Concurso Banco do Brasil Escriturário: o que estudar? Veja!

Veja como criar um ciclo de estudos pós-edital eficiente para o Concurso Banco do Brasil e quais são as matérias mais cobradas!

Avatar


28/06/2021 | 12:11 Atualizado há 81 dias

O Concurso Banco do Brasil 2021 (concurso BB) oferta um total de 4.480 vagas para o cargo de Escriturário, sendo 2.240 imediatas e 2.240 para formação de cadastro reserva. As oportunidades de ingresso são de nível médio e as provas objetivas e discursivas estão marcadas para o dia 26 de setembro de 2021. Candidatos interessados em se inscrever poderão fazê-lo no período de de 24 de junho a 28 de julho de 2021, pelo endereço eletrônico <https://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=bb0121>.  Acompanhe o artigo para descobrir como se preparar e o que estudar para o Concurso Banco Do Brasil Escriturário 2021!

Saiba TUDO sobre o Concurso Banco do Brasil 2021!

Destaques:

 

Concurso Banco do Brasil Escriturário: estrutura das provas

Prova objetiva

A prova objetiva do Concurso Branco do Brasil Escriturário contará com um total de 70 questões, sendo 25 de conhecimentos básicos e 45 de conhecimentos específicos. A distribuição de itens obedece a tabela abaixo, de acordo com o edital mais recente:

Matéria N° de questões Peso Total de pontos
Vendas e Negociação 15 1,5 22,5 pontos
Conhecimentos de Informática 15 1,5 22,5 pontos
Conhecimentos Bancários 10 1,5 15 pontos
Língua Portuguesa 10 1,5 15 pontos
Língua Inglesa 5 1,0 5 pontos
Matemática 5 1,5 7,5 pontos
Matemática Financeira 5 1,5 7,5 pontos
Atualidades do Mercado Financeiro 5 1,0 5 pontos

Prova discursiva

A prova discursiva do Concurso Banco do Brasil Escriturário será aplicada no mesmo dia das avaliações objetivas, consistirá na criação de um texto de tipo dissertativo-argumentativo e valerá 100 pontos no total.

Saiba como se preparar para a prova discursiva

Concurso Banco do Brasil Escriturário: o que estudar?

O quantitativo e peso de questões objetivas aponta as matérias de Vendas e Negociação e Conhecimentos de Informática como as mais prevalentes. Assim, elas deverão possuir um tempo maior de dedicação em sua rotina de estudos. É importante lembrar não se deve deixar nenhuma matéria de lado, já que para ser aprovado o candidato não deverá zerar nenhuma área de conhecimento e obter um mínimo de 50% de acerto em cada um dos blocos.

Confira abaixo o Ciclo de estudos para o Concurso Banco do Brasil Escriturário formulado pelo professor Fernando Mesquita da equipe Gran Cursos Online:

Concurso Banco do Brasil Escriturário 2021: ciclo de estudos

Concurso Banco do Brasil Escriturário 2021: ciclo de estudos

Neste ciclo, deverão ser estudadas as três primeiras disciplinas, dedicando uma hora para cada e então, meia hora para as 2 restantes. Observe que, além disso, também é importante encontrar um tempo para produção material de revisão, treinar a discursiva e resolver simulados/questões de concurso.  Apesar de prever 4 horas de estudo diárias, o ciclo de estudos é naturalmente flexível e poderá ser adaptado de acordo com cada necessidade.

Saiba mais sobre o Ciclo de estudos! 

Concurso Banco do Brasil Escriturário: perfil da Banca Organizadora

A banca organizadora responsável pelo Concurso Banco do Brasil 2021 Escriturário é a Fundação Cesgranrio. Com um longo histórico de realização de certames que inclui a seleção geral para bancos públicos e o Concurso Petrobrás, é conhecida por apresentar dificuldade mediana, com enunciados curtos e objetivos, mas a possibilidade de investir em pegadinhas.

Outro ponto importante sobre a Fundação Cesgranio é que também é uma banca conhecida por recorrer com frequência ao banco de questões, podendo repeti-las.  Nesse caso, a resolução de questões de concurso se torna ainda mais essencial. Questões envolvendo elementos gráficos como charges, gráficos e tabelas também são comuns.

