Inspire-se com a história de João Vogado! O seu sonho era ser PM e ele conseguiu realizá-lo

“Tenha certeza de onde você quer chegar. Porque você quer passar no concurso para o qual está estudando”

Avatar


29 de maio2 min. de leitura

O sonho de João Vogado sempre foi ser Policial Militar. Movido pelo seu sonho, ele estudou para o concurso da PMDF por um ano e conquistou a aprovação para o cargo de Soldado Combatente na colocação 74º.

O aprovado relata que durante a preparação para o certame ele estudava em média 7 horas líquidas por dia e frequentava as aulas da faculdade à noite. Quando estava de férias da faculdade, os estudos duravam 10 horas líquidas por dia. E logo que o edital foi publicado, João manteve a intensa rotina de estudos, pois acreditava que já estava em um ritmo bom.

Além da faculdade e dos estudos para concurso, João praticava musculação e corrida após as aulas da faculdade. De acordo com ele, foram necessários muito foco e muita disciplina, pois a rotina era árdua.

O aprovado conta que não sabe ao certo quanto tempo se dedicou aos estudos das matérias específicas do concurso, mas o seu aplicativo registrou, ao todo, 1728 horas líquidas de estudos. Ele acredita que pelo menos 1200 horas foram direcionadas para as matérias específicas.

“Eu usava um aplicativo chamado ‘Aprovado’ para registrar a quantidade de horas líquidas de estudo. Fiz uma consultoria, que foi fundamental na minha aprovação. Minha principal base foi revisão das matérias que já tinha estudado e feito resumos”, relata.

João Vogado pretende continuar estudando para o concurso de Oficial da PMDF e conta como o Gran Cursos Online o ajudou a conquistar a aprovação.

“A plataforma online é bem organizada em relação a tudo, divisão de matérias, conteúdos. Os professores eram bem qualificados e a facilidade de acesso, em qualquer lugar com internet. Todos esses fatores contribuíram muito para a minha aprovação”.

Perguntamos para o aprovado quais dicas de estudos ele poderia deixar para os concurseiros que ainda estão em busca da aprovação, e ele respondeu:

“Contabilize suas horas líquidas diárias de estudo. Muitas vezes, achamos que estudamos 10 horas, por exemplo, mas não contamos os intervalos, mexidas no celular, entre outras distrações; e, quando você presta atenção, percebe que estudou apenas 7 ou 6 horas, se não menos. Foque muito em revisões. Não adianta fechar o edital e não se lembrar de nada. Eu foquei muito em revisões, não fechei o edital, e fiz mais de 85% da prova. Tenha muito foco e disciplina”.

As dicas do João merecem ser lidas e ouvidas. Olha como ele se sentiu quando viu o nome dele na lista de aprovados.

“Gratidão. Me enchi de gratidão a Deus por ter me sustentando durante essa longa jornada. Também uma sensação de alívio, por saber que todo o meu esforço não foi em vão e muita alegria. Achei que choraria na hora, mas só sabia agradecer a Deus”.

E agora ele traz palavras de conselhos para todos que estão estudando para concursos.

“Tenha certeza de onde você quer chegar. Por que você quer passar no concurso para o qual você está estudando? É seu sonho? É por dinheiro? Aconselho a não ir pelo segundo caminho. Passamos, em média, 1/3 do nosso dia no trabalho. Escolha algo que te faça bem e que te motive a acordar todos os dias. O dinheiro é importante, mas não é tudo. Deve ser a consequência e não a causa do seu trabalho. O serviço público está repleto de pessoas infelizes e insatisfeitas, pois deixaram seus sonhos de lado e olharam apenas para o contra-cheque. Saiba qual é o seu sonho e direcione todas as suas energias para chegar nele. Persista. Tenha foco e disciplina que a sua hora vai chegar. E não se preocupe com a concorrência! Nem metade dos inscritos no seu concurso realmente irão estudar de verdade. Seu maior concorrente é você mesmo. Domine-se e vai dar tudo certo. A dor é passageira, mas a glória é eterna!”

 

Quer ler mais histórias inspiradoras? 

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

Avatar


29 de maio2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurso PMDF