Concurso Funceme CE previsto no PLOA 2023. Veja!

Concurso Funceme: novo edital previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2023. Saiba todos os detalhes aqui!

Avatar


11 de janeiro6 min. de leitura

Novidade sobre o concurso Funceme! O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o ano de 2023 do estado do Ceará prevê a realização de um novo concurso público para ingresso na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.

No início de julho de 2021 foi divulgada a relação de membros de grupo de trabalho que ficará responsável por estabelecer os quantitativos de vagas do novo edital concurso Funceme que será aberto. As oportunidades serão de nível superior.

Em contato com a assessoria da Fundação, foi informado que serão ofertadas 7 vagas para pesquisador.

Navegue pela matéria e saiba mais sobre o concurso Funceme:

Ser aprovado é questão de treino: Administrativa com Aragonê Fernandes

Concurso Funceme: situação atual

  • EDITAL EM 2022: O Concurso FUNCEME tinha previsão para o primeiro semestre de 2022! A notícia foi divulgada na Live, Funceme 49 anos – O LEGADO E O FUTURO DA CIÊNCIA CEARENSE, pelo atual presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Eduardo Martins (A partir de 55min10s).
  • GRUPO DE TRABALHO FORMADO: 6 de julho de 2021
  • COMISSÃO ORGANIZADORA: 17 de dezembro de 2019

Concurso Funceme: remuneração e benefícios

Conheça os vencimentos iniciais e benefícios dos servidores da Funceme:

Pesquisador e Analista de Suporte à Pesquisa
Classe A – Referência Inicial (1) R$3.440,34
Classe D – Referência Final (24) R$ 7.924,58

Os aprovados no concurso Funceme terão direito a gratificação de titulação concedida aos ocupantes dos cargos de Pesquisador e Analista de Suporte à Pesquisa, nos seguintes percentuais:

I – 15% (quinze por cento) para o servidor com especialização;
II – 30% (trinta por cento) para o servidor com mestrado;
III – 60% (sessenta por cento), para o servidor com doutorado.

§1º A Gratificação de que trata o caput do artigo não é cumulativa com outras vantagens pecuniárias que venham a ser concedidas com a mesma finalidade, prevalecendo, no caso, a gratificação com percentual correspondente à de maior titulação.

Concurso Funceme: cargos e vagas

No novo concurso Funceme serão ofertadas sete vagas (previstas) de nível superior mais formação de cadastro de reserva para o cargo de Pesquisador.

A nova seleção irá contemplar cargos e vagas que não foram indicados no edital Funceme 2018.

Concurso Funceme: carreira

Aqueles que forem aprovados e chamados para atuar no órgão serão regidos de acordo com o regime jurídico instituído pela Lei Estadual Nº 9.826 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Ceará), de 14 de maio de 1974, suas alterações e legislação pertinente.

Requisitos

As exigências para ingresso no respectivo cargo do concurso Funceme são apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior (na área que concorrer), expedido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, comprovado por meio da apresentação de original e cópia do respectivo documento e registro no Conselho de Classe específica, quando houver.

Atribuições

O objetivo do cargo de Pesquisador do concurso Funceme é contribuir para o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de ações, projetos e programas de pesquisas, e realização de outras atividades relacionadas diretamente com a missão e o plano de trabalho da Fundação, visando o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidas.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Elaborar, executar, avaliar e coordenar projetos de pesquisas, estudos e diagnósticos, nas áreas de meteorologia, recursos hídricos, agricultura, recursos
ambientais, sociologia e tecnologia da informação, transferindo, desenvolvendo e adaptando tecnologias, produtos e softwares, buscando soluções de elevados níveis de complexidade e
tecnicidade para subsidiar o manejo racional e a gestão de risco do semiárido, colaborando assim, para o desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará e do Nordeste do Brasil.

ATRIBUIÇÕES:

  • Elaborar, planejar, coordenar e desenvolver estudos básicos, pesquisas, previsões, análises, levantamentos, mapeamentos e diagnósticos diversos, necessários ao
    pleno atendimento dos objetivos e metas da instituição, nas áreas geoambiental, recursos hídricos, agricultura, meteorologia, sociologia, tecnologia da informação e monitoramento;
  • Identificar problemas e questões a serem investigados e respondidos pela pesquisa nas áreas de atuação da instituição;
  • Criar estratégias de divulgação e disseminação do conhecimento produzido na instituição;
  • Elaborar, planejar, coordenar e desenvolver programas, projetos softwares, e outros produtos tecnológicos necessários ao pleno atendimento dos objetivos e metas da instituição na área de tecnologia da informação;
  • Analisar processos e emitir pareceres fundamentados técnica e legalmente, relativos às áreas de atuação da instituição, com fins de orientar decisões;
  • Assessorar a direção da instituição na formulação de seus objetivos e metas;
  • Elaborar relatórios, boletins técnicos, artigos científicos, e outros, de modo a contribuir com o aumento da produção científica da instituição.

Sobre a Funceme

A Funceme é uma Fundação pública que existe desde 1974, responsável por estudar a meteorologia e recursos hídricos do Ceará. Os profissionais da instituição realizam planejamento, implementação e desenvolvimento de políticas públicas, e diversos tipos de ações relacionadas ao clima e meio ambiente.

Último concurso Funceme

O último concurso Funceme foi publicado em abril de 2018. O edital ofertou 40 vagas, sendo 35 para o cargo de Pesquisador e cinco para Analista de Suporte à Pesquisa. Todas as oportunidades exigiam Ensino Superior. Foram registrados ao total 3.198 inscritos.

