Edital PC ES Delegado SAIU! Concurso oferta 40 vagas; CONFIRA!

Edital PC ES Delegado: interessados poderão fazer as inscrição a partir de 08 de julho de 2022. Provas estão previstas para Setembro. Saiba mais!

Avatar


6 de Julho de 2022

O edital do concurso PC ES Delegado está publicado e com cronograma definido! Conforme documento publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira, 06 de julho de 2022, o certame oferta 40 vagas de preenchimento imediato para o cargo de Delegado. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será a banca responsável por executar o concurso Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Os candidatos interessados poderão fazer a inscrição a partir de 08 de julho de 2022, exclusivamente no site da banca organizadora: Cebraspe.

As provas estão previstas para acontecer em setembro.

Veja abaixo o índice com informações sobre o edital do concurso PC ES Delegado:

Panorama dos Concursos 2022: O melhor ano da sua vida

Novos editais estão saindo todos os dias e é só o começo. Confira no Panorama 2022 a previsão com quais são os maiores concursos do país, as vagas disponíveis, as melhores carreiras e as excelentes oportunidades que o mundo dos concursos tem para você e como se preparar para elas! Construa seu futuro desde já!

De 04 a 15 de julho você terá a oportunidade de receber dicas dos nossos especialistas sobre o que e como estudar, e se preparar para conquistar a sua aprovação em 2022.

Preencha o formulário abaixo ou INSCREVA-SE AQUI e garanta a sua participação no MAIOR evento de concursos do Brasil. A participação é 100% gratuita e totalmente online!


Edital PC ES Delegado: análise de edital

Edital PC ES Delegado: situação atual

  • Período de inscrição: 08 a 29 de julho de 2022;
  • Edital publicado: 06 de julho de 2022.

Volte ao topo

Edital PC ES Delegado: remuneração e benefícios

O subsídio ofertado no certam é de R$ 12.413,15.

Volte ao topo

Edital PC ES Delegado: inscrições

As inscrições poderão ser feitas no período de 08 a 29 de julho de 2022, no site do Cebraspe, banca organizadora do certame. Acesse: http://www.cebraspe.org.br/concursos/pc_es_22_delegado.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, o Cebraspe disponibilizará local com acesso à internet, no endereço: CEEMTI Professor Duarte Rabelo – Praça Cristovão Jaques, nº 260 – Santa Helena, Vitória/ES, no período de inscrição estabelecido, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, exceto sábado, domingo e feriado.

A taxa de inscrição está no valor de R$ 113,00. O boleto deverá ser pago até o dia 02 de agosto de 2022.

Isenção da taxa de inscrição

Para solicitar a isenção de taxa de inscrição, os candidatos interessados deverão se enquadrar em uma das opções abaixo:

  • CadÚnico, conforme a Lei Estadual nº 9.652/2011;
  • Doador de medula óssea, conforme a Lei Estadual nº 10.607/2016;
  • Doadores de sangue, conforme a Lei Estadual nº 11.635/2022;
  • Pessoa física que se declara isenta de apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física e que comprove a soma da renda familiar mensal de até dois salários mínimos, conforme a Lei Estadual nº 10.822/2018.
  • Pessoas com deficiência, assim definidas na Lei Federal nº 13.146/2015, conforme a Lei Estadual nº 11.233/2021.

O período para fazer a solicitação é de 08 a 14 de julho de 2022.

Volte ao topo

Edital PC ES Delegado: cargos e vagas

O concurso PC ES Delegado oferta 40 vagas para o cargo de Delego de Polícia com jornada de trabalho de 40 horas semanais, sujeito a plantões ordinários e extraordinários.

Volte ao topo

Edital PC ES Delegado: carreira

  • Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e comprovação de, no mínimo, três anos de prática forense, após a conclusão do curso de Direito, ou de, no mínimo, três anos de atividade policial, em qualquer instituição de segurança pública prevista no art. 144 da Constituição Federal, devidamente comprovada.
  • Atribuições: executar tarefas de polícia administrativa e judiciária, por meio de diligências e investigações para elucidação de infrações penais.

Volte ao topo

Edital PC ES Delegado: conheça as etapas do concurso

Conheça as etapas do Concurso PC ES Delegado, abaixo:

Prova objetiva do Concurso PC ES Delegado

As provas objetivas terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 11 de setembro de 2022.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valerão 80,00 pontos, sendo reprovado nessa etapa e eliminado do concurso público o candidato que obtiver nota inferior a 40,00 pontos nessas provas.

