Concurso PGM Guarujá SP: comissão formada! CONFIRA!

No mês passado, Prefeitura também definiu banca organizadora

Avatar


21 de Novembro de 2019

Atenção, concurseiros! 

Está formada a comissão organizadora do novo concurso da Procuradoria Geral do Município de Guarujá, (Concurso PGM Guarujá), no estado de São Paulo. Dando mais um passo para preencher 3 vagas (e formação de cadastro reserva) no cargo de Procurador Jurídico Municipal, a Prefeitura publicou a informação no Diário Oficial da cidade, por meio do Decreto 13.379/2019. 

 

 

 

Concurso PGM Guarujá: atribuições da comissão

São atribuições da comissão formada: 

  • Estabelecer todos os contatos necessários com as Secretarias envolvidas e a decorrente eventual intermediação, caso seja necessária a contratação de entidade para este fim;
  • Providenciar as condições de realização do concurso, nos limites contratuais estabelecidos;
  • Receber, analisar, dar seguimento e aprovar toda a documentação referente ao planejamento e execução do certame: edital, lista de candidatos inscritos, listas de inscrições deferidas e indeferidas, editais de convocação de candidatos, editais de resultados parciais ou finais, recursos respondidos e demais documentos;
  • Acompanhar os trabalhos em desenvolvimento no Posto de Recebimento das Inscrições, durante o período destinado para esta finalidade, convalidando os atos decorrentes das inscrições realizadas;
  • Fiscalizar a aplicação das provas nos locais onde elas forem realizadas; 
  • Coordenar, junto à Secretaria envolvida no concurso, os trabalhos de elaboração do edital, em especial os relativos à determinação dos conteúdos programáticos das provas; 
  • Responsabilizar-se pela verificação, aprovação e encaminhamento de toda a documentação destinada à publicação no Diário Oficial do Município de Guarujá;
  • Submeter à aprovação do Chefe do Poder Executivo Municipal os relatórios de acompanhamento das atividades do Concurso Público, em especial, o relatório de suporte à homologação parcial ou total do concurso; 
  • Receber, analisar e manifestar-se sobre os recursos eventualmente interpostos;
  • Elaborar atas de reuniões e relatórios circunstanciados dos trabalhos realizados pela Comissão. 

 

Concurso PGM Guarujá: banca definida

Em outubro, a Prefeitura de Guarujá definiu a Fundação VUNESP como banca responsável pelo concurso.  O colegiado também foi nomeado por um decreto oficial. A instituição deverá coordenar os trabalhos de organização e planejamento do certame. 

 

Concurso PGM Guarujá:  estilo da banca

 

As provas da Vunesp são de múltipla escolha, com 5 alternativas. É comum o enunciado solicitar que o candidato marque a resposta correta ou a incorreta entre as opções. Mesmo consideradas mais simples, costumam cobrar praticamente todo o conteúdo programático. São cobrados conteúdos de língua portuguesa, raciocínio lógico, direito e informática. 

  • Língua Portuguesa

A disciplina de Língua Portuguesa costuma ter um número maior de questões que as demais nas provas da Vunesp. Para essa matéria, são exigidos conhecimentos gerais de gramática: concordância verbal e nominal, sinônimos e antônimos e diferentes tipos de textos (narrativos, dissertativos, descritivos).

O foco da prova de Português da banca examinadora Vunesp é a interpretação de textos. É hábito da entidade utilizar charges e quadrinhos para, a partir deles, propor questionamentos sobre temas da atualidade.

  • Matemática e Raciocínio Lógico

Já na prova de Matemática, contrariando o grau de exigência mediano das demais disciplinas, as questões trazem uma complexidade maior.

Os tópicos mais cobrados são: operações com números reais, razão e proporção, porcentagem, regra de três, MMC e MDC, geometria, aritmética, juros simples, sistema de equações, sistema de medidas, tabelas e gráficos. Em Raciocínio Lógico, os conteúdos mais solicitados são: estrutura lógica, diagramas lógicos, sequências e lógica de argumentação.

  • Direito

As provas da disciplina de Direito da banca examinadora Vunesp exigem, em geral, o conhecimento integral da Legislação. 

Em Direito Administrativo, atente aos seguintes temas: licitações, contratos, atos administrativos e regime jurídico único. Em Direito Constitucional, os tópicos mais cobrados são: orçamentos, Seguridade Social, direitos e garantias individuais, direitos sociais e processos legislativos.

  • Informática

Na prova de Informática é cobrado pacote Office, navegadores, sistemas operacionais e segurança. Vale lembrar que, de acordo com o concurso e o órgão solicitante, a Vunesp pode, ainda, incluir questões de História, Geografia e Atualidades. 

Concursos realizados pela Vunesp

Além do vestibular da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a Vunesp é costumeiramente responsável pelos concursos da Polícia Militar de SP, Polícia Civil de SP, Ministério Público do Estado de SP, Detran, por exemplo.

A instituição é também uma das organizadoras da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ao lado da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e da Cesgranrio.

 

Resumo Concurso PGM Guarujá

Concurso Procuradoria Geral do Município de Guarujá (Concurso PGM Guarujá)
Banca organizadora VUNESP
Cargos Procurador Jurídico
Escolaridade nível superior
Carreira jurídica
Lotação Guarujá SP
Número de vagas 3 vagas +CR
Remuneração a definir
Inscrições a definir
Data da prova a definir
Clique aqui e confira o último edital

 

 

Avatar


21 de Novembro de 2019