Concurso MAPA: Confira as últimas dicas sobre a IN 3 antes da prova

Avatar


14 de dezembro3 min. de leitura

IN 3Neste domingo dia 17 de Dezembro a ESAF aplicará a prova para Auditores Fiscais Federais do MAPA, importante nessa prova aluno é você ler novamente a IN 3,  seus objetivos, revisar os métodos de insensibilização e a reações características de um animal submetido a uma insensibilização adequada.

Lembra que falamos dos requisitos aos estabelecimentos quanto a aprovação dos métodos de insensibilização ao SIF, e também o que deve ser monitorado na rotina de abate, principalmente os tempos (insensibilização, sangria, contenção, permanência do tempo no túnel ou canaleta de sangria) .    Lembrar que há exceção, quanto ao abate religioso que pode não utilizar o método de insensibilização, sendo que para as demais formas de abate, há a obrigatoriedade do uso da insensibilização.  E, conforme falamos nas aulas, olhar também os itens relacionados ao abate humanitário que estão previstos no RIISPOA, Portarias 210 e 711.

 

Seguem abaixo as respostas, com os respectivos comentários, quanto a revisão das questões que caíram na última prova da ESAF.

 

SUCESSO NA PROVA E FAÇA O SEU MELHOR!!! TE ENCONTRO NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA!!

 

 

ESAF/ Questão 44- Considerando a Instrução Normativa n 3, de 17 de janeiro de 2000, “Requisitos aplicáveis aos estabelecimentos de abate”, assinale a opção que descreve corretamente um requisito aplicável ao estabelecimento.

a) Os animais que corram o risco de se ferirem mutuamente devido à sua espécie, sexo, idade ou origem devem ser mantidos agrupados (correto é separar esses animais, e assim evitar o risco de ferimento- ex bovinos com chifres e muito estressados- item 3.4 da IN 3).

b) As descargas elétricas, com voltagem estabelecida nas normas técnicas que regulam o abate de diferentes espécies, quando utilizadas serão aplicadas somente no dorso dos animais (correto é aplicar somente nos membros, local menos sensível e naqueles animais que se recusem a andar- item 3.8 da IN 3).

c) Nas espécies que apresentarem acentuada natureza gregária, não deve haver reagrupamento ou mistura dos lotes  animais de diferentes origens (CORRETO).

d) Os animais mantidos nos currais, pocilgas ou apriscos devem ter livre acesso à água limpa e abundante e, se mantidos por mais de 48h (quarenta e oito horas), devem ser alimentados (correto é 24h e não 48h- item 3.9 da IN 3).

e) Os dispositivos produtores de descargas elétricas poderão ser utilizados nos animais que se recusem mover, desde que essas descargas  não durem mais de três segundos (correto é 2 segundos- item 3.8 da IN 3).

 

Resposta correta é a letra C de acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 3, DE 17 DE JANEIRO DE 2000 no item  3.10. Nas espécies que apresentarem acentuada natureza gregária, não deve haver reagrupamento ou mistura de lotes animais de diferentes origens, evitando assim que corram o risco de ferirem-se mutuamente.

 ESAF/ Questão 45- Segundo a Instrução Normativa n 3, de 17 de janeiro de 2000, “ Cabe ao estabelecimento, realizar, pelo menos uma vez ao dia, o monitoramento do processo de insensibilização e sangria. Este monitoramento será realizado, no mínimo através de checagem dos seguintes aspectos. Assim, assinale a opção que descreve corretamente um aspecto a ser checado no processo de insensibilização e sangria.

a)   Velocidade do fluxo de abate, fluxo máximo de corrente e tensão para os animais da mesma espécie e tamanho diferentes (correto é checar o fluxo mínimo de corrente-item 8.1 da IN 3).

b)    Intervalos de tempo entre a contenção e o início da insensibilização e entre a insensibilização e a sangria (CORRETO).

c)    Posição dos eletrodos no caso da insensibilização mecânica (correto é checar a posição dos eletrodos no caso de uso da insensibilização elétrica- item 8.2 da IN 3 ).

d)    Contrações musculares, tônicas e clônicas, antes da insensibilização (correto é após a insensibilização e não antes- item 8.3 da IN 3.

e)    Do coração para identificar o efeito da ação mecânica (correto é realizar a avaliação do cérebro e não do coração- item 8.6 da IN 3).

 

Resposta correta é a letra B  de acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 3, DE 17 DE JANEIRO DE 2000 no item  8.4. Intervalos de tempo entre a contenção e o inicio da insensibilização e entre a insensibilização e a sangria. 


Charli Beatriz Ludtke – Doutora em Medicina Veterinária na área de Inspeção de Produtos de Origem Animal ( Universidade Estadual Paulista- UNESP- Campus Botucatu-SP); Mestre em Ciência e Tecnologia Industrial na área de Ciência dos Alimentos (Universidade Federal de Pelotas- UFPEL-RS); Especialista em Biotecnologia (Universidade Federal de Pelotas- UFPEL- RS); Médica Veterinária (Universidade Federal de Pelotas- UFPEL- RS). Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora Geral de Agregação de Valor (CGAV/SMC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA/Brasília) atuando desde 2014. Ministra aula em cursos de pós-graduação (UFRGS) desde 2010. Possui diversos artigos, capítulos de livros e manuais publicados quanto a bem-estar no manejo de animais de produção eo abate humanitário de aves, bovinos e suínos. Responsável pelo desenvolvimento e coordenação do Programa Nacional de Abate Humanitário- Steps” um projeto de cooperação técnica entre a WSPA, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (DIPOA-MAPA) e as Associações que representam o Agronegócio (ABIEC, ABPA, ABIPECS, ABCS) . Neste projeto desenvolveu todo o material didático (livros e DVDs), capacitou a equipe de supervisores e elaborou os indicadores de monitoramento do Programa, contemplando a formação de mais de 10.000 profissionais de frigoríficos (serviço oficial veterinário, responsáveis pelo garantia de qualidade nas agroindústria e a agropecuária). Gerenciou a área de animais de produção da WSPA-Brasil de agosto de 2006 a janeiro de 2014 com o desenvolvimento de vários projetos na área de Bem-estar Animal e Sustentabilidade.


Detalhes concurso MAPA 2017:

  • Concurso: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Concurso Mapa)
  • Banca organizadora: ESAF
  • Cargos: Fiscal Federal Agropecuário
  • Escolaridade: Nível superior
  • Número de vagas: 300
  • Remuneração: R$ 14 mil
  • Inscrições: Entre 2 e 16 de outubro de 2017
  • Valor da inscrição: R$ 120
  • Data da prova objetiva: 26 de novembro de 2017

[su_button url=”http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=85&data=26/09/2017″ target=”blank” style=”flat” background=”#002aff” size=”7″ icon=”icon: file-pdf-o”]Edital[/su_button]

Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online conforme o novo edital, com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

 

Avatar


14 de dezembro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso mapa