Disciplinas

Confira no quadro abaixo quais serão as disciplinas cobradas no certame:

ETAPA PROVA/TIPO ÁREA DE
CONHECIMENTO
NÚMERO DE
QUESTÕES
CARÁTER
1ª Etapa (P1) Objetiva Conhecimento gerais 20 Eliminatório e classificatório
(P2) Objetiva Conhecimentos específicos 20
2ª Etapa (P3) Discursiva Direito Constitucional, Direito Penal,
Direito Processual Penal e Legislação Extravagante
3 questões discursivas e
uma questão envolvendo situação problema

Volte ao topo

Estrutura da prova

As questões das provas objetivas serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. Haverá, na folha de respostas, para cada questão, cinco campos de marcação: um campo para cada uma das cinco opções A, B, C, D e E, devendo o candidato preencher o campo correspondente à resposta considerada por ele correta, de acordo com o comando da questão.

Volte ao topo

Prova discursiva

A prova discursiva terá a duração de 3 horas e 30 minutos e será aplicada na data provável de 06 de novembro de 2022.

A prova discursiva valerá um total de 80,00 pontos e consistirá de:

  • 3 questões, a serem respondidas em até 20 linhas para cada questão, com o valor de 15,00 pontos cada, totalizando, 45,00 pontos, a respeito de temas relacionados aos objetos de avaliação e referentes às matérias de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Extravagante;
  • Uma questão envolvendo situação problema, a ser respondida em até 45 linhas, com valor de 35,00 pontos, a respeito de temas relacionados aos objetos de avaliação referentes às matérias de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Extravagante.

Volte ao topo

Teste de Aptidão Física

O exame de aptidão física constará dos quatro testes a seguir, todos de realização obrigatória, independentemente do desempenho dos candidatos em cada um deles:

  • Flexão de braço na barra fixa (sexo masculino) ou estático de barra (sexo feminino);
  • Impulsão horizontal (sexos masculino e feminino);
  • Flexão abdominal (sexos masculino e feminino);
  • Corrida de 12 minutos (sexos masculino e feminino).

Volte ao topo

Exame de Sanidade Física e Mental

O exame de sanidade física e mental compreenderá, além de avaliação médica das condições de saúde (consulta médica) realizada por junta médica designada pelo Cebraspe, o envio de exames laboratoriais e complementares e de laudos médicos decorrentes de avaliações médicas especializadas.

Volte ao topo

Exame Psicotécnico

O exame psicotécnico, de presença obrigatória e de caráter eliminatório, consistirá na aplicação e na avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas, que permitam identificar a compatibilidade de requisitos psicológicos do candidato com as atribuições do cargo.

Volte ao topo

Prova oral

A prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, valerá em seu conjunto 10,00 pontos e versará sobre as matérias de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Extravagante.

Essa etapa terá duração de até 20 minutos, tempo em que o candidato deverá ler e responder às perguntas que lhe forem entregues por escrito, bem como responder às arguições da banca examinadora.

Volte ao topo

Avaliação de Títulos

Serão convocados para a avaliação de títulos, de caráter classificatório, os candidatos aprovados na prova oral.

Somente serão aceitos os títulos abaixo relacionados, expedidos até a data de envio, observados os limites de pontos do quadro abaixo:

TÍTULO VALOR DE
CADA TÍTULO
VALOR MÁXIMO
DOS TÍTULOS
Diploma de curso de pós-graduação em nível de doutorado (título de doutor) em Direito.
Também será aceito certificado/declaração de conclusão de curso de Doutorado, desde
que acompanhado de histórico escolar.
5,0 5,0
Diploma de curso de pós-graduação em nível de mestrado (título de mestre) em Direito.
Também será aceito certificado/declaração de conclusão de curso de Mestrado, desde
que acompanhado de histórico escolar.
3,0 3,0
Certificado de curso de pós-graduação em nível de especialização, com carga horária mínima
de 360 h/a, em Direito. Também será aceita a declaração de conclusão de pós-graduação em
nível de especialização, desde que acompanhada de histórico escolar.
2,0 2,0
Exercício profissional em cargo de natureza policial, conforme o art. 144 da
Constituição Federal
1,00 por ano completo, sem sobreposição de tempo
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS 20,0

Volte ao topo

Comprovação de tempo mínimo de prática forense ou de atividade policial

A comprovação do cumprimento do tempo mínimo de prática forense ou em atividade policial, observará o disposto na Instrução de Serviço nº 430, de 5 de novembro de 2018, da Policia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES).

