Concurso Guarda Municipal Sorocaba SP: banca definida!

Avatar


27 de agosto3 min. de leitura

Concurso Guarda Municipal Sorocaba SP: edital será publicado em breve!

Foi definida a banca organizadora do concurso público para a Guarda Civil Municipal de Sorocaba, em São Paulo (Concurso Guarda Municipal Sorocaba SP). Foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo a dispensa de licitação para contratação de empresa organizadora de concurso público. A banca escolhida é a Fundação Vunesp. O edital ainda não foi publicado. Mas com a banca definida, em breve o documento será divulgado.

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:

Último Concurso Guarda Municipal Sorocaba SP

O último certame foi realizado em 2011! Na ocasião, foram ofertadas 10 vagas para Guarda Civil Municipal de 2ª Classe – Feminino 10 e 50 vagas para Guarda Civil Municipal de 2ª Classe – Masculino.

A seleção contou com 4 fases: prova objetiva e teste de aptidão física, avaliação psicológica e exames de saúde.

O pré-requisito para tomar posse no cargo era ter nível fundamental completo, além de altura mínima: 1,59 para mulheres e 1,65 para homens.

Prova Objetiva

A prova objetiva do último certame foi composta por conteúdos de:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Atualidades;
  • Noções de Informática;
  • Legislação.

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

MATEMÁTICA: Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Mínimo múltiplo comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Média aritmética simples. Equação do 1.º grau. Sistema de equações do 1.º grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, teorema de Pitágoras. Raciocínio lógico. Resolução de situaçõesproblema.

ATUALIDADES: Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 2º semestre de 2011, divulgados na mídia local e/ou nacional.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

LEGISLAÇÃO: Constituição Federal (Titulo V, Capitulo III); Lei Federal 10.826/03; Decreto Federal 5.126/04; Portaria Interministerial 2011 – Uso da Força; Lei Orgânica do Município de Sorocaba; Lei Municipal 3.800/91 Estatuto dos Servidores Públicos Municipais; Lei Municipal 2626/87 criação da GCM e suas atualizações; Lei Municipal 4519/95 Organização, Funções, Estrutura e Regime Disciplinar da GCM e suas atualizações; Decreto Municipal 16.598/09 Porte de Arma da GCM; Lei Municipal 8627/08 Proteção integral a criança e adolescente. No que se refere à atualização da legislação indicada, informa-se que deve ser considerada a legislação atualizada, desde que vigente, tendo como base até a data da publicação oficial do Edital.

Teste de Aptidão Física

Durante o teste de aptidão física (TAF), ocorreu a aferição da altura dos candidatos.

O TAF avaliou também exercícios de:

  • Flexo-extensão de cotovelos em apoio de frente;
  • Resistência abdominal;
  • Teste de Agilidade Shutle Run;
  • Corrida de de 50 metros;
  • Corrida de 12 minutos.

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica foi realizada por psicólogo designado pela banca organizadora, que foi responsável por emitir parecer conclusivo dos candidatos aptos para o exercício do cargo.

Exames de saúde

Essa etapa do certame consistiu na entrega de exames laboratoriais, datados de, no máximo, 3 meses da data do exame médico.

Foram exigidos os exames:

  • Hemograma completo e VHS;
  • Glicemia de jejum;
  • Enzimas hepáticas: TGO, TGP, Gama GT;
  • Uréia e creatinina;
  • Ácido úrico e urina. Em caso de alteração no resultado do exame urina Tipo I, entregar também, o exame de urocultura;
  • ECG (eletrocardiograma) com laudo;
  • Raio X de tórax com laudo.

Resumo Concurso Guarda Municipal Sorocaba SP

 

Quer garantir a sua aprovação no Concurso Guarda Municipal Sorocaba SP?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros!

Cursos Online para o Concurso Guarda Municipal Sorocaba SP

Quer ficar por dentro dos concursos abertos e previstos? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

WHATSAPP GCO

Avatar


27 de agosto3 min. de leitura