Veja um exemplo de questão formulada nos moldes da  Fundação Cesgranio:

2021. Fundação CESGRANRIO (Questões inéditas)  – BB – Banco do Brasil S.A. – Escriturário – 25º Simulado

O processo de venda direta, apesar de oneroso, pode ser bastante rentável para as instituições bancárias, desde que articulado e com as etapas bem executadas. Considerando a etapa do fechamento, há

(A). a avaliação das necessidades dos clientes.
(B). a necessidade de superar as ponderações lançadas pelos clientes.
(C). o suporte dado ao cliente quando da utilização do produto.
(D). a oferta de descontos, brindes para favorecer a venda.
(E). a adoção de postura de assimilação das ponderações dos clientes, devolvendo-as de forma reflexiva.

Pelo exemplo é possível perceber que a questão tem abordagem direta, exigindo do candidato a aplicação do conceito de processo de venda. Não há proposição de situação-problema, que é mais rara para essa banca.

Resposta comentada 

Letra d.

Kotler e Keller sugerem seis etapas para uma venda eficaz:
• Prospecção e qualificação: identificação e qualificação dos clientes potenciais;
• Pré-abordagem (alternativa “a”): coleta de informações sobre o potencial cliente e decisão sobre a melhor abordagem;
• Apresentação e demonstração: contato com o potencial cliente e apresentação completa do produto, incluindo suas características, diferenciais e pontos fortes (momento de aplicar a técnica AIDA);
• Superação de objeções (alternativas “b” e “e”): ouvir e entender as necessidades do potencial cliente, com o objetivo de superar as barreiras de resistência;
• Fechamento (alternativa “d”): reconhecer os sinais emitidos pelo cliente e iniciar o fechamento de uma venda;
• Acompanhamento e manutenção (alternativa “c”): são procedimentos necessários para assegurar a satisfação do cliente e a recompra do produto.

*Resposta pelo professor Glauber Marinho da equipe Gran

Concurso Banco do Brasil Escriturário: como ser aprovado?

Um bom processo de preparação para o Concurso Banco do Brasil Escriturário deverá levar em consideração:

  • Estudos diversificados;
  • Treinamento para a avaliação discursiva;
  • Resolução de questões e Simulados;
  • Estruturação e criação de um bom material de revisão;
  • Constância, dedicação e foco!

A resolução de questões é especialmente importante nesse caso, levando em consideração o perfil da banca avaliadora, que é conhecida por repetir questões. Além disso, por meio dessa prática você também poderá avaliar a eficiência das suas rotinas de estudo, considerando percentuais de acerto.

Ademais, se você optar pela resolução de questões comentadas, os benefícios são ainda maiores, já que as explicações associadas aos itens podem te ajudar na produção de bons materiais de revisão.

Para te ajudar com essa etapa da sua preparação, conte com o Gran Cursos Questões! A plataforma já reúne milhares de itens de concurso comentados por professores especialistas, bem como filtros de fácil localização para cada uma das matérias e a possibilidade de gerar um plano de estudos voltado especialmente para a prova objetiva e fixação de conteúdos.

Clique aqui para fazer seu cadastro gratuito na plataforma Gran Cursos Questões! 

Concurso Banco do Brasil Escriturário: preparação em vídeo

Durante o artigo, você pôde conferir um Ciclo de Estudos exclusivo montado pelo professor Fernando Mesquita para otimizar seu processo de aprendizado e absorção de conteúdos. Que tal acompanhar o conteúdo em vídeo, com explicações adicionais? Confira o vídeo abaixo!

Concurso Banco do Brasil Escriturário: resumo

Concurso do Banco do Brasil Banco do Brasil
Situação atual Edital publicado
Banca organizadora Fundação Cesgranrio
Cargos Escriturário
Escolaridade Nível médio
Carreiras Administrativa e T.I
Lotação Nacional
Número de vagas 4.480 (2.240 imediatas e 2.240 CR)
Remuneração iniciais de R$ 3.022,37
Inscrições de 24 de junho a 28 de julho de 2021
Taxa de inscrição de R$ 38
Data da prova objetiva 26 de setembro de 2021
Clique aqui para ver o edital do Banco do Brasil

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
4

4


Tudo que sabemos sobre:

concurso banco do brasil escriturário


Comentários (4)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *