Luana alcançou 1º lugar no cargo de Psicóloga no concurso MP CE

Concurseira organizou seu tempo mesmo trabalhando e cuidado de filha especial. Leia e inspire-se!

Avatar


08 de abril2 min. de leitura

Luana Santos experimenta uma das melhores sensações de um concurseiro. Foi aprovada em 1º lugar no concurso público do Ministério Público do Estado do Ceará para o cargo de Analista Ministerial – Área: Psicologia (concurso MP CE). Ela é natural de Parnaíba, no Estado do Piauí, mas com 1 ano e 3 meses de idade se mudou para Fortaleza (CE), onde reside desde então.

“Ainda estou processando a informação. Comecei a tremer toda e fui contar pra minha família e amigos mais próximos. É uma sensação que só dá pra saber acontecendo. Demora pra você entender que é verdade”, vibra.

É a segunda vez que a concurseira sente o mesmo sentimento de felicidade ao conquistar um cargo no serviço público. Luana já havia sido aprovada e nomeada como Psicóloga no concurso da Infraero (2012), mas pediu exoneração devido à carga horária. “Atualmente, trabalho em uma clínica. Assim atuo em um expediente, estudo em outro e no que sobra preparo meu material de trabalho”, conta.

Ela optou pelo concurso MP CE pela estabilidade e carga horária, pois tem uma filha especial que precisa de acompanhamento. Durante a entrevista, ela menciona que a filha tem transtorno de desenvolvimento.

concurso mp ce - luana santos - aprovada analista ministerial

Luana santos, aprovada no concurso MPCE, ao lado da filha.

Além disso, mora com a mãe a avó, já idosas. “Tinha que me organizar para levá-las aos médicos e para fazer os exames”. Luana acredita que ser bastante organizada e planejada, ajudou a muito. “Acredito que isso tenha feito uma grande diferença”, revela.

“Comecei a estudar novamente para concursos públicos em janeiro de 2019 para qualquer cargo de nível superior. Quando vi que teria vaga para Psicólogo para integrar o quadro efetivo de pessoal MP/CE, não acreditei e voltei meus estudos para a minha área de formação. Então, estudo em geral há 1 ano e 4 meses, mas para esse cargo há mais ou menos 6 meses”.

Luana tem uma rotina mais puxada, pois leva a filha para as terapias e ainda trabalha. “Me dedicava por 4 horas de estudo às segundas, quartas e sextas, 1h30 nas terças e quintas e 4 horas aos sábados e domingos para fazer as revisões e a maior parte das questões”, conta. “Usei também muito os PDFs autossuficientes e fazia meus próprios mapas mentais”.

“Estudei pelo Gran Cursos todas as matérias básicas da prova e à parte o conteúdo específico. As degravações me ajudaram muito por conta do meu tempo e os downloads das aulas me permitiram estudar enquanto levava minhas moças para terapias, médicos e outras atividades”.

Para ela, a planilha de estudos do Gran Cursos Online foi a melhor ferramenta na preparação para o concurso MP CE. “Colocava nela o meu ciclo de estudos já com uma ideia de quais matérias seriam estudadas. Assim, pude acompanhar a evolução da resolução de questões e se eu estava muito atrasada nas matérias, para dar uma acelerada”.

Luana não quer parar por aí, ela pretende continuar os estudos. “Sonho em ser psicóloga da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal”.

A aprovada no concurso MP CE deixa uma mensagem especial para quem está estudando:

“Tenho um lema: fé e disciplina juntas são imbatíveis. Eu acredito que Deus nos dá o lugar no qual vamos plantar e colher bons frutos. Então, fazendo a nossa parte com disciplina e perseverança, apesar do turbilhão de obstáculos, nossa hora chega. Deus não falha com os batalhadores”.

 

 

Quer ler mais histórias inspiradoras?

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

 

 

Avatar


08 de abril2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurso MP CE