Concurso PM PI: ANUNCIADO! Déficit de mais de 5 mil vagas!

Deixe seu like:

Avatar


20/05/2019 | 15:12Atualizado há 1765 dias

Um novo concurso PM PI está previsto para ser realizado ainda em 2019

 

Novo concurso PM PI em 2019!

Novo concurso para Polícia Militar do Piauí (concurso PM PI) espera aprovação do Governo! Ano passado, o comandante geral da PM PI, o coronel Lindomar Castilho, anunciou que será realizado um novo concurso para a corporação  em 2019. A informação foi dada no quadro Jogo do Poder, do programa Agora, da Rede Meio Norte.

O concurso está previsto para ser anunciado pelo governador Wellington Dias, após a posse dos novos secretários e da aprovação da reforma administrativa do estado pela Assembleia Legislativa. O comandante ainda adiantou que não serão convocados novos candidatos do último certame: “Já chamamos 80 classificados e serão somente esses”. Nesse caso, será lançado um novo edital para compor o quadro da corporação.

Ainda no programa, o comandante Castilho afirmou que 500 policiais vão sair dos órgãos da administração estadual e vão para as ruas para reforçar a segurança e contou, “Nós tivemos uma audiência pública no TCE muito proveitosa, imaginamos que em 2019 teremos um acréscimo desse pessoal retornando para os quartéis. Hoje nós temos 765 policiais nos órgãos, a ideia é ficar pouco mais de 250, a conversa está bem adiantada, cada chefe de poder entendeu exatamente essa necessidade e nós estamos confiantes”.

A ideia é que esses policiais sejam realocados nos batalhões e que militares da reserva que ainda tenham condições de trabalhar sejam lotados nos órgãos. O governo vai receber na próxima semana a minuta contendo a proposta de remanejamento dos policiais. A iniciativa partiu do Tribunal de Contas do estado, que realizou uma audiência para falar da necessidade de policiais nas ruas.

Concurso PM PI: Lei N°5.552/2006

Segundo a Lei Ordinária Nº 5.552 de 23/03/2006 e alterada pela Lei Complementar N° 168 de 19/05/2011, estabelece-se um efetivo fixo para a PM PI de 11.366 policiais militares, distribuídos em postos e graduações.

Concurso PM PI: Lei complementar N° 168 de 19/05/2011

Concurso PM PI: Lei complementar N° 168 de 19/05/2011 que altera o número de efetivo fixo da PM PI para mais de 11 mil policiais

 

Segundo a assessoria da corporação, hoje a PM PI tem um efetivo de aproximadamente 6 mil funcionários, ou seja, cerca de 5 mil postos estão em aberto na corporação, o que pede urgência para a criação de um edital para o órgão.

Último concurso PM PI soldado

Em 2017, foi publicado um edital para o cargo de soldado com 400 vagas, sendo 10% para candidatas do sexo feminino. O certame foi organizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (NUPECE).

O concurso contou com prova escrita objetiva, exames de saúde, teste de aptidão física, teste psicológico e investigação social. A prova escrita objetiva foi realizada conforme detalhes abaixo.

Tabela com a prova detalhada do concurso PM PI.

Quadro de provas último concurso PM PI soldado

 

Para ingresso no cargo de soldado da PM PI é necessário possuir ensino médio completo, além de idade entre 18 e 30 anos, no período de inscrições. A remuneração inicial para o cargo na época era de R$ 3,1 mil.

O soldado tem como atribuições: planejar, organizar, comandar, controlar e executar as ações e operações policiais militares, materializando a atividade-fim da Polícia Militar, ou seja, o policiamento ostensivo fardado exercido para preservação da ordem pública, através do emprego preventivo e/ou repressivo, objetivando proteger a incolumidade física das pessoas e os bens públicos e/ou privados contra qualquer ato delituoso.

As vagas na época foram distribuídas entre as cidades de Parnaíba, Piripiri, Floriano, Picos, Corrente, Avelino Lopes, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Oeiras e Bom Jesus.

Detalhes concurso PM PI:

  • Concurso: Polícia Militar do Piauí (concurso PM PI)
  • Banca organizadora: a definir
  • Cargo: a definir
  • Escolaridade: a definir
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Situação: a definir
  • Previsão p/ publicação do edital: a definir
  • Link do último edital

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2018: confira aqui os certames previstos ainda para este ano!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para o próximo ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/pm-pi-policia-militar-do-estado-do-piaui” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Deixe seu like:

Avatar


Equipe do Gran Cursos Online


Tudo que sabemos sobre:

Concurso PM PI Edital PM PI