Com coragem e determinação, aluna é 1º lugar no concurso do Banco do Brasil!

Confira a história de Ariane Valdiero, aluna do Gran Cursos aprovada no concurso Banco do Brasil

Avatar


06/07/2021 | 10:34 Atualizado há 55 dias

Funcionária do Banco do Brasil (BB) há um ano e três meses, a concurseira Ariane Silverio é a prova de que com foco e determinação podemos sim conquistar um emprego/cargo público. A concursada é casada, tem um filho e é formada na área de Tecnologia da Informação. Em 2013, quando conquistou, com louvor, a aprovação em 1º lugar no concurso do Banco do Brasil, ela só possuía apenas o nível médio completo, assim como os milhares de candidatos a concursos públicos em todo o país.

De forma radical, Ariane conta que pediu demissão do emprego terceirizado que tinha na ANAC para se dedicar aos concursos. Com as verbas indenizatórias da rescisão, matriculou-se no Gran Cursos e começou a trajetória rumo à aprovação.

“Em 18 outubro de 2013, pedi demissão do meu trabalho para estudar para concursos. Com o dinheiro da minha rescisão, me matriculei no Gran Cursos e comecei a fazer o Módulo Básico para concursos. Apesar de não estar trabalhando, me dividia entre faculdade, marido, filho, cursinho e estudar na biblioteca”.

Aprovada no <strong>concurso Banco do Brasil</strong>!

Aprovada no concurso Banco do Brasil!

Além da aprovação em 1º lugar no concurso do Banco do Brasil, ela também foi aprovada no certame da Caixa Econômica Federal em 39º, no Metrô/DF, onde não compareceu para o TAF (Teste de Aptidão Física), e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Ariane conta que foi convocada para a Caixa, mas teve que abrir mão, pois o novo emprego afetaria sua rotina devido à distância.

Rotina de concurseiro não é fácil, a agora empregada do BB diz que não abriu mão de separar os finais de semana para dedicar-se à família, fator que considera extremamente importante para sua aprovação. “Não deixei de separar um tempo aos finais de semana para ficar com minha família, afinal meu filho só tinha 4 anos. Mas durante a semana pegava pesado: acordava cedo, ia para o Gran Cursos, almoçava e voltava para estudar na biblioteca até às 17h. Alguns dias à noite fazia uma bateria de exercícios, refazia provas de concursos passados e treinava as redações”.

Durante a preparação, sempre existe aquela matéria mais complicada para se lidar. Com a aprovada não foi diferente. Ela conta qual sua estratégia para vencer o percalço.

“Sempre existem algumas matérias que temos mais dificuldade. No meu caso, não sabia nada de conhecimentos bancários. O segredo é organizar seu cronograma deixando mais tempo para esta matéria, fazer muitos exercícios e procurar saber como a banca costuma cobrar o conteúdo”.

Na reta final, especialistas sempre recomendam que os candidatos sempre foquem em resumos, exercícios e releituras, além de descanso, considerado extremamente importante. Ariane conta como foi a sua pré-prova. “Eu utilizava os resumos que fiz para recapitular o conteúdo e fazia muitos exercícios, meu foco era sempre nas matérias de maior peso e nas que tinha mais dificuldade”. Aconselho desacelerar na última semana que antecede a prova, fazer mais exercícios e descansar a mente. Um dia antes, tentar relaxar, ficar em casa, cuidar da alimentação e dormir cedo. Por isso é importante fazer um cronograma e tentar segui-lo à risca, pois assim não bate aquele desespero em relação à matéria que ficou sem estudar.

A aprovada conta a importância do Gran Cursos na sua aprovação. “Foi essencial! Os professores te orientam em relação aos macetes, a forma em que a banca cobra determinado assunto e conseguem sintetizar o conteúdo para que o aprendizado fique mais fácil”.

Como todas as pessoas, pois é inerente do ser humano sistêmico, Ariane passou por dificuldade e esboça as suas.

“O pior inimigo somos nós mesmos. Minha insegurança me afetava muito, se não fosse meu marido para me apoiar e sempre ficar repetindo que eu iria conseguir, acho que não teria sido tão disciplinada. Tudo é difícil: abrir mão da diversão, da família, lutar contra o sono, acreditar que tinha valido a pena deixar meu trabalho para estudar, dar menos tempo ao meu filho, deixar minha casa de “pernas para cima”, os depoimentos negativos, as dificuldades financeiras de ter apenas uma pessoa de sua casa trabalhando… O que não falta são dificuldades, mas ainda bem que consegui!”.

Por fim ela deixa sua mensagem motivacional para todos aqueles que assim como ela desejam ingressar no emprego/cargo público dos sonhos.

“Minha principal mensagem é: Seja disciplinado e persistente!! Não importa se a pessoa só tem tempo para estudar duas horas por dia, o importante é a qualidade do material e do estudo, por isso, é importante conhecer as técnicas de aprendizado e tentar concentrar todo o seu esforço pessoal para se manter motivado. Hoje que sou funcionária pública, posso dizer que todos os sacrifícios serão financeiramente recompensados!”.

Concurso Banco do Brasil tem edital publicado!

O Banco do Brasil está com edital publicado para preenchimento de 4.480 vagas no cargo de Escriturário. Há vagas para todos os estados do país. Confira abaixo os detalhes!

Quer saber tudo sobre o concurso Banco do Brasil? Clique aqui!

Resumo do Edital Banco do Brasil

Concurso do Banco do Brasil Banco do Brasil
BANCA ORGANIZADORA FUNDAÇÃO CESGRANRIO
Cargos Escriturário
Escolaridade Nível médio
Carreiras Administrativa e T.I
Lotação Nacional
Número de vagas 4.480 (2.240 imediatas e 2.240 CR)
Remuneração iniciais de R$ 3.022,37
Inscrições de 24 de junho a 28 de julho de 2021
Taxa de inscrição de R$ 38
Data da prova objetiva 26 de setembro de 2021
Clique aqui para ver o edital do Banco do Brasil

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Comentários (21)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *