Brasileira naturalizada, Tatyana Kovaleva foi aprovada no TRF 1

Natural da Rússia, Tatyana Kovaleva mora no Brasil há mais de 10 anos. Naturalizou-se, iniciou os estudos para concursos públicos e foi aprovada no TRF 1

Avatar


05 de junho1 min. de leitura

Os concursos públicos são uma excelente opção para os brasileiros natos e naturalizados. Tatyana Kovaleva Modesto, natural de Novossibirsk, na Rússia, sabe bem disso. No Brasil há mais de 10 anos, ela superou obstáculos na língua e conseguiu a 2ª colocação como técnica de taquigrafia do TRF-1 e o 10º lugar no cargo de técnico administrativo da Terracap.

Casada com um brasiliense, Tatyana veio ao Brasil sem falar português. “Tive ótimas professores, que me ajudaram muito no caminho de aprendizagem de uma nova língua, tão diferente da minha”, conta. Com uma base da língua, começou a trabalhar como tradutora, fez uma segunda graduação, em Letras-Língua Portuguesa. “Depois disso, tentei a sorte nos concursos”.

Tatyana conta que viu os concursos públicos como uma boa opção profissional. “Estudo desde 2015. Comecei com duas, três horas diárias. Até chegar a uma rotina de até oito horas. No primeiro ano, consegui me classificar no concurso da Telebrás, em 28º lugar. E isso me deu motivação para continuar”, revela.

A aluna do Gran Cursos Online já estava acostumada com as plataformas de ensino à distância. Sua segunda graduação foi justamente nesse método. “A principal vantagem dessas modalidades é a flexibilidade. Com o planejamento certo, consegue-se encaixar tudo e ainda sobre tempo para lazer e vida social. O importante é ter foco, disciplina e identificar as prioridades”, revela Tatyana.

Utilizando a plataforma do Gran desde o início, a aluna viu diversas vantagens que a ajudaram na aprovação nos dois certames. “O Gran foi essencial para a minha aprovação. O formato de vídeo-aulas deu muito certo para mim, pois permitiu adquirir o máximo de conhecimento em um espaço relativamente curto de tempo. Sempre anoto os principais pontos abordados por professores e depois reviso antes da prova”, explicou.

Por fim, Tatyana revela que o que mais lhe ajudou na aprovação do concurso do TRF 1 foi a sequência nos estudos. “O mais importante é a continuidade nos estudos. Você pode estudar só uma hora por dia, mas tem que fazer isso todos os dias, sem exceções. Outro ponto é achar o método que permite a maior absorção do conteúdo. A revisão também é muito importante”, complementa.

Lembre-se: o Gran Cursos Online possui a assinatura ilimitada, o que permite que você estude com os melhores professores e a um preço justo! Você não vai deixar de conferir, né? E se você ainda está em dúvida, leia outras histórias de alunos aprovados com o Gran Cursos Online.

Avatar


05 de junho1 min. de leitura