“Usava todo tempo disponível”, destaca aprovado no concurso PRF

Charliston Alves realizou o sonho de tornar-se o primeiro servidor público da família. Leia a história e inspire-se!

Avatar


17 de junho2 min. de leitura

Charliston-Alves_ concurso PRF 960x960Charliston Alves usou a plataforma do Gran Cursos Online e foi aprovado no concurso PRF – Polícia Rodoviária Federal mesmo com rotina de trabalho de 8 horas diárias e realizando ainda pós-graduação. Ele foi nomeado no cargo em dezembro de 2019 e atua desde então na corporação.

“Acordava às 4 horas da manhã, estudava 2 matérias antes de ir trabalhar. Na hora do almoço, respondia questões durante 50 minutos aproximadamente, sempre que podia. Depois do trabalho, estudava o máximo que aguentava. Assim que dividia os estudos durante o dia inteiro e sentia a evolução para o concurso PRF”, conta.

Trajetória de estudos

Ele trabalhou por pouco tempo na iniciativa privada até tomar a decisão de iniciar os estudos para certames públicos. “Nesse período, tinha um chefe que não deixava eu sair no horário normal pois ele sabia que eu estava fazendo cursinho. Sempre na hora do fim do expediente, ele mandava eu fazer alguma tarefa para não poder ir para a aula. Então percebi que aquilo poderia se estender naquele ou em outros trabalhos por um bom tempo. Comecei a nutrir a ideia de que aquilo não era para mim. Frequentava aulas para concursos. Mas não sabia bem o que fazer e como fazer. Por orientação de uma ex-namorada, quase que uma obrigação na verdade, fui convencido a fazer concursos no ano de 2009”, conta.

Charliston prestou algumas provas, mas não obteve sucesso. Porém, após seis meses de estudos intensos foi aprovado no concurso PM PE Soldado.

“Naquela época era o sonho da minha vida. Eu seria o primeiro servidor público da minha família, foi a publicação de Diário Oficial que mais fiquei feliz de ver. Naquele momento eu percebi que podia mudar de vida”.

Posteriormente, ele continuou os estudos e alcançou mais conquistas. Foi aprovado também no IBGE para atuar no Censo 2010 e para Agente Penitenciário do Estado de Pernambuco. “Então tomei posse para a Agepen e passei 2 anos e 2 meses no cargo. Importante citar que em 2012, fiquei em 4° lugar para Técnico Previdenciário do INSS. Nomearam 3 pessoas para a cidade que eu fiz e essa foi uma das maiores frustrações que tive na minha vida dos concursos”, relata.

Em 2013, ele também passou no concurso de assistente administrativo do IFPE e na mesma época foi convocado para a 2° turma do CFP da PC CE para o cargo de Inspetor da Polícia Civil. “Fui fazer essa prova só para incentivar meu amigo Márcio que também estava estudando. Fomos convocados para o CFP, ele foi e eu optei pelo IFPE”, conta.

Concurso PRF

Em 2015, ele começou a estudar especificamente para o concurso PRF. Então foram quase 4 anos de estudo. “Fiz algumas provas, classifiquei em algumas e reprovei em outras. Mas continuei firme. Então, até chegar ao cargo da PRF foram uns 10 anos”, detalha.

O aprovado no concurso PRF deixa a seguinte mensagem otimista para os concursandos:

“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.”

– Theodore Roosevelt (concurso PRF)

 

Quer ler mais histórias inspiradoras?

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

Avatar


17 de junho2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso prf