As vagas para Pesquisador foram divididas, na época, em cinco especialidades:

  • Recursos Ambientais (8 vagas),
  • Recursos Hídricos (8 vagas),
  • Meteorologia (13 vagas),
  • Monitoramento (3 vagas) e
  • Informática (3 vagas).

Conforme constou no edital, cada uma destas áreas terão ainda atuações específicas. Já para o cargo de Analista, as oportunidades foram para:

  • Ciências Contábeis (2 vagas) e
  • Administração (3 vagas).

Concurso Funceme: etapas de provas

O processo foi composto de duas fases:

  1. Provas de conhecimentos
    1. objetiva – para os dois cargos e
    2. discursiva/dissertativa – para o cargo de Pesquisador.
  2. Avaliação de títulos

A aplicação das provas foi feita em Fortaleza no dia 05 de agosto de 2018.

Prova objetiva

A prova foi do tipo múltipla escolha com quatro alternativas (A,B,C,D). Foram indicadas 40 questões para os candidatos resolverem.

Prova discursiva

Já a prova discursiva foi composta de duas questões dissertativas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. O valor total dessa avaliação foi de 80,00 pontos com cada uma das questões tendo 40,00 pontos.

Avaliação de títulos

Já a segunda fase constou de avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório para ambos os cargos. Será atribuída nota zero ao candidato que não entregar os títulos no prazo estabelecido ou enviá-los de forma não compatível conforme exigido no edital.

Concurso Funceme: nomeações

No dia 10 de dezembro de 2019, o governo estadual realizou a convocação dos aprovados no concurso anterior que aconteceu em 2018. Foram convocados para a entrega de documento e tomarem posse 33 novos servidores.

Edital de convocação aprovados concurso Funceme

O prazo de validade do concurso é de dois anos contados da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. Vale lembrar que o certame ainda está vigente, por isso novas convocações poderão ocorrer. O resultado final foi publicado na página oficial da banca no dia 25 de outubro de 2018.

NOMEAÇÕES EM 2021

A convocação de aprovados do Concurso Funceme 2018 continuou em 2021.

Foi publicado em 15 de março de 2021, um edital para novas nomeações que prevê o preenchimento de 26 vagas para os cargos de Pesquisador e Analista de Suporte à Pesquisa.

Para tomar posse, os candidatos deverão comparecer  à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, no prazo de até 30 dias  contar da publicação do ato, nos horários das 08h às 12hh e das 13hàs 17h para apresentar a documentação requerida.

Clique aqui para conferir a lista completa de novas nomeações.

Concurso Funceme: materiais gratuitos

Estudo para concursos públicos com os materiais gratuitos do Gran Cursos Online. Acesse a página exclusiva (clique aqui) e confira:

  • E-books,
  • Apostilas,
  • Guias de Estudos,
  • Editais verticalizados e muito mais!

Se prepare com o Gran: Assinatura Ilimitada 8.0

Alô, concurseiros! Os concursos em 2023 vem com tudo e o Gran Cursos Online oferece toda a estrutura necessária para a sua aprovação.
Downloads ilimitados das aulas e dos PDFs, fórum de dúvidas, mapas mentais, acesso a mais de 27.194 cursos, acesso a mais de 28.000 audiolivros e outras ferramentas incríveis continuam disponíveis.
A grande novidade é que a Assinatura Ilimitada 8.0 ganhou um upgrade! Acompanhe:
Programa de Estudos:  funcionalidade Premium do Gran Questões que traz o conteúdo programático do edital verticalizado: ele exibe a lista com todos os assuntos e com todas as disciplinas de cada cargo do edital publicado.
App Mobile 5.0: melhor e mais completa plataforma para concursos públicos e Exame de Ordem do país! Nele, o aluno pode acessar um moderno ambiente de estudos e diversas funcionalidades que vão acelerar a sua aprovação.
Termômetro de relevância: é uma funcionalidade que visa melhorar o desempenho do aluno ao estudar com um curso do Gran. Nessa funcionalidade, consideramos a relevância das disciplinas no edital. Assim, o aluno aumentaria o foco e qualidade nos estudos.
PDF Turbinado: é uma funcionalidade exclusiva para assinantes ilimitados. Trata-se de uma evolução significativa em um dos materiais autossuficientes mais utilizados pelos alunos. Cerca de 20% dos nossos alunos estudam, preferencialmente, por meio dos livros digitais / audiolivros.
Dashboard de performance: Essa funcionalidade irá centralizar as informações do atual monitor de desempenho de curso do Gran Cursos Online, do desempenho geral de questões do Gran Questões e das estatísticas dos ciclos de estudo do Gerenciador de Estudos.
Recomendação de cursos + dá pra conciliar 2.0: ambos terão um incremento na assertividade, ou seja, os modelos de ML ficaram mais inteligentes, a partir do processo de entendimento e estruturação dos dados do sistema de questões, que foram adicionados ao modelo
Acessibilidade: funcionalidades mais usadas da plataforma de estudos em conformidade com as diretrizes de acessibilidade do WCAG v3.0. Player de videoaula, visualizador dos pdfs, player dos audiolivros, resolução de questões e a criação de ciclo de estudos no Gran Gerenciador de Estudos.

VEJA AQUI a Assinatura Ilimitada 8.0

Resumo do Concurso Funceme

Concurso Funceme FUNDAÇÃO CEARENSE DE METEOROLOGIA E RECURSOS HÍDRICOS – Funceme
Situação atual Previsto no PLOA 2023
Banca organizadora A definir
Cargos Pesquisador
Escolaridade Nível superior
Carreiras Administrativo
Lotação Estado do Ceará
Número de vagas 7 vagas
Remuneração de R$3.440,34 a R$ 7.924,58
Clique AQUI e confira o último edital do concurso Funceme CE

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


11 de janeiro6 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

previsto