realizada na última quinta-feira, 11 de julho, terminou com o saldo positivo. Para o reforço do quadro de servidores, o presidente Julio Garcia autorizou a formação de uma comissão especial de trabalho para o levantamento das necessidades de cada setor, quantitativos de vagas e demais estudos necessários a realização do concurso.

A notícia foi compartilhada no site oficial do Sindicato dos servidores e reforça a expectativa de que os trâmites iniciais para a realização do concurso, como formação de Comissão organizadora e escolha da banca responsável, sejam realizados ainda em 2019.

Concurso ALESC: estudos orçamentários iniciados

De acordo com o presidente do órgão, Júlio Garcia, os estudos para a realização do novo certame já foram iniciados. A informação foi repassada por meio das redes sociais do presidente, no dia 03 de junho.

Em contato com a Assessoria do órgão, foi confirmada a autorização para o início dos estudos orçamentários que viabilizam a realização de um novo concurso, porém a data e o prazo tal avaliação orçamentária não foram confirmados.

De acordo com o Sindicato de servidores da ALESC (Sindialesc), no quadro de evolução de funcionários dos últimos 15 anos o número de funcionários efetivo caiu para menos da metade (348), enquanto o de comissionados e terceirizados quase dobrou, somando 1.047.

O concurso é um dos mais aguardados por quem sonha em ingressar na carreira pública.

Em fevereiro deste ano, durante coletiva de imprensa, o Presidente do órgão já havia destacado a necessidade da realização de novas seleções para o quadro efetivo, “acho que o ideal é que você tenha servidores efetivos nos serviços essenciais, conforme preconiza a legislação”, afirmou.

 

Concurso ALESC: remuneração e benefícios

De acordo com o Portal da Transparência da Alesc, em consulta referente ao mês de maio de 2019, a remuneração ofertada ao cargo de Analista Legislativo pode chegar a R$ 14 mil a depender do tempo de exercício; Para o cargo de Técnico Legislativo, os vencimentos ultrapassam os R$ 9 mil.

Além da remuneração básica, os candidatos aprovados no concurso Alesc farão jus a benefícios correspondentes a Auxílio Saúde no valor de R$ 446,80; Auxílio Educação e Gratificação por especialização.

Último concurso ALESC 

O último concurso ALE SC, realizado em 2009, contou com a oferta de 56 vagas para cargos de técnico (nível médio) e analista (nível superior) em diversas especialidades. Para candidatos de nível médio, foram ofertadas vagas nos cargos de:

  • Programador (08);
  • Técnico em Hadware (08);
  • Operador de som (08);
  • Operador de TV;
  • Operador de estúdio e rádio;
  • Técnico Legislativo.

Para candidatos de nível superior foram ofertadas vagas nas especialidades de:

  • Analista de Sistemas (08);
  • Jornalista (07).

Os vencimentos iniciais ofertados eram de R$ 1.198,85 para candidatos aos cargos de nível médio e R$ 2.785,21  para candidatos aos cargos de nível superior, para a jornada de 40 horas semanais. Além disso, os candidatos também teriam direito a auxílio alimentação no valor de R$ 927,00.

Os candidatos foram avaliados por meio de prova escrita e prova de títulos, destinada apenas a candidatos de nível superior. Ao todo, a prova escrita contou com 50 questões, sendo 20 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos.

Concurso ALESC: atribuições

  • Técnico Legislativo:Executar trabalhos de digitação de textos e de planilhas; Elaborar minutas de ofícios, certidões, declarações, sinopses e demais documentos; Redigir atas e efetuar a sua correção; Registrar e organizar os dados necessários à elaboração da folha de pagamento; Executar atividades de controle de entrada e saída de materiais; Registrar e atualizar o tombamento do material permanente; Organizar os processos, anexar documentos e encaminhar para análise e decisão; Executar atividades de apoio administrativo; Auxiliar na recepção de autoridades e visitantes; Registrar os dados relativos aos assentamentos funcionais dos servidores; Organizar e instruir processo de licitação e os cadastros de fornecedores; e Controle.
  • Técnico Legislativo – Operador de Estúdio e Rádio: Gravar e editar áudio digital; Montar programas de rádio em áudio digital, utilizando meio computacional; Operar programas de computador para tratamento de áudio; e Programar as emissões de rádio via Internet.
  • Técnico Legislativo – Operador de TV: Responder pela instalação, controle, manutenção e guarda
    dos equipamentos necessários à captura, gravação, edição e arquivamento de som e imagem da TV; Operar
    equipamentos de edição de imagem e áudio, para a produção e pós-produção de programas de TV e demais
    mídias que utilizam imagens e som; Organizar o material gravado sob sua responsabilidade; e Controlar e manter em perfeito funcionamento o parque de equipamentos disponíveis.
  • Técnico Legislativo – Programador: Criar programas que satisfaçam às necessidades definidas; Prestar manutenção aos programas; Exercer atividades de supervisão e programação de sistemas; Definir e participar na elaboração de sistema de pequeno porte; Analisar a confiabilidade dos trabalhos desenvolvidos; Zelar pela guarda e manutenção dos equipamentos sob sua responsabilidade; e Executar atividades de apoio administrativo.
  • Técnico Legislativo – Técnico em Hardware: Avaliar, montar e configurar microcomputadores; Prover a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos periféricos de informática; Instar software nos microcomputadores da Assembléia Legislativa; Dar suporte técnico e manutenção de cabeamento de redes locais; Orientar usuários na digitação e alimentação de dados dos processos informatizados, em suas áreas e Orientar os usuários acerca da correta utilização dos equipamentos.
  • Analista Legislativo – Jornalista: Redigir notícias e promover a divulgação das atividades desenvolvidas pela Assembléia Legislativa; Organizar e coordenar entrevistas; Fazer divulgar através do órgão de imprensa os trabalhos e atos de interesse da Assembléia Legislativa e dos Deputados; Fazer seleção, revisão e preparo definitivo das 3 matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, rádio, televisão e Internet, assessoria de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público; Apresentar programas de rádio e televisão, ancorar os programas, noticiar fatos, ler textos e entrevistar pessoas; e Assessorar as diretorias, coordenadorias e demais setores.
  • Analista Legislativo – Analista de Sistemas: Desenvolver e manter o sistema de informação e processamento de dados; Elaborar os projetos de sistema de programação; Analisar a qualidade e a confiabilidade dos trabalhos desenvolvidos; Avaliar os resultados de testes e programas; Supervisionar e orientar os setores sobre os sistemas de informação; e Assessorar as diretorias, coordenadorias e demais setores.

Detalhes concurso ALESC:

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