Vale destacar que é vedada, para efeito de comprovação de prática forense, a contagem do estágio acadêmico ou qualquer outra atividade anterior à obtenção do grau de bacharel em Direito.

Volte ao topo

Sindicância de Vida Pregressa

Serão convocados o preenchimento da Ficha de Informações Confidenciais (FIC), para fins de investigação social, os candidatos aprovados na prova oral e não eliminados na comprovação do cumprimento do tempo mínimo de prática forense ou em atividade policial.

Volte ao topo

Curso de Formação

O curso de formação profissional (CFP), de caráter eliminatório, será de responsabilidade da PCES.

Durante a realização do curso de formação profissional, os candidatos perceberão, a título de bolsa de estudo e estágio, o valor equivalente a 50% do menor subsídio da tabela de referência do cargo de Delegado de Polícia. Com base no atual subsídio (R$ 12.413,15), o valor da bolsa será de R$ 6.206,57, conforme anexo II da Lei Complementar Estadual nº 942/2020.

Volte ao topo

Último concurso PC ES Delegado

O último concurso para o cargo de Delegado da PC ES aconteceu em 2013. A  FUNCAB foi a banca organizadora do certame que ofertou 03 vagas efetivas. Na ocasião, mais de 5 mil pessoas se inscreveram para concorrer a 3 vagas, porém o governo convocou 175 candidatos para posse.

As provas foram aplicadas nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Colatina-ES, Linhares-ES e Região Metropolitana da Grande Vitória-ES e os candidatos foram avaliados de acordo com o conteúdo abaixo:

  • Língua Portuguesa – 10 questões;
  • Direito Constitucional – 10 questões;
  • Direito Administrativo – 05 questões;
  • Direito Penal / Legislação Extravagante – 30 questões;
  • Direito Processual Penal / Legislação Extravagante – 20 questões; e
  • Direito Civil – 05 questões.

Materiais gratuitos

Estude para concursos públicos com os materiais gratuitos do Gran Cursos Online. Acesse nossa página exclusiva e conheça:

  • E-books,
  • Apostilas,
  • Guias de estudos,
  • Editais verticalizados e muito mais!

Volte ao topo

Se prepare com o Gran: Assinatura  Ilimitada 7.0

Alô, concurseiros! Os concursos em 2022 vem com tudo e o Gran Cursos Online oferece toda a estrutura necessária para a sua aprovação.

Downloads ilimitados das aulas e dos PDFs, fórum de dúvidas, mapas mentais, acesso a mais de 27.194 cursos, acesso a mais de 28.000 audiolivros e outras ferramentas incríveis continuam disponíveis.

A grande novidade é que a Assinatura Ilimitada 7.0 ganhou um upgrade! Acompanhe:

  • App Desktop 3.0: plataforma completa e atualizada com acesso a aplicativo para Windows, Mac e Linux;
  • Gran Audiobooks na Web: acesse os audiolivros para todas as carreiras pelo navegador do computador ou do celular;
  • Gran Gerenciador de Estudos na Web: organize sua rotina de estudos e acompanhe o seu desenvolvimento pelo computador ou celular;
  • Gran Cursos Questões 3.0: veja questões comentadas em vídeo pelos professores;
  • Edital em Questão: acompanhe todo o edital com exercícios específicos e separados por níveis (iniciante, intermediário e avançado);
  • Ferramenta “Dá pra conciliar?”: estude para mais de um concurso, analisando a compatibilidade dos conteúdos abordados;
  • Lei em Questão: pratique a lei seca com questões voltadas para cada parte dos dispositivos legais que mais caem nas provas.

Está esperando o que para se tornar um Gran Aluno e garantir a sua aprovação em 2022?

Veja AQUI a Assinatura Ilimitada 7.0

Volte ao topo

Resumo do Concurso PC ES Delegado

Concurso PC ES Delegado Polícia Civil do Estado do Espírito Santo
Situação Atual Edital publicado
Banca organizadora Cebraspe
Cargos Delegado de Polícia
Escolaridade Nível Superior
Carreiras Jurídicas
Lotação Espírito Santo
Número de vagas 40 vagas
Remuneração de R$ 12.413,15
Inscrições 08 a 29 de julho de 2022
Taxa de inscrição R$ 113,00
Data da prova objetiva 11 de setembro de 2022
Clique aqui para ver o edital do concurso PC ES Delegado

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


6 de Julho de 2